As 10 melhores cidades brasileiras para visitar no inverno, segundo o Ministério do Turismo

Belezas naturais que são realçadas no inverno; culinária característica para estações frias e eventos específicos para celebrar o frio são alguns dos fatores levados em conta na elaboração de um ranking sobre as melhores cidades brasileiras para visitar na estação que começa em junho e vai até setembro.

A seleção, realizada pelo Ministério do Turismo, tem como objetivo mostrar que o Brasil pode ser, também, um destino de frio. Confira as escolhas:

1) Campos do Jordão, São Paulo

Campos do Jordão também é conhecida pelas fábricas de chocolate. Foto: Wikipedia Commons.

A cidade, localizada a 172 km de São Paulo, tem uma arquitetura que lembra cidades europeias e, nesta época do ano, recebe diversos eventos que movimentam o turismo da região. Um deles é o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão, o maior de música clássica do país, que acontece entre os dias 1 a 30 de julho, com mais de 80 concertos.

2) Curitiba, Paraná

O Jardim Botânico é uma das atrações de belezas naturais de Curitiba. Foto: Wikipedia Commons.O destaque do Ministério do Turismo à capital paranaense é a beleza natural da cidade, especialmente o Jardim Botânico. Inaugurado em 1991, o local foi pensado com base nos jardins franceses e um tapete de flores na entrada indica o caminho do espaço. A estufa, localizada no local, abriga espécies botânicas da Floresta Atlântica.

3) Gramado, Rio Grande do Sul

Foto: Prefeitura Municipal de Gramado.

Quem visitar Gramado no inverno pode se deparar com a presença da neve, o que não é comum no país. Para se esquentar, a cidade é conhecida pela gastronomia ‘invernal’, com fondue, vinho, chocolate caseiro e diversos cafés coloniais. A cidade tem até um espaço temático de chocolate, o Reino do Chocolate.

4) Canela, Rio Grande do Sul

Em Canela, o turista pode conhecer o parque temático do Caracol. Foto: Wikipedia Commons.

Próximo de Gramado está Canela, outra cidade brasileira conhecida pelas atrações no inverno. No mês de julho, os turistas podem conferir as atrações da Festa Colonial, que reúne culturas e gastronomias alemãs e italiana dos produtores rurais. Na festa é possível experimentar a comida típica, como assados de carne, massas diferentes, salames, queijos, biscoitos, pães e cucas, entre outros quitutes.

5) Petrópolis, Rio de Janeiro

Foto: Divulgação.Apesar de estar localizada no estado do Rio de Janeiro, Petrópolis é um destino de frio, inclusive desde a chegada da Família Real ao Brasil. Na catedral São Pedro de Alcântara da cidade estão os restos mortais de D. Pedro II, da Imperatriz Tereza Cristina, da Princesa Isabel e de seu marido, o Conde D’Eu. A cidade tem ainda a opção de turismo de natureza, para quem quiser conhecer mais das belezas naturais.

6) Teresópolis, Rio de Janeiro

Teresópolis é um destino de frio e de quem gosta da natureza. Foto: Wikipedia Commons.

Quem gosta de passar frio na natureza, Teresópolis abriga o Pico do Dedo de Deus, de 1.692 metros, que é também o cartão portal da cidade e a entrada principal do Parque Nacional Serra dos Órgãos. Lá há diversas trilhas e a mais famosa delas é a travessia de Teresópolis a Petrópolis, de 42 km, que leva três dias de caminhada.

7) Domingos Martins, Espírito Santo

Domingos Martins possui clima ameno, frio para os padrões brasileiros. Foto: Wikimedia Commons.Em julho, Domingos Martins recebe o Festival de Inverno de Música Erudita e Popular, o maior evento de música clássica do estado. Com temperaturas médias de 12ºC e repleta de nevoeiro, a cidade é um destino perfeito para aproveitar o frio no estado.

8) Santo Antônio do Pinhal, São Paulo

Foto: IG Turismo.Localizada a 1.080 metros de altitude, a cidade mantém temperaturas frias o ano todo. No inverno, a temperatura média chega a 6ºC e é comum a formação de geadas, que embelezam a paisagem da cidade. Do Pico do Agudo, na cidade, é possível apreciar a vista panorâmica da Serra da Mantiqueira. Santo Antônio do Pinhal reúne simplicidade e beleza no inverno.

9) Guaramiranga, Ceará

A cidade está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité. É o menor município do Ceará. Foto: Wikimedia Commons.Sim, mesmo no Ceará é possível encontrar um destino de inverno. A menor cidade do estado, Guaramiranga é também fria e conhecida como a “Suíça cearense”. No inverno, as temperaturas chegam a 12ºC. Uma dica de passeio é conhecer o mosteiro local, onde os cantos gregorianos são tradição, entoadas todas as manhãs.

10) Monte Verde, Minas Gerais

Foto: Destinos Imperdíveis.

O turista que visitar Monte Verde, localizada no alto da serra da Mantiqueira, pode conhecer o orquidário da cidade, a galeria de arte e passear a cavalo pelas ruas. As construções do município tem um estilo alpino, que contribuem para a beleza invernal da cidade.

***
Fonte: Viver Bem da Gazeta do Povo.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.