As cidades de crescimento mais rápido do mundo e quantas pessoas nascem por hora

Em 1960, a única cidade da África subsaariana com uma população de mais de 1 milhão de habitantes era Joanesburgo. Dez anos depois, havia quatro. Em 2010, esse número tinha disparado para 33 cidades.

Em 1960, a única cidade da África subsaariana com uma população de mais de 1 milhão de habitantes era Joanesburgo. Foto: iStock.Em todo o mundo, as áreas urbanas estão em expansão. Estima-se que até 2050, 70% da população mundial viva em áreas urbanas. Quão rápido as cidades estão crescendo? Isso depende da região em questão. Na Europa, 73% das pessoas vivem em áreas urbanas, na América do Sul 83% e América do Norte 82%.

Isso não significa que o ocidente tenha deixado de crescer. Londres e Nova York estão crescendo a uma taxa de 9 e 10 pessoas por hora. Londres no início deste ano atingiu um recorde de 8,6 milhões de habitantes. Nem a África nem a Ásia passaram a marca de 50% ainda, mas isso está mudando rapidamente.

Deli ou Delhi, é a segunda maior e mais importante cidade da Índia, atrás apenas de Mumbai. Foto: Deposit Photos.

Índia e China, duas das nações mais populosas do mundo, estão passando por um rápido desenvolvimento econômico. Em Delhi o crescimento é de 79 pessoas por hora, em Mumbai é de 51. Na China, Shanghai recebe 51 novos cidadãos por hora. 

Há um grande incentivo para que as nações se urbanizem. Em 2012, 33% da população mundial vivia em grandes cidades, representando 55% da produção econômica mundial.

No infografico abaixo, o jornal Inglês The Guardian mostra algumas das cidades que mais crescem no mundo. O gráfico mostra o número de pessoas adicionadas à população de uma cidade a cada hora.

Imagem: Donald Armbrecht.

***
Por Arwen Armbrecht no World Economic Forum (Inglês).

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.