‘As Cidades Invisíveis‘ de Italo Calvino ilustradas pela arquiteta peruana Karina Puente

O livro As Cidades Invisíveis, que imagina conversas fictícias entre o explorador veneziano Marco Polo e o antigo governante mongol Kublai Khan, têm sido instrumentais na formulação de abordagens do discurso urbano e da forma da cidade. De acordo com Puente, “cada ilustração tem um processo conceitual, alguns dos quais levam mais tempo do que outros”. Geralmente “eu pesquiso, penso, e reflito sobre cada cidade por três semanas antes de fazer esboços.” Os desenhos finais e recortes levam cerca de uma semana para produzir.

Em uma entrevista com o Kindle, Puente afirmou como ela considera as cidades “absolutamente incríveis”, ainda mais se forem metrópoles e megalópoles. “Estou interessada em todas elas, minúsculas, enorme, históricas, criativas, problemáticas ou cosmopolitas, cada uma tem algo digno de admirar. Uma das coisas que me interessa profundamente é a poderosa troca de conhecimento que acontece nas cidades e o diverso intercâmbio sociocultural que testemunhamos. Quanto mais agitada é uma cidade, mais interessante para mim, há algo mágico em pessoas que vivem juntas.”

Puente continua: “Eu poderia dizer-lhe como decidi fazer Anastasia, que é parte do capítulo Cidades e Desejo. Anastasia é uma cidade de engano. Calvino fala sobre como você acha que você está feliz vivendo dentro dela, mas você realmente não está.” A cidade no topo é uma cidade feliz, com pipas e ruas elevadas, enquanto lá embaixo há uma cidade mineira, sem luz e onde você tem que trabalhar o dia inteiro e e permanecer preso, neste caso, os sonhos e os desejos são representados no topo e o medo é representado no subsolo.”

Anastasia. Imagem © Karina Puente Frantzen.

“A cidade aparece como um todo onde nenhum desejo se perde e de onde você faz parte, e como ela desfruta de tudo o que você não desfruta, não podes fazer nada senão habitar este desejo e contentar-se. Tal é o poder, às vezes chamado de maligno, às vezes benigno, que Anastasia, a cidade traiçoeira, possui; Se durante oito horas por dia você trabalha como um cortador de ágata, ônix, crisoprase, seu trabalho que dá forma ao desejo toma do desejo sua forma, e você acredita que está desfrutando Anastasia completamente quando você é apenas seu escravo.“ Ítalo Calvino, As cidades invisíveis (Le città invisibili, 1972).

Despina. Imagem © Karina Puente Frantzen.

Dorotea. Imagem © Karina Puente Frantzen.

Diomira. Imagem © Karina Puente Frantzen.

Eufemia. Imagem © Karina Puente Frantzen.

Fedora. Imagem © Karina Puente Frantzen.

Isaura. Imagem © Karina Puente Frantzen.

Isaura (2). Imagem © Karina Puente Frantzen.

 

Isidora. Imagem © Karina Puente Frantzen.

Zirma. Imagem © Karina Puente Frantzen.

Tamara. Imagem © Karina Puente Frantzen.

Zirma. Imagem © Karina Puente Frantzen.

Despina. Imagem © Karina Puente Frantzen.

Zoe. Imagem © Karina Puente Frantzen.

 

Zora. Imagem © Karina Puente Frantzen.

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Por Arch Daily Editorial Team. Tradução de Romullo Baratto.

 

 

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