As cidades que usam tecnologias para facilitar as opções de acessibilidade

Tecnologias aplicadas em muitos destinos facilitam o acesso de pessoas com deficiência visual, auditiva, cognitiva e com mobilidade reduzida. Idosos, gestantes, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção também desfrutam dos destinos e atrativos acessíveis, que proporcionam inesquecíveis experiências de viagem.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da NBR 9050, estabelece critérios para a acessibilidade em edificações, mobiliário e espaços e equipamentos urbanos. O País também conta com diversos destinos turísticos acessíveis.

Confira alguns exemplos:

São Paulo (SP)

A capital paulista conta com mais de 300 atrativos totalmente acessíveis, entre eles o Memorial da América Latina. O Museu do Futebol tem visitas guiadas com áudio-guias para cegos, totens em braile, maquetes táteis, imagens em relevo, piso tátil e acesso para cadeirantes. Para a locomoção vale lembrar que o metrô também é acessível.

Salvador (BA)

A capital baiana mostra que ser antiga não significa ser inacessível. Boa parte do centro histórico da cidde, que é patrimônio cultural da humanidade, já oferece condições de visita para pessoas com deficiência. Guias rebaixadas, rampas e elevadores são atalhos para escadarias e ladeiras da arquitetura que no passado pouco considerava a pessoa com deficiência.

Foz do Iguaçu (PR)

Localizada na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, foi pioneira no turismo de inclusão. A cidade é um dos destinos com maior número de pontos turísticos acessíveis, inclusive as Cataratas do Iguaçu. Os turistas mais radicais encontram até salto de paraquedas para pessoas com deficiência física.

Rio de Janeiro (RJ)
Turismo acessível no Rio de Janeiro. Foto: Gustavo Braga.
Graças à Paralimpíada, realizada em 2016, o Rio de Janeiro se tornou um dos destinos brasileiros mais acessíveis. Entre outros atrativos, o turista com deficiência consegue acessar o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. O Ministério do Turismo investiu em obras na cidade para oferecer estruturas adaptadas que se mantém até hoje.

Fortaleza (CE)

A capital cearense lançou, há cerca de dois anos, uma iniciativa que coloca à disposição esteiras e cadeiras anfíbias para idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Nos locais, é possível, ainda, praticar vôlei e frescobol adaptados. No calçadão da orla marítima também foram instaladas rampas acessíveis, faixa de pedestre, vagas públicas para pessoas com deficiência e uma academia ao ar livre com estação de exercícios físicos exclusiva para cadeirantes.

Turismo acessível

O Ministério do Turismo disponibiliza o Guia Turismo Acessível, site colaborativo que permite aos internautas a avaliação da acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas. O banco de dados do programa possui cerca de 530 mil estabelecimentos cadastrados.

Para atender o maior número se turistas, o guia apresenta ainda versões em inglês e espanhol. Com mais de 456 mil acessos registrados no site, o guia também está disponível em aplicativo para as plataformas Android, iOS e Windows Phone.

O Ministério do Turismo lançou também o guia Dicas para atender bem os turistas com deficiência, com orientações para os prestadores de serviços melhorarem a qualidade da experiência turística das pessoas com deficiência.

O material ressalta que a acessibilidade é um direito universal que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas, permitindo uma maior autonomia não apenas para pessoas com deficiência, mas para pessoas com mobilidade reduzida, como grávidas e pessoas idosas.

***

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.