Balé da Cidade dança Caetano em duas noites no Auditório Ibirapuera

Inspirado na obra de Caetano Veloso, o espetáculo tem direção musical de Cacá Machado e simboliza a união de um trabalho coletivo que celebra uma trajetória artística sem recorrer a uma proposta autobiográfica.

Na coreografia é possível identificar nuances da Tropicália, do exílio de Caetano Veloso e da Bossa Nova. A produção também se volta à cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, terra natal do cantor e compositor, e tem referência em passagens de seu cotidiano antes da fama, como a importância da rádio em sua vida e as idas ao cinema.

Com figurinos de Isadora Gallas, cenografia de Marcel Kaskeline e iluminação de Aline Santini, a apresentação faz parte da programação do festival “Abril para Dança”, que celebra e abre espaço para os movimentos da dança na cidade de São Paulo e tem curadoria de Fernando Dourado.

Para Um Jeito de Corpo – Balé da Cidade Dança Caetano, a coreógrafa manteve o seu método de criação híbrido e se deixou guiar por sua inspiração nas músicas, no gestual do artista brasileiro e no elenco do Balé da Cidade de São Paulo, no qual ficou impressionada pelo vigor e entrega dos bailarinos. “Além das canções das quais me fascinam, gosto, particularmente, de observar o corpo de Caetano em movimento – quando canta, gesticula, responde uma entrevista. Para mim ele está o tempo todo dançando mesmo que não esteja. A gama gestual que o seu corpo nos apresenta é tão rica e me diz tanta coisa que quase não preciso ouvir as canções”, se diverte Morena.

Mais sobre o festival

Para consolidar a dança como uma das linguagens artísticas mais expressivas dentro da cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Cultura realiza o festival “Abril Para a Dança”. Durante o último final de semana de abril, todos os palcos dos teatros municipais e centros culturais servirão de vitrine para as mais diversas formas de dança.

Grupos de diversos estados apresentarão toda a potência e pluralidade desta arte no Brasil, em espetáculos gratuitos de flamenco, jazz, ballet clássico, dança contemporânea, urbana, africana e de salão. É o mês de abril celebrando e abrindo espaço para os movimentos da Dança na cidade de São Paulo.

Para a trilha, algumas composições do artista foram sampleadas com o objetivo de criar novas peças musicais. Foto: Rodrigo Fonseca

Serviço

Abril para Dança com Balé da Cidade de São Paulo
Um Jeito de Corpo – Balé da Cidade Dança Caetano
28 de abril – 21h
29 de abril – 19h 
Duração: 60 minutos (aproximadamente)
Ingressos: Gratuito. Distribuição na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa.
Mais informações: www.auditorioibirapuera.com.br

***
Com informações do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.