Bicicletas de aluguel em Nova York serão equipadas com faróis de projeção a laser

Nestes quase quatro anos de funcionamento, já são quase 37 milhões de percursos realizados netas bicicletas, que inicialmente totalizavam 6 mil divididas em pouco mais de 300 estações e que hoje contabilizam 10 mil em 600 estações que cobrem 55 bairros da cidade. 

A mais recente inovação foi anunciada há poucas semanas e busca aumentar a segurança dos ciclistas, sendo parte do plano estratégico “Vision Zero”, que tem como meta reduzir a zero o número de fatalidades no trânsito. 

Trata-se de um programa piloto que prevê a instalação de lasers em 250 bicicletas que projetam um ícone da mesma na rua, a uma distância de 6 metros. O modelo é inspirado em experiências feitas pelo serviço de bike-sharing de Londres.

Projetada seis metros à frente da bicicleta, a sinalização ajuda, por exemplo, motoristas de ônibus e de automóvel a identificarem o ciclista com alguns segundos de antecedência. Nos testes em Londres, 75% dos ciclistas que usaram o dispositivo relataram se sentir mais seguros com o laser.

O objetivo é que os ciclistas fiquem mais visíveis para os pedestres, motoristas e outros ciclistas, aumentando a sensação de segurança ao pedalar pelas ruas da cidade. 

A empresa Blaze, que desenvolveu a tecnologia, realizou um estudo que aponta que com estas luzes, os ciclistas são 96,2% mais visíveis aos motoristas de ônibus à noite, contra 72,4% em relação ao uso de luzes LED apenas. 

Em relação aos condutores de veículos particulares, a tecnologia melhorou a visibilidade dos ciclistas em 66%, contra 56% das luzes LED comuns. 

Assista o video Citi Bike + Blaze e conheça o projeto.

***
Com informações Engadget e Digital Trends (Inglês).

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.