‘Bondi’, novo app de mobilidade urbana coletiva, chega em São Paulo

Por meio do app, tanto empresas quanto passageiros poderão solicitar viagens imediatas ou com hora marcada, sem intermediários e com preço até 40% menor do fretamento normal.

O aplicativo é inédito no mercado mundial. Em breve, poderá ser baixado na Apple Store e Google Play, tanto por passageiros que desejam se deslocar para uma festa entre amigos, casamento ou passeio com toda a família, quanto por empresas que fazem fretamento para seus funcionários.

O uso do aplicativo será totalmente intuitivo. Bastará ao passageiro cadastrar os dados pessoais ou empresariais, informações de pagamento, inserir local de partida e destino final. O Bondi identificará a van, micro-ônibus ou ônibus mais perto do ponto de partida, cruzará com os demais passageiros e gerará o custo final. O pagamento será feito por meio de cartão de crédito ou débito, sendo dividido automaticamente pelo grupo ou debitado do cartão corporativo, no caso de contratação por pessoa jurídica.

As vantagens para pessoas físicas, além do preço, são de que a contratação é rápida, fácil e sem burocracia. Com o Bondi, será possível ter vários pontos de embarque e desembarque para facilitar a ida ou a volta. Como o deslocamento será compartilhado, o pagamento também poderá ser dividido entre os passageiros, conforme a rota da viagem (quem descer primeiro pagará menos). Outro ponto é a segurança. Por isso, os motoristas do Bondi são certificados e os veículos vão passar por revisões a cada seis meses.

Para empresas, a solução de fretamento pode ser mais econômica do que a usualmente contratada. Isso porque, com o Bondi, as empresas podem extrair relatórios e controlar os custos, o uso do transporte e a localização dos funcionários de forma rápida e prática. Quem contrata o Bondi tem total transparência de todo o processo de precificação.

As vantagens para pessoas físicas, além do preço, são de que a contratação é rápida, fácil e sem burocracia. Foto: Getty Images.

O Bondi, por oferecer soluções seguras e sustentáveis de mobilidade urbana coletiva, também é vantajoso para São Paulo. Pesquisas apontam que trocar o uso de carros por meio coletivo de transporte pode acabar com engarrafamentos, reduzir os custos de transportes em 55% e diminuir o tempo de viagem de quem mora em áreas periféricas.

De acordo com o ITF (Internacional Transport Forum), órgão da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para o setor de transporte, a quantidade de veículos por quilômetro nas horas pico, quando em geral há engarrafamentos, seria um terço menor e as cidades poderiam deixar 97% da área hoje usada para estacionar carros livre para outros usos.

A Bondi

No dia 8 de outubro de 1892, foi inaugurada a primeira linha de bondes elétricos do Brasil, no Rio de Janeiro. Imagem: Reprodução.

Fundada em 2018, a startup Bondi é 100% brasileira. A empresa nasceu num contexto de compartilhamento, de questionamento de valores, de prioridades, de decisões de compra e da necessidade de contribuir para transformar positivamente o cenário brasileiro de mobilidade urbana.

O Bondi conta com três sócios fundadores: Matheus Comune, responsável pela área de Relações com o Mercado; Henrique Camillo, à frente do Planejamento Estratégico; e Marcelo Santos, responsável por Tecnologia e Operações. A projeção da startup é transportar mais de 18 mil pessoas por dia, chegando ao final de 2018 com cerca de 5 milhões de pessoas transportadas pelo Bondi.

Por fim, o nome Bondi faz referência ao bonde elétrico, que chegou ao Brasil em 1892 e revolucionou a forma como as pessoas se locomoviam coletivamente. Mais de 120 anos se passaram, as cidades cresceram, os carros tomaram conta das ruas, há mais congestionamento e poluição, mas o Bondi chega para proporcionar uma nova revolução de mobilidade sustentável.

***
Por  Priscyla Costa no Portal Nacional de Seguros.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.