São 143 verbetes de lugares da cidade que foram escritos e devidamente problematizados por um coletivo de autores. Pra quem lê o título do guia, lugares difíceis, logo pensa, pra que vou querer saber de lugares difíceis da cidade? Mas aí vem a curiosidade desta proposta desbravadora de olhar aspectos dissonantes da cidade que até hoje não integraram guia algum. Você provavelmente vai abrir o livro pra conferir se os lugares difíceis são fáceis ou difíceis mesmo. Talvez se surpreenda com a foto da capa, o Monumento às Bandeiras (foto acima).
Ele é um dos verbetes que está na categoria dos “difíceis lugares fáceis”, basta ver a mancha vermelha que cobre o monumento que alguns vão entender que de fácil ele não tem nada mesmo. Se você quiser continuar na categoria dos que parecem fáceis e conhecidos, porém são bem difíceis, pode se aventurar pelo Pátio do Colégio, o Vão Livre do MASP ou ir lá para a Avenida Faria Lima.
O que te digo caro leitor, é que você vai se surpreender com aqueles que você nunca imaginou serem difíceis, os considerados cartões postais da cidade, à aqueles que você nem poderia imaginar possuírem tamanha complexidade. E, para além disso, vai conhecer a cidade de São Paulo por suas entranhas mais profundas.
As dificuldades dos lugares foram organizadas por categorias; Segregações, Resistências, Invisibilidades, Morte, Moradia, Urbanos difíceis, Violências de Estado, os Difíceis Lugares Fáceis e Outros Lugares Difíceis. O guia também trás um mapa que se divide em duas páginas inteiras, onde todos os 143 verbetes estão marcados para facilitar sua localização espacial.
Serviço
Lançamento: Guia dos Lugares Difíceis de São Paulo
Casa do Povo: Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro.
(Coordenação Geral) Renato Cymbalista, Editora. Annablume, 2019.
Dia: 9 de novembro de 2019.
Horário: 16 horas.
***
Paula Janovitch é mestre em antropologia e doutora em história. Participa do coletivo PISA: pesquisa + cidade e do Escutando a cidade. Escreve no blog Versão Paulo sobre cultura urbana e quinzenalmente no São Paulo São.