Carros elétricos não salvarão as cidades

Por Mark J Nieuwenhuijsen

A recente  decisão do Tribunal Europeu de Justiça contra a Espanha por não cumprir a Diretiva Europeia de Qualidade do Ar em Barcelona e Madri destacou a necessidade urgente de uma ação drástica  para resolver o problema, especialmente porque  as novas diretrizes de qualidade do ar da União Europeia (UE) estão sendo revisadas e provavelmente serão mais rigorosos . As cidades continuam sendo focos de poluição do ar e mortalidade relacionada.

Apoiar carros elétricos nas eleições locais não faz sentido

O sistema “Madrid Central” cobre o centro histórico da capital espanhola e visa “reduzir a poluição, o ruído e melhorar os espaços públicos. Foto: AFP.

Com as eleições locais se aproximando na Espanha, muitos potenciais candidatos a prefeito estão promovendo os carros elétricos como a solução. No entanto, isso é inútil, pois eles não têm poder legislativo para decidir se os carros são de combustão interna ou elétricos (a  UE está trabalhando na proibição de veículos IC a partir de 2035 ). Se eles realmente querem expressar seu apoio aos carros elétricos, uma medida política mais significativa que eles poderiam propor e apoiar seria exigir  Zonas de Baixa Emissão mais rígidas e maiores, o que favoreceria os carros elétricos e que eles têm o poder de fazer.

“Os carros elétricos não foram inventados para salvar o planeta, eles foram inventados para salvar a indústria automobilística”, diz a chamada de campanha em mídias sociais.

É verdade que os carros elétricos têm vantagens em relação aos carros de combustão interna. Produzem menos poluição atmosférica e menos CO2 porque não têm escape (mas o seu processo de fabricação é poluente e são movidos a eletricidade, que pode vir de fonte não renovável, e o desgaste dos pneus também polui). Os carros elétricos também são menos barulhentos (só os pneus fazem barulho). No entanto, os carros elétricos ainda ocupariam  espaço que poderia ser usado de maneira melhor e mais saudável. Atualmente,  os carros ocupam uma quantidade desproporcional de espaço público . Em Barcelona, ​​eles ocupam 60% do espaço público, embora apenas 1 em cada 4 viagens seja feita de carro.

Contar apenas com carros elétricos não é uma solução muito rápida…

Contar apenas com carros elétricos para resolver os problemas de poluição do ar também não é uma solução muito rápida devido à  lenta rotatividade da frota de automóveis. A idade média dos carros é superior a 10 anos e mesmo que todos os carros novos vendidos hoje fossem elétricos, ainda levaria 20 anos para substituir 90% da atual frota de carros de combustão interna. Isso está muito além do prazo de 4 anos que os prefeitos podem controlar.

…e tem sérias implicações ambientais

Estação para carregamento de carro elétrico em rua de Barcelona. Foto: Martí Petit / Barcelona City Council.

A indústria de veículos elétricos também está impulsionando um  aumento maciço na demanda por lítio e outros minerais . Isso tem sérias implicações ambientais, pois a  mineração de lítio pode causar poluição e perda de água, derramamento de resíduos tóxicos, perda de biodiversidade e contaminação do solo.

Devemos também confiar na mudança comportamental

Precisamos de ações mais imediatas  para reduzir os altos níveis de poluição do ar e ações que possam ser tomadas dentro do mandato de quatro anos para os quais os prefeitos são eleitos. Além disso, não devemos confiar em soluções tecnológicas, mas também em mudanças comportamentais, pois os  benefícios para a saúde podem ser maiores . Além disso, geralmente não há nenhuma bala mágica, então  várias políticas são necessárias . Por exemplo,  Zonas de Baixa Emissão , bairros de baixo tráfego, bairros sem carros e  superquadras demonstraram reduzir significativamente a poluição do ar e podem ser introduzidos de forma relativamente rápida. Cidades de quinze minutos reduzem a necessidade de mobilidade excessiva. Estas medidas também podem aumentar ou ser acompanhadas por mais transportes públicos (elétricos) e atividades, que podem promover a atividade física. As cidades de quinze minutos reduzem o deslocamento porque todas as atividades habituais (trabalho, serviços básicos, lazer) estão a quinze minutos a pé ou de bicicleta.

Carros elétricos não podem salvar cidades; planejamento urbano saudável pode

A “Superilha” ao lado do recém-renovado Mercat de Sant Antoni, em Barcelona, é popular entre os moradores da região. Foto: Maysun para Vox

Se você construir mais estradas para carros, terá mais carros. Isso é chamado de  demanda induzida . O inverso também acontece. Reduza o espaço para carros e você terá menos carros. A maneira mais rápida de reduzir a poluição do ar é ter menos carros nas ruas.

É bem sabido que não existe  uma solução mágica  e que nenhuma medida isolada pode reduzir a poluição do ar, mas que uma série de políticas é necessária e urgente. Existem  muitas políticas disponíveis , incluindo aquelas relacionadas a 1) precificação, 2) uso da terra, 3) infraestrutura, 4) comportamento, 5) tecnologia e 6) gestão, padrões e serviços. Os candidatos a prefeito devem incluir em suas campanhas eleitorais o que planejam implementar para que os cidadãos possam tomar uma decisão informada quando forem às urnas.

Ainda existe um papel para os carros elétricos, mas fora das nossas cidades

Ainda existe um papel para os carros elétricos, mas fora das nossas cidades. Foto: AFP.

É necessária uma ação imediata para reduzir a poluição do ar e  prevenir doenças e mortes prematuras . Todos os anos, a poluição do ar causa muitas mortes prematuras e novos casos de asma e bronquite em crianças, bem como as principais doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, diabetes, DPOC, transtornos mentais, doença de Alzheimer, pneumonia e câncer de pulmão.

Ainda existe um papel para os carros elétricos, mas fora das nossas cidades, onde as distâncias podem ser muito maiores e onde existem poucas ou nenhuma alternativa como os transportes públicos. Mas nas cidades existem soluções mais rápidas, sustentáveis, habitáveis ​​e saudáveis ​​que devem ser promovidas e implementadas.

Possíveis medidas em Barcelona

Uma esquina de “Superilha” em Barcelona. Foto: Mariana Gil / Barcelona City Council.
  • Acelerar e expandir o programa SuperIlhas /Eixos verds
  • Ampliar o programa “Protegim les escoles” para estabelecer uma zona sem trânsito a 200 metros das escolas.
  • Apertar as zonas de baixa emissão e limitá-las a carros mais limpos (por exemplo, Euro 6).
  • Converter autopistas do centro da cidade (por exemplo, Aragón, Calle Muntaner, Gran Via, Diagonal) em ruas.
  • Aplicar e fazer cumprir um limite de velocidade de 30 km/h em todas as estradas e ruas.
  • Proibir motocicletas barulhentas e poluentes e mudar para motocicletas elétricas.
  • Proibir entregas online motorizadas em domicílio e estabelecer pontos de coleta em todos os bairros.
  • Exigir que táxis, veículos de entrega e transporte público sejam movidos a eletricidade ou hidrogênio.
  • Reduza o “tráfego de passagem”, por exemplo, em Eixample muitas viagens não têm origem nem destino.
  • Expandir a infraestrutura cicloviária, inclusive na área metropolitana.
  • Melhorar as ligações de transporte público entre a cidade de Barcelona e a área metropolitana.
  • Transformar ruas como Creu Coberta/Sants em ramblas permanentes, não apenas ramblas de fim de semana.
  • Fechar o Passeig de Colon para o tráfego e fechar a Ronda Ali e transformá-las em uma grande praça.
  • Redesenhar a Plaza Catalunya e fechá-la ao tráfego motorizado (exceto talvez o lado oeste para ônibus e táxis).
  • Criar bairros de baixo tráfego onde nenhum dos itens acima se aplica.
  • Substituir o asfalto por espaços verdes.

Todos os partidos políticos devem incluir um plano para reduzir a densidade do tráfego e as emissões em 50% em seu mandato de quatro anos e atender e exceder as diretrizes de qualidade do ar até 2030.

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Artigo publicado originalmente no ISGlobal de Barcelona.

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