Casarão Celso Garcia será restaurado para se transformar em casa de cultura


O prefeito Fernando Haddad anunciou neste sábado (17) a restauração e a transformação do Casarão Celso Garcia em uma casa de cultura. Equipes do Departamento de Patrimônio Histórico prepararam um projeto de recuperação e ocupação em diálogo com a população. Casa oferecerá atividades culturais e de capacitação.

“É um projeto muito importante para a região do centro. Nós devemos este investimento para esta região do Brás, que gera tanto emprego e oportunidade, mas que é muito carente em equipamentos de cultura”, afirmou Haddad.

Após passar por intervenções de limpeza, estabilização e proteção, o casarão recebe obras de restauro e de acessibilidade. A intervenção é financiada com recursos de R$ 2 milhões do Ministério da Cultura, obtidos por meio de emenda da deputada federal Luiza Erundina. A previsão é que as obras duram cerca de um ano.

A casa, conhecida no bairro como Casarão Cutrale ou antiga delegacia do Belenzinho, é um exemplo da arquitetura da Capital no início do século 20.  O imóvel integra uma Zona Especial de Preservação Cultural (ZPEC). “Há 26 anos, foi iniciada a desapropriação desta área, que estava ocupada por um cortiço em que viviam 58 famílias. Foi desenvolvido um projeto habitacional em seis lotes em torno do casarão, em uma ação pioneira por compatibilizar as moradias com a preservação de um imóvel histórico”, explicou o secretário Nabil Bonduki (Cultura).

Após o restauro, o equipamento cultural contará com duas salas multiuso, um telecentro, um ateliê de costura e dois ateliês multiuso, brinquedoteca, auditório e estúdio de música. A intervenção integra a meta 27 do Programa de Metas 2013-2016, que prevê a construção, requalificação ou reforma de 16 equipamentos culturais.

Leia abaixo o depoimento do secretário Nabil sobre a assinatura do convênio.

 Montagem: foto Heloisa Ballarini / Secom e arquivo pessoal de Nabil Bonduki.

“Neste final de semana vivi um momento emocionante da minha carreira de gestor público: A assinatura do convenio para a reforma e transformação do casarão da Av. Celso Garcia em um equipamento cultural.

A casa, conhecida no bairro como Casarão Cutrale ou antiga delegacia do Belenzinho, é um exemplo da arquitetura da Capital no início do século 20. O imóvel integra uma Zona Especial de Preservação Cultural (ZPEC). Há 26 anos, na gestão da prefeita Luiza Erundina (foto 2), quando eu era superintendente de habitação popular desapropriamos esta área, que estava ocupada por um cortiço em que viviam 58 famílias. Logo depois desenvolvemos um projeto habitacional em seis lotes em torno do casarão, na primeira intervenção habitacional em área central do BNH no Brasil. Mas faltava restaurar o casarão e transforma-lo em equipamento cultural, previsto desde 1991 e agora isso será possível pela emenda parlamentar da nossa sempre prefeita e agora deputada federal.

Após o restauro, o equipamento cultural contará com duas salas multiuso, um telecentro, um ateliê de costura e dois ateliês multiuso, brinquedoteca, auditório e estúdio de música. A intervenção integra a meta 27 do Programa de Metas 2013-2016, que prevê a construção, requalificação ou reforma de 16 equipamentos culturais.” Nabil Bondiki, secretário Municipal de Cultura.

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação e Nabil Bonduki.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.