Você já parou para pensar o porquê de quase não haver árvores frutíferas nas cidades? Urbanistas e governantes afirmariam ser uma forma de evitar a sujeira das frutas caídas e não atrair tantos animais. Mas por outro lado não seria incrível poder colher frutas em sua própria rua?
slide 1
Em São Francisco, nos EUA, uma nova forma de intervenção urbana tem chamado a atenção: um grupo que se intitula Guerrilla Grafters (Guerrilheiros Exertadores em tradução livre) está fazendo usando partes de árvores frutíferas como enxertos em plantas ornamentais. A técnica consiste em fazer uma incisão na planta e amarrar a ela um galho vivo da laranjeira, maciera ou seja qual for a árvore frutífera. Assim, as árvores podem começar a dar frutos, mudando de vez o cenário urbano e, provavelmente, tirando o sono das autoridades.
A flowering apple tree in Oakland, Calif. with two successful grafts from an apple tree which bears fruit.
Estima-se que por lá existam mais de 10 mil árvores frutíferas plantadas pela prefeitura. O detalhe é que elas são intencionalmente estéreis, ou seja, não dão frutos. O grupo tem se aproveitado disso para criar os enxertos e torná-los difíceis de serem detectados.
slide 3

Integrante da equipe em ação. Foto: Margaretha Haughwout.
Sao Paulo Sao