Castração gratuita em São Paulo protege a saúde dos animais e se prolonga pelos 365 dias do ano - São Paulo São

Sabe aquela ideia de quem ama, cuida? Ela também se aplica aos animais de estimação. No Brasil, estima-se que apenas 10% dos animais sejam esterilizados, seja por falta de verba, conscientização ou até propagação de mitos sobre o assuntos.

Pois aqui vai uma dica fácil para sanar o problema: a castração gratuita em São Paulo acontece de várias maneiras, se prolonga pelos 365 dias do ano e protege a saúde do seu melhor amigo.

No mês de fevereiro aconteceu o Dia Mundial da Castração, campanha promovida por ONGs de proteção animal em todo o mundo, com o intuito de acabar com o abandono e sofrimento de animais nas ruas. O ciclo disso tudo é muito simples: quanto mais animais castrados, menor a natalidade e as chances de ter ainda mais cachorros e gatos sem donos pelas ruas.

Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) há 30 milhões de animais abandonados no país. Evitando a procriação, evita-se muito sofrimento. Mesmo os cachorros e gatos que têm uma família precisam ser castrados, pois a esterilização evita doenças como o câncer. Só para se ter uma ideia, 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem câncer de mama; em gatas, a chance diminui entre 40% e 60%.

Já os cães e gatos machos ficam menos ansiosos na busca por uma “namorada”, evitando os riscos de fuga, atropelamentos, marcação de território com urina e até mesmo comportamentos hostis. E não, os animais não precisam cruzar para se sentirem “completos”. Não há dados científicos que comprovem esse e outros mitos vindos da mente fértil dos seres humanos.

A campanha “Castrar é um ato de amor” ajuda neste processo de entendimento, desmistificação e queda de preconceitos em relação ao assunto, que chega às mais variadas idades e classes sociais. Mesmo que o animal seja amado, bem tratado e viva num ambiente seguro é importante castrá-lo não só para evitar filhotes, mas doenças que vão se desenvolvendo ao longo da vida e podem até mesmo levá-lo a óbito.

Como e onde castrar animais gratuitamente

Entidades de proteção animal, hospitais veterinários públicos e o Centro de Controle de Zoonoses realizam mutirões constantes de castração. Algumas clínicas particulares também realizam o procedimento pela metade do preço quando acontece o mês Outubro Rosa e Novembro Azul. Quem tem condições financeiras e já castrou seu animalzinho pode ainda fazer doações ou “apadrinhar” uma castração através das ONGs que as fazem gratuitamente.

O projeto Castração Solidária realiza castrações de cães e gatos abandonados e de famílias carentes, de baixa renda, em Osasco, Carapicuíba e região. Pelas ruas da capital circula ainda o Vetmóvel, projeto itinerante de educação e orientação veterinária criado pelo Instituto MAPAA em conjunto com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia –(FMVZ) da USP. O ônibus realiza mutirão clínico em diversas regiões e realiza castrações sem nenhum custo.

A Prefeitura de São Paulo dispões de um calendário de mutirões. Além disso, através do Centro de Controle de Zoonoses, realiza vacinação contra raiva e castrações mediante cadastro, através do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos. No site oficial é possível obter maiores informações e todas as unidades de atendimento.

A cidade conta ainda com dois hospitais públicos veterinários, na Parada Inglesa e no Tatuapé, destinados à população de baixa renda. O serviço realiza consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação. Outra opção, que não é gratuita porém mais barata, é o Hospital da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP).

Confira os locais onde o mutirão da castração irá atuar neste mês: http://midi.as/cpcastracao


***
Por Brunella Nunes.




APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio