Hamburgueria LGBT cria ambiente sem preconceitos e desenvolve projetos de apoio à causa - São Paulo São

Castro Burger, localizada na Vila Mariana, em São Paulo, nasceu com a ideia de criar um ambiente acolhedor, inclusivo e ao mesmo tempo delicioso para os LGBTs e também para a ~ família tradicional brasileira ~.

O nome e toda a decoração do local foram inspirados no bairro Castro, localizado em São Francisco, nos Estados Unidos, e considerado o bairro gay mais famoso da cidade. “O Fausto, um dos donos, morou lá durante seis anos, por isso, acabamos nos inspirando. Quando começamos as obras da Castro, fomos juntos para lá, para pegarmos algumas referências gastronômicas e alguns itens de decoração”, comenta Luiz Felipe Granata, sócio do estabelecimento.

A ideia de abrir um local onde o público-alvo fossem pessoas LGBTs sempre existiu, mas saiu do papel após Fausto e Luiz deixarem a empresa onde trabalhavam juntos. E, a princípio, eles nem pensavam em abrir uma hamburgueria, viu? O foco deles era somente comandar um estabelecimento no qual a inclusão fosse uma das principais missões.

E, quando o assunto é inclusão, eles vão bem além da decoração e missão inspiradas em um público específico. Assim que decidiram que a ideia sairia do papel, contrataram uma agência especializada no público LGBT para ajudá-los em diferentes setores do projeto, desde as ideias de divulgação até o bairro onde eles se instalariam.

O trabalho em conjunto com a agência fez com que eles saíssem das zonas comuns dedicadas aos LGBTs em São Paulo, normalmente bairros vizinhos à Avenida Paulista ou ao centro da cidade. “E, desde que nós inauguramos a hamburgueria, nos surpreendemos, porque a resposta dos moradores do bairro foi muito positiva. Tanto dos gays, lésbicas… Quanto dos vizinhos da ~família tradicional brasileira~”, afirma Luiz.

Outro foco que os donos da Castro tinham desde o primeiro momento era em não usar os LGBT somente como público-alvo do local. Eles queriam que essas pessoas também fossem as grandes responsáveis pelo funcionamento da hamburgueria e, por isso, o quadro de funcionários da empresa é composto por gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e héteros, afinal, todo mundo consegue conviver numa boa e sem preconceito.

“Desde o primeiro momento em que anunciamos as vagas de emprego e o perfil que procurávamos, nós recebemos muitas mensagens positivas de todos os lados. As pessoas estavam nos agradecendo pela oportunidade de inclusão, que é tão rara no mercado de trabalho, antes mesmo de serem contratadas”, afirma Luiz.

Entrada da Castro Burger com vista para o bar. Foto: Castro Burger / Divulgação.Entrada da Castro Burger com vista para o bar. Foto: Castro Burger / Divulgação.

 

Parte do bar com enfeites pendurados. Foto: Castro Burger / Divulgação.Parte do bar com enfeites pendurados. Foto: Castro Burger / Divulgação.

Projetos Sociais

Além do projeto de inclusão no quesito empregabilidade, eles ainda foram mais longe: criaram uma parceria com ONGs que apoiam a comunidade LGBT de diferentes maneiras.

A colaboração com estas instituições dura 90 dias e começou graças a um “altar” com fotos de pessoas importantes e que da sua maneira lutaram/apoiaram/fizeram parte da causa LGBT.

A primeira parceria foi com a Casa de Apoio Brenda Lee, uma entidade civil sem fins lucrativos que acolhe gays, lésbicas, transexuais e travestis portadores de HIV/AIDS sem moradia, tratamento adequado e condições de continuarem sozinhas.

Outra parceria importante vem em forma de arte nos jogos americanos e porta-copos usados pelos clientes e através de um quadro exposto na casa, tendo como foco sempre a diversidade e unidade de cada indivíduo. A cada 90 dias a Castro dá a oportunidade para um novo artista, do mesmo jeito que faz com as ONGs que apoia.

Além de tudo isso, eles ainda contam com: lanches veganos, cardápios em braile, acessibilidade na estrutura para pessoas com problemas de locomoção, bicicletário e um ambiente que aceita o seu pet sem maiores problemas.

Oratório da Castro Burger com imagens de personalidades importantes para a cultura LGBT. Foto: Castro Burger / Divulgação)Oratório da Castro Burger com imagens de personalidades importantes para a cultura LGBT. Foto: Castro Burger / Divulgação)

Serviço

Castro Burger
Rua Joaquim Távora, 1517 – Vila Mariana.
O horário de funcionamento é: de terça a quinta-feira das 18h às 00h.
Sexta-feira: 18h às 02h.
Sábado: 12h às 02h.
Domingo: 12h às 00h.

***
Por Thiago Queiroz no M de Mulher. 

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio