No ‘Dia Mundial do Meio Ambiente‘, comemorações e murais que lembram os impactos provocados pelo homem na natureza - São Paulo São

O impacto dos seres humanos no meio ambiente é um tema que está sendo abordado por especialistas de diversas áreas do conhecimento devido à necessidade em mudar nosso modo de vida, sobretudo em relação ao consumo. Esse sentido de urgência é potencializado por estimativas da ONU que apontam que, até o ano de 2050, o planeta deverá suprir as demandas de 9,6 bilhões de pessoas.

Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é uma alusão ao 5 de junho de 1972 onde em Estocolmo teve lugar a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre meio ambiente. Este ano o convite é estar com a natureza: #EstouComANatureza, e você?

Conectando pessoas à natureza

Imagem: ONU / Reprodução.Imagem: ONU / Reprodução.

Este ano, 2017, a ONU propõe na Semana do Meio Ambiente que começa hoje e vai até o dia 11, incentivar a nossa conexão com a natureza para fomentar sua proteção.

No mundo inteiro a ONU realizará mais de 1.000 atividades com este propósito. No Brasil haverá entre outros eventos, a Meia Maratona das Cataratas, o Simpósio ‘Ecos da Rio 92’ no Museu do Amanhã e o lançamento nacional da Campanha #MaresLimpos, no Rio de Janeiro.

Durante a semana, alguns dos famosos monumentos brasileiros das capitais serão iluminados de verde para lembrar e celebrar a data, entre estes, o Cristo Redentor, o Museu do Amanhã, a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, Monumento às Bandeiras, a Prefeitura de São Paulo.

Prédos e monumentos de São Paulo ganham iluminação verde na comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Foto: Divulgação.Prédos e monumentos de São Paulo ganham iluminação verde na comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Foto: Divulgação.Na sexta-feira 9, no Rio de Janeiro terá início também a Virada Sustentável com apoio da ONU. Como comemorar a data? A proposta deste ano é se jogar na natureza, uma maneira de senti-la de perto e compreender a importância de preservar.

  • Desligue o celular,
  • Saia de casa,
  • Visite um parque,
  • Vá ao mar,
  • Limpe a praia,
  • Converse com amigos,
  • Proponha soluções para os teus problemas locais,
  • Faça uma horta comunitária,
  • Limpe um jardim comum,
  • Visite o seu lugar preferido para se conectar com ela: a mãe natureza.
Hoje é um dia especial para estarmos junto à natureza em sentido literal, mas também em sentido geral. É um dia para pensarmos e falarmos sobre a casa em comum onde todos vivemos. Um dia para propor ideias, soluções e atitudes que façam bem à Terra, que nos ajude a cuidar bem de nós e dos outros, das gerações atuais e futuras, dos seres humanos e de todos os seres viventes, pois precisamos uns dos outros.

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a ONU Meio Ambiente está fazendo o maior álbum fotográfico da natureza do mundo. Que tal fazer parte? Assista o video “Qual é o seu lugar favorito na natureza?“

E a importância do dia fez com que artistas de todo o mundo apresentassem diferentes abordagens ao tema, usando suas habilidades e os muros das cidades para criar mensagens que deixam bastante claro que não podemos continuar explorando o meio ambiente indiscriminadamente.

A seguir, uma seleção que inclui murais realizados por artistas como Banksy, Kobra, Nemos, Pejac, Blu e Os Gêmeos.

Mural realizado por Blu e Os Gêmeos para o Festival Crono em Lisboa, Portugal. Foto: Divulgação.Mural realizado por Blu e Os Gêmeos para o Festival Crono em Lisboa, Portugal. Foto: Divulgação.

“Estamos comendo a terra.“ Bansky. Foto: Divulgação.“Estamos comendo a terra.“ Bansky. Foto: Divulgação.

“Não acredito em aquecimento global” por Nemos. Foto: Divulgacão.“Não acredito em aquecimento global” por Nemos. Foto: Divulgacão.

“O mundo está queimando.“ Eduardo Kobra. Foto: Divulgação.“O mundo está queimando.“ Eduardo Kobra. Foto: Divulgação.

“O mundo escorre pelo ralo.“ Pejac. Foto: Divulgação.“O mundo escorre pelo ralo.“ Pejac. Foto: Divulgação.

***
Da redação do São Paulo São.