‘Emoji‘ inflável gigante, alerta para o descaso com situação do rio Pinheiros - São Paulo São

Na manhã de ontem (6), dois infláveis em formato de emoji de cocô foram colocados nas águas do Rio Pinheiros. Quem passou pela Marginal Pinheiros, de trem, ônibus ou carro pôde observar o manifesto realizado pelo movimento #VoltaPinheiros.

Os infláveis de 4x4m, foram produzidos com PVC, um material reciclável. Após a retirada, o emoji será encaminhado para reciclagem.

O protesto é uma manifestação lúdica do movimento, lançado em setembro passado, que busca mobilizar e engajar a população em prol da revitalização do Rio Pinheiros. “Precisamos urgentemente colocar este assunto na pauta política. É inadmissível que continuemos convivendo com este comodismo e que os políticos não se manifestem. Todos os órgãos do governo com quem conversamos dizem que em três anos é possível que o rio esteja utilizável e sem cheiro, mas não há vontade política.”, conta Marcelo Reis, idealizador do movimento. 

Como frente do movimento também está a cobrança dos órgãos responsáveis pela manutenção e revitalização do rio. Na ponte Cidade Jardim foi colocada uma faixa que dá voz ao rio e pede para que o governador Geraldo Alckmin dê atenção à limpeza do rio: “Geraldo Alckmin, olhe para o nosso rio, por favor“, diz o recado. O abaixo-assinado lançado pelo movimento busca dez mil assinaturas para levar o documento ao prefeito e ao governador. 

Além dos emojis, uma faixa também foi colocada na ponte Cidade Jardim. Foto: Divulgação.Além dos emojis, uma faixa também foi colocada na ponte Cidade Jardim. Foto: Divulgação.Além dos emojis, uma faixa também foi colocada na ponte Cidade Jardim. Foto: Divulgação.

No mês passado, o movimento enviou cerca de 50 kits para a Câmara Municipal de Vereadores, Prefeituras Regionais, Prefeitura Municipal de São Paulo e Governo do Estado, incluindo agentes da CPTM, Sabesp, Emae, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria.

O kit continha uma mensagem destinada aos políticos, pedindo respostas sobre pontos que nunca foram esclarecidos, e, de forma lúdica, uma almofada em formato de emoji de cocô complementava a mensagem: “Esta almofada é um confortável presente para quem consegue dormir com o Rio Pinheiros desse jeito.”

Após essa provocação, o movimento conseguiu se reunir com autoridades da Sabesp, da Emae, Prefeituras Regionais e vereadores. Mas, infelizmente, o prefeito e o governador não se manifestaram e nem abriram um canal para diálogo, segundo os coordenadores.

#VoltaPinheiros

Criado em setembro de 2017 por Marcelo Reis, copresidente da agência de propaganda Leo Burnett Taylor Made, e liderado por um grupo de publicitários, o movimento nasceu de indignação pelo descaso com o Rio Pinheiros. O objetivo é instaurar uma onda de engajamento para que se elabore um projeto que devolva um rio saudável aos paulistanos.

O site http://www.voltapinheiros.com.br/ e o facebook do movimento https://www.facebook.com/voltapinheiros/ 

Leia também: **
Da Redação com informações #VoltaPinheiros.