Praça da República ganha instalação em homenagem à causa LGBT - São Paulo São

Quem passa pela Praça da República, na região central, já deve ter visto uma obra toda colorida que serve como opção de descanso na região. As cores - nos tons do arco-íris - e a área onde o mobiliário está não foram escolhidas por acaso. A obra nasceu para celebrar os 40 anos de ativismo LGBT em São Paulo.

Obra de Guto Requena permite ouvir depoimentos enviados pelo WhatsApp. Foto: Divulgação.Obra de Guto Requena permite ouvir depoimentos enviados pelo WhatsApp. Foto: Divulgação.Guto Requena é o autor da escultura chamada "Meu coração bate como o seu", que ficará exposta no local até o fim do ano. "É uma grande honra, estou super feliz em participar desse projeto, dessa entrega para a cidade", afirmou o artista. "Estamos celebrando 40 anos de ativismo LGTB+ no Brasil e esse memorial é uma homenagem a esse ativismo. Aliás, é mais que isso: é muito especial para mim, pois trago nele meus 10 anos de pesquisa sobre mobiliário urbano interativo, arte pública e tecnologia para falar dessa causa, para ser um porta-bandeira desse tema tão importante", comemora Guto.

Ao Guia Gay, Guto explicou que a escultura foi feita com cilindros de aço carbono industrial usados em obras de infraestrutura urbana. "A forma deriva destes canos e tem esse gesto de quase ser algo 'enterrado' na praça, algo como uma flecha, um posicionamento de como a obra aparece lá. Também foi importante que ela tivesse aquela forma, gerando um banco paras as pessoas sentarem." No interior da obra, há caixas de som que tocam trechos de depoimentos de ativistas LGBT e luzes, que à noite, passam a sensação de pulsar como se fosse o ritmo do batimento cardíaco desses ativistas, transformando a obra numa grande escultura de luzes e emoções. Para ter seu depoimento transmitido pela obra, basta enviá-lo pelo WhatsApp pelo número (11) 99377- 0058.

Parte da obra tem as cores do orgulho LGBT. Foto: Divulgação.Parte da obra tem as cores do orgulho LGBT. Foto: Divulgação.

Parceiro do designer, a GTM Cenografia, que tem à frente o diretor Rodrigo Barros, conta que "colaborar com as obras criadas pelo Guto é sempre um desafio nas questões de produção, e isso motiva a todos da equipe a buscar novas alternativas técnicas e criativas". Requena é destaque também de um dos quatro episódios de Hack the City, série de TV produzida pelo canal a cabo National Geographic que aborda prossionais que trabalham com arte pública.

O artista já foi colunista do jornal Folha de S.Paulo, no qual escrevia sobre design, arquitetura e urbanismo, e criou e roteirizou Nos Trinques (2011), programa no GNT sobre design. Sorocabano e formado pela USP, Requena já fez palestras em várias cidades do mundo e projetou o escritório brasileiro do Google e desenhou a sede do Wallmart, ao vencer o prêmio Building of the Year ca categoria "Arquitetura de interiores".

***
Fonte: Guia Gay São Paulo.

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio