Com ‘Jane’s Walk’, projeto CalçadaSP promove passeio pelo centro e celebra a urbanista Jane Jacobs

Das páginas do volume, vêm ao leitor expressões e ideias tão fulminantes quanto o título épico. O “balé das ruas”, os “olhos da rua” e todo um conjunto de reflexões que devolveriam a cidade e o pensamento urbanístico às pessoas. Vivendo na idade dos megaempreendimentos e da aurora dos subúrbios classe média feliz, Jane radicalizava ao propor uma cidade pensada a partir da gente que a habita e da memória arquitetônica que a sustenta.

Imagem: Architect Magazine / Reprodução.

“Uma cidade interessante começa por uma calçada e uma rua interessantes. Se elas são monótonas, a cidade terá a mesma aparência. Serpenteando edifícios e espaços públicos, as calçadas dialogam com eles as referências que identificam e caracterizam o lugar.” disse Jane Jacobs.

Jane’s Walk no Centro

O CalçadaSP convida para um passeio diferente pelas calçadas do centro de São Paulo. Calçadas tem histórias curiosas e algumas podem até ser chamadas de arte. Ficou curioso? Venha despertar o seu olhar apreciativo e participar dessa investigação coletiva pela cidade. Calçada é arte? Venha descobrir durante a Jane’s Walk 2019 em São Paulo.

Junto à comunidade internacional Jane’s Walk, a caminhada é uma homenagem à vida e a obra da jornalista e ativista Jane Jacobs, eleita como a urbanista mais influente de todos os tempos segunda a revista norte-americana Planetizen.

CalçadaSP é um projeto de a[R]tivismo urbano que quer despertar a consciência das pessoas para vários aspectos da vida urbana. Acredita que o olhar apreciativo é o primeiro passo para experimentar e ocupar a cidade.

Com a intenção de estimular a contemplação dos pisos públicos deSão Paulo como obras de arte, dois publicitários criaram o projeto que reúne imagens de calçadas que, entre ladrilhos, grelhas, ervas daninhas, cores, pastilhas, curvas, retas e traços, estampam a cidade. O convite é para a pausa, a observação e a admiração dos detalhes.

Imagem: Reprodução / Instagram CalçadaSP.

O projeto reúne fotografias de calçadas que foram pensadas para ser bonitas, com desenhos e brilhos, mas também imagens de objetos caídos, palavras escritas e desenhos rabiscados. “A calçada é democrática porque todo mundo usa. Calçada é saúde porque caminhar faz bem, é arquitetura porque ao caminhar você conhece os prédios históricos da cidade, é arte porque você tem contato com todo tipo de estímulo visual”, diz Wans Spiess, de 46 anos, uma das criadoras.

Serviço

Jane’s Walk 2019 em São Paulo.
Quando: Dia 4/05/2019 às 11h.
Ponto de encontro: Central de Informação Turística – Metrô Praça da República (linha amarela / vermelha).
Duração prevista: 40 mintutos de caminhada.
Mapa do percurso em: http://bit.ly/calçadaarte
Garanta sua participação increvendo-se neste link.

O São Paulo São é parceiro e apoia a iniciativa.

***
Da Redação.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.