Como a midia, a política e a economia influenciam nossa memória

Memória e economia estão histórica e filosoficamente conectadas. Neste fórum, Matthew Allen do Centro de Filosofia e Economia Política University of Leicester (UK) irá abordar as políticas emergentes ao redor da inter-relação entre economia e atividade mnemônica. Para isso, considera-se como a “vontade de recordar” – definida por uma série de capacidades humanas e não-humanas de lembrança -, é mediada pela tecnologia de maneira a moldar a forma como valorizamos memória e o trabalho empreendido para lembrar o passado e construir mundos no presente.
 
Allen apresentará três casos empíricos vindos de sua pesquisa original – os bombardeios de Londres em 2005, representações da demência, biotecnologia de órgãos-no-chip – para colocar a questão central: Como poderemos sobreviver nos preocupando com os mundos da memória dos outros?
 
Para responder a essa pergunta, Allen argumenta, é necessário repensarmos noções básicas que temos sobre memória para renegar “concepções da propriedade privada sobre memória” e usar “a vontade de recordar” a favor de construir mundos comuns de memória.
 
Essa linha de pesquisa tem ao menos duas implicações profundas para empresas com engajamento formal e terciário na memória de indústrias. Entramos em uma nova era global do empreendimento, valoração e comoditização da memória; são necessários novos modelos para a construção de mundos de memória habitáveis.
 
Além disso, se a evolução da humanidade está intimamente ligada à exteriorização da memória através da tecnologia, os modelos emergentes de memória pública e comercial (em conserva, com curadoria, herança, educação e indústrias criativas) contribuem para o nosso esculpimento como animais que lembram em um processo de transformação.
 
 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.