Dentro do campo acadêmico muito se discute, sobretudo em cursos como a pedagogia e cursos de licenciatura nas mais variadas áreas, sobre a educação inclusiva e métodos de inclusão educacional em escolas.
No âmbito acadêmico são traçados projetos, trabalhos e até metodologias de TCC sobre autismo e outros projetos acadêmicos de extensão ligados à educação inclusiva.Contudo, uma das grandes críticas feitas por parte da opinião pública em relação às universidades e ao meio acadêmico é a falta de contato direto com a sociedade.
Muitos argumentam que as pesquisas realizadas dentro de universidades, laboratórios e departamentos de pesquisa são elitizadas e não possuem efeito real na vida dos cidadãos comuns.
Mas isso acaba sendo uma crítica infundada e falaciosa, por mais que bem intencionada, pois projetos que mudam a vida das pessoas diariamente são desenvolvidos dentro dos ambientes citados acima.
Grande exemplo disso é a produção de vacinas e insumos para o combate da pandemia de coronavírus e tratamento dos doentes cujas pesquisas foram e são desenvolvidas em grande parte pelo meio acadêmico.
Ao se pensar na necessidade de debater a educação inclusiva em escolas, creches e inúmeros outros espaços de educação informal, pode identificar alguns projetos sociais que visam promover esta inclusão e também maneiras de se implementar a educação inclusiva nestes espaços.
Iniciativas sociais para a educação inclusiva
Como visto, apesar de as universidades brasileiras renomadas trabalharem exaustivamente no desenvolvimento de projetos políticos e pedagógicos, é necessário que esta discussão seja trazida ao ambiente escolar e social.
Uma publicação do site Hypeness de março de 2020 ressalta algumas ações sociais que transformaram a vida de jovens alunos PCD e PNE.
Educação física inclusiva
A escola municipal Eli Horta Costa, do município de Contagem em Minas Gerais, conta com um projeto chamado Projeto Educação Física Inclusiva.
Este projeto é fruto de uma parceria entre a Rede Municipal de Ensino de Contagem e o Projeto Circuito Inclusão Solidária e é responsável por fornecer diversos brinquedos adaptados para alunos PCD, como balanços, skates, carrinhos, entre outros.
Projeto Ser Diferente é Normal
O município de Içara em Santa Catarina promove a inclusão de alunos portadores de deficiência da educação infantil, através de histórias, músicas, e bonecos.
O projeto é idealizado pela Associação Amigos da Inclusão do município de Içara que o realiza em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município.
A ideia de todo este projeto é a de conscientizar crianças, adultos e toda a sociedade e também promover o acolhimento e inclusão de colegas portadores de deficiência.
Unisinos e suas políticas de inclusão
Pensando agora em educação inclusiva e inclusão de alunos com deficiência em nível universitário, não podemos deixar de ressaltar o caso da Unisinos, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Através de seu comitê de acessibilidade e inclusão, a Unisinos busca se tornar referência e uma universidade cada vez mais inclusiva ao longo de sua trajetória.
Além de ações diretas promovidas pela universidade, como:
- Acolhimento
- Campanhas de conscientização
- Trabalho e acompanhamento psicológico
- Implementação de planos de acesso
- Contratação
- Permanência
- Oferecimento de Estágios
A Unisinos ainda promove cursos teóricos e práticos de extensão nos temas Práticas de Inclusão, Inclusão e Diferenças, além de fóruns e encontros sobre educação inclusiva.
Estratégias para promover a educação inclusiva
Agora que foram vistos alguns casos de projetos sociais voltados para a educação inclusiva e conscientização sobre o acolhimento e respeito à diversidade, é hora de serem analisadas algumas maneiras e estratégias pedagógicas que possam possibilitar esta inclusão em um ambiente escolar.
- Promoção de campanhas de conscientização.
- Conhecer as necessidades individuais de cada aluno.
- Realização de avaliações individuais.
- Investimento em tecnologia.
O investimento em tecnologia, por exemplo, pode ser responsável por personalizar o ensino e o aprendizado de cada aluno, o que por sua vez pode proporcionar uma educação mais humanizada, entendendo as individualidades e particularidades de cada aluno.
Ainda, este investimento, auxiliado de profissionais capacitados, bem-intencionados e de metodologias pedagógicas destinadas a estes alunos, a educação inclusiva tende a ser uma realidade em cada vez mais escolas, promovendo uma sociedade mais igualitária, justa, humanitária e respeitosa.
Por fim, a importância da educação inclusiva vai além de propor a escolarização de portadores de necessidades especiais. Incluir significa juntar, inserir, fazer parte de um certo grupo. A inclusão é uma oportunidade de convivência com a diversidade, para todos os alunos.
***
Da Redação.