Conheça São Paulo, seus lugares famosos e pitorescos, pedalando pela ciclofaixa de lazer

Há alguns anos, as ciclofaixas tem sido a rota principal de muitos paulistanos para o lazer. Muita gente também começou a usar a bicicleta como meio de transporte graças à segurança que pedalar aos domingos proporcionou. 

E, por isso, sugerimos alguns dos lugares mais interessantes para você conhecer durante a sua pedalada. Confira:

1 – No Centrão de SP

Começamos pelo coração da selva de pedras que, na verdade, tem muitos cantinhos acolhedores para estacionar a magrela e fazer aquela pausa delícia. Um deles é o Paribar, que fica na Praça Dom José Gaspar. Além de ter um menu com opções de brunch até às 16h20, eles dão desconto para ciclistas. Na região ainda está a Red Bull Station, que sempre tem programação cultural extensa.

O centro paulistano também é onde ficam vários pontos turísticos: do marco zero, a Praça da Sé, o Mosteiro de São Bento, o Teatro Municipal e o Largo São Francisco, para citar só alguns.

Estenda um pouco o pedal e siga até a Pinacoteca de São Paulo, veja qual exposição está rolando e, depois, relaxe em um cantinho do Parque da Luz. Precisa de cafeína para ganhar pique e subir para a Av. Paulista? Vá até o Café Girondino, um clássico da região central, ou peça por um cafezinho no Bar do Estadão – onde também dá para degustar o sanduíche de pernil, um dos mais clássicos de São Paulo.

Recomendamos fortemente também uma passada na Feira da Liberdade, bem ao lado da estação homônima de metrô. Prove quitutes orientais ou os sucos e tapioca baianos. Se estiver inspirado, vale passar em um mercadinho e levar algo para preparar o jantar.

2 – Na Av. Paulista

Avenida Paulista aberta para pedestres e ciclistas aos domingos. Foto: Conviva.

Com a Paulista Aberta aos domingos, a avenida se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade. Além das inúmeras possibilidades para curtir tudo ao ar livre – de food bikes até as bandas com um diferente estilo a cada esquina -, pequenas pausas podem ser feitas também nos estabelecimentos do local.

Um deles é a Reserva Cultural, recomendada para quem chegou cedo e precisa de um segundo café da manhã. O local tem quitutes típicos da França, como o croissant e o pão de amêndoas. Um bom café e um almoço leve você também encontra na Casa das Rosas, que sempre tem uma exposição interessante para visitar.

Caso o seu negócio seja um PF clássico, é obrigatório comer na lanchonete Puppy, próxima ao MASP. Opa, falando nele, confira a programação de exposições ou vá curtir o rico acervo de obras de arte do museu. Se estiver pela região ao anoitecer, o Mirante 9 de Julho é um ótimo local para bons papos, vista cosmopolita e um pôr-do-sol tranquilo.

Vale lembrar também que na Praça do Ciclista, próximo ao metrô Consolação, você encontra nossa tenda de empréstimo de bicicletas (que funciona das 9h às 16h) e a tenda do S.O.S. Bike com mecânicos que auxiliam os ciclistas com pequenos reparos. Eles também circulam por todo o percurso da CicloFaixa de Lazer.

3 – Na Zona Sul

Parque Ibirapuera eleito um dos melhores do mundo pelo The Guardian. Foto: Conviva.

Logo ao sair da região da Av. Paulista, o bar Veloso, no bairro da Vila Mariana, dá o ar das graças. O local tem a coxinha e as caipirinhas mais famosas da cidade.

Também temos 3 ótimos parques nessa região. O Parque Ibirapuera, Parque do Povo e o Parque das Bicicletas. Nesse último você encontra durante as ativações da CicloFaixa de Lazer uma de nossas tendas de empréstimo de bicicletas.

Seguindo para o Parque do Ibirapuera, a sorveteria Baccio di Latte, em Moema, certamente vai refrescar a pedalada em um dia de sol. Outras opções para se deliciar por ali são o Chico Hambúrguer, a Frutaria São Paulo e, já na região da Faria Lima, o Açaí Bar.

4 – Na ZL e na Zona Oeste

Estima-se que cerca de 20 mil pessoas passem pelo Parque nos finais de semana. Foto: Conviva.

A região Oeste tem como forte, para quem adora parques, o Villa-Lobos. Além do espaço para pedalar, o parque, localizado no alto de Pinheiros, aluga bikes, triciclos e até patins aos seus visitantes. É na Zona Oeste também que fica o Sesc Pompeia, complexo de entretenimento para todos os gostos: música, teatro e artes visuais, com uma lanchonete ótima para matar a fome.

Bem próximo ao metrô Barra Funda está também o Memorial da América Latina, um centro cultural que, além de artes em geral, também tem feiras de artesanato em sua programação.

Para quem mora perto da região da Penha, na Zona Leste, o Parque Linear Tiquatira é por onde toda a CicloFaixa  de Lazer percorre. Escolha uma entrada e se jogue para relaxar entre as árvores, curta uma das quadras poliesportivas ou aproveite as pistas para caminhada, corrida e ciclismo.

Com acesso pela ciclovia da Marginal, você também pode seguir pela CicloFaixa de Lazer Guarapiranga, chegando no Autódromo de Interlagos e na própria Represa Guarapiranga, onde acontece diversas atividades aos fins de semana.

5 – Na Zona Norte

A Pastelaria existe há mais de trinta anos no mesmo endereço. Foto: Divulgação.

Nas proximidades da Avenida Engenheiro Caetano Álvares, há inúmeras opções para uma refeição descontraída, com destaque para a Panetteria Zn e a Pastelaria Família Brasileira.

Pela CicloFaixa de Lazer, o acesso ao Sesc Santana é superfácil – vale conferir o que está rolando antes mesmo de sair de casa. O Parque da Juventude também é ótima opção de lazer, principalmente para quem ama fazer picnics.

É claro que essa lista é só uma amostra das possibilidades ao longo do percurso de tantos quilômetros a serem desbravados pelos paulistanos – seja de bike, skate, patins, triciclo ou a forma que você encontrou para se divertir.

***
Fonte: Movimento Conviva.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.