Colunistas - São Paulo São

São Paulo São Colunistas

Avenida Angélica, esquina com Martinico Prado, em Higienópolis. Foto: Hildegard Rosenthal,1940.Avenida Angélica, esquina com Martinico Prado, em Higienópolis. Foto: Hildegard Rosenthal,1940.

Tenho um postal guardado, pronto para uma moldura, com foto de um tempo que eu ainda não era gente, da mostra de Hildegard Rosental. A foto intitulada “O padeiro” foi clicada em 1940, na Avenida Angélica. Vê-se paralelepípedos molhados, a carroça do entregador de pães puxada por cavalo, o condutor com guarda-chuva, apenas dois carros negros nas ruas e o verde imperando por árvores, afinal era o que caracterizava as avenidas.

Conheça o aplicativo Malalai, que aproxima família e amigos para conectar e proteger as mulheres nas ruas. Imagem: reprodução. Conheça o aplicativo Malalai, que aproxima família e amigos para conectar e proteger as mulheres nas ruas. Imagem: reprodução.

Arquiteta e urbanista mineira, Priscila Gama, de 36 anos, sempre foi inconformada com a falta de segurança e liberdade das pessoas, especialmente das mulheres, para se locomover nas cidades brasileiras. “A gente é criada desde cedo para ter medo de andar sozinha na rua à noite, mas não deveria ser assim”, ela diz.

Um dos pulmões verdes de Lisboa, o Parque Eduardo VII tem jardins labirínticos vivos e o rio Tejo como pano de fundo. Foto: Morar em Portugal. Um dos pulmões verdes de Lisboa, o Parque Eduardo VII tem jardins labirínticos vivos e o rio Tejo como pano de fundo. Foto: Morar em Portugal.

Que tal nadar no Tejo, o famoso rio que banha Lisboa? Para quem tem como uma das referências o rio Tietê, no trecho que corta a cidade de São Paulo, a ideia não parece ser das mais empolgantes. Mas essa é uma das metas incluídas no programa oficial da Lisboa Capital Verde Europeia 2020 e que acaba de ser anunciado. A escolha de Lisboa aconteceu em 2018, em disputa com cidades da Bélgica e da Finlândia. Agora em 2019, é a capital norueguesa, Oslo, que carrega o título. Com a escolha de Lisboa para 2020, é a primeira vez que uma cidade do sul da Europa recebe o European Green Capital Award, da Comissão Européia, que até então era quase que exclusivo dos países do norte do continente.

Na Baixada Santista, o VLT anda num leito que já existia, quase como um trem, ligando Santos a São Vicente, com grama entre os trilhos. Foto: EMTU.Na Baixada Santista, o VLT anda num leito que já existia, quase como um trem, ligando Santos a São Vicente, com grama entre os trilhos. Foto: EMTU.

O  VLT, o Veículo Leve sobre Trilho, está em alta. O antigo bonde se modernizou e hoje é a solução silenciosa e não poluidora que 2300 cidades ao redor do mundo estão adotando para a circulação de pessoas.

Tenho o privilégio de não precisar fazer grandes, obrigatórios e cotidianos deslocamentos pela cidade. Foto: Shutterstock.Tenho o privilégio de não precisar fazer grandes, obrigatórios e cotidianos deslocamentos pela cidade. Foto: Shutterstock.

Uma pesquisa feita pelo Ibope em parceria com a Rede Nossa São Paulo em setembro de 2019 revelou que o tempo médio diário de deslocamento dos paulistanos para realização de sua principal atividade é de 1h47min (multiplicando por duzentos e sessenta, número aproximado de dias úteis do ano, temos  263h40min, o que equivale a quase vinte dias inteiros). Três meses antes, em visita ao Brasil, a líder global de Marketing e Parceria do Waze, Erin Clift, já havia afirmado que "São Paulo tem o sétimo pior trânsito do mundo”, avaliação confirmada no mês passado por um levantamento da britânica Mister Auto, uma das maiores revendedoras de peças de carro do mundo.

Salão de beleza é como farmácia. Existem aos milhares neste país. Um simples corte de cabelo pode custar de R$ 10,00 a R$ 500,00 ou mais, dependendo do profissional que opera a tesoura.

Alguns salões são verdadeiros templos. Pé direito altíssimo, espelhos importados, dezenas de assistentes, decoração “assinada” e um conjunto de acessórios que pode transformar um simples cuidado com a aparência em um desembolso de cifras estratosféricas.

APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio