Chico, o filme: oportunidade para ver mais o homem do que o artista - São Paulo São


Chico Buarque de Hollanda está à vontade no documentário em cartaz nos cinemas de todo o País. Falante, desenvolvo e sincero, passa a limpo a sua carreira e boa parte de sua vida.

Em quase duas horas, o documentário privilegia as manifestações do cantor-escritor que solta o verbo como se estivesse conversando com cada um dos espectadores no sofá do seu apartamento na cidade maravilhosa.

O filme resgata cenas dos festivais da canção e de suas apresentações em shows com Caetano Veloso e Gilberto Gil; trechos do período em que, por razões políticas, ele morou na Itália, mais registros bem humorados de histórias com João do Vale e, ainda, depoimentos de Ruy Guerra, Hugo Carvana, Edu Lobo, Miúcha  e Maria Bethânia.

As rugas e olhos azuis estão presentes o tempo todo, como também o sorriso e a leveza de um brasileiro que vive só, e que está aprendendo, como avô dedicado, a se relacionar pessoal e musicalmente com a trupe de netos.

Como um show dividido, as músicas que compõem a trilha sonora são interpretadas por consagrados nomes da MPB e por outros desconhecidos do grande público, como duas patrícias portuguesas. Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Mônica Salmaso, Adriana Calcanhoto, Mart’Nália, Péricles, dentre outros, emprestam as suas vozes para as suas maravilhosas canções.

Cada vez mais escritor, Chico encontra-se feliz e vivendo do presente. Para quem conhece as suas letras, as suas sensíveis e engajadas canções, o documentário é uma oportunidade de ver mais o homem do que o artista. Por aqui, fico. Até a próxima.

Ficha Técnica

Título: 'Chico – Artista Brasileiro'.
Diretor: Miguel Faria Jr.
Gênero: Documentário.
Produção: Brasil.
Duração: 116 minutos.
Classificação: livre.
Trailer: https://youtu.be/tmX0SU_4hU4

***
Leno F.Silva é diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio