A sua vida no ritmo certo, sem efeito colateral - São Paulo São


Uma forte chuva no final da tarde desta segunda-feira provocou uma situação caótica na região central de São Paulo, próximo a Higienópolis, Consolação e Baixo Augusta.

Menos de meia hora de tempestade de granizo, ventania e volume de água intenso resultaram na queda de árvores e galhos, o que impossibilitou o tráfego de ônibus e automóveis em importantes ruas e avenidas desses bairros.

Além dessas consequências, devido à quebra de fios, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido por várias horas. Verifiquei que equipes do Corpo de Bombeiros trabalhava simultaneamente nos pontos afetados e profissionais da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego orientavam os usuários.

Por volta das 18 horas, enquanto passava pela Rua Caio Prado, em frente ao quiçá Parque Augusta, moradores antecipavam a tarefa dos especialistas em cortar árvores a fim de acelerar a liberação da via para os veículos.

Em função do alagamento de parte das plataformas do Terminal Bandeira, a circulação de ônibus travou, impedindo o vai e vem dos coletivos. Diante dessa situação e cansados de esperar, os potenciais passageiros decidiram fazer uso da caminhada para chegar aos seus destinos.

Por conta de um fator externo, neste caso a força da natureza, a cidade foi surpreendida, e as suas consequências se espalharam em várias direções, exigindo medidas imediatas e sincronizadas para minimizar os danos, a fim de que a vida na metrópole voltasse a fluir.

Com cada um de nós também pode acontecer o mesmo, porque estamos o tempo todo expostos a fatores externos. Por isso é fundamental que quando situações de fora resolverem te visitar tenha sabedoria, equilíbrio e tranquilidade para acionar rapidamente os seus recursos a fim de que você possa recolocar a sua vida no ritmo certo e, de preferência, sem qualquer efeito colateral. Por aqui, fico. Até a próxima.

Obs.: Fiquei sabendo que ao menos 180 árvores caíram depois da chuva em São Paulo, o que exigirá mais alguns dias de trabalho de dezenas de profissionais para que a cidade volte a fluir normalmente.

***
Leno F.Silva é diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas.
 


APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio