Canto e dança libertadores - São Paulo São

Assistir ao musical “Voz Própria”, na Penitenciária Feminina da Cidade de São Paulo, foi uma experiência emocionante, que jamais esquecerei.

Fruto da parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e a Penitenciária Feminina da Capital, o projeto do Coral USP dirigido por Carmina Juarez, reúne reeducandas de diferentes nacionalidades para interpretar canções Zulu, americana e brasileira.

Na capela adaptada para sala de espetáculo, as trinta cantoras tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos em vozes, coros e danças.

Com um repertório eclético tanto quanto as histórias de vida de cada uma, por cerca de 1h30 a plateia - composta por amigos, familiares e funcionários -, teve a possibilidade de apreciar as belezas das interpretações.

Com o microfone nas mãos e as vozes conectadas diretamente aos corações, as reeducandas, enquanto cantavam e dançavam, exercitavam ser livres, mesmo vivendo em um regime prisional fechado.

Tomei contato com esse projeto desde o início, e sei do profundo respeito e da confiança estabelecidos entre todos os participantes nesses dois anos de vivências e de relacionamentos vida a vida, sem qualquer tipo de julgamento, utilizando a música e a dança como mecanismos para acessar e fazer aflorar as humanidades de cada pessoa.

Que bom que um documentário está sendo produzido. Assim a riqueza dessa vivência poderá alcançar outros ares e levar as vozes dessas mulheres para distintos espaços e, quiçá, para o mundo inteiro. Por aqui, fico. Até a próxima.

Voz Própria
Reeducandas, Trinta Mulheres – Cantoras.
Piano e violão: Thomas Muciacito.
Percussão: Claudio Martins.
Cenogrofia: Juliana Rizzo e Carmina Juarez.
Figurino: Juliana Rizzo.
Produção: Lu Gallo.
Direção geral: Carmina Juarez.

***

Leno F. Silva é diretor da LENOorb - Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Escreve às terças-feiras no São Paulo São.


APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio