Homenagem à diva Laura Cardoso - São Paulo São

Segundo o Dicionário do Aurélio, Ocupação é derivação feminina singular do verbo Ocupar, e significa: 1. Tomar posse de; 2. Estar de posse de; 3. Preencher, encher, estar; 4. Instalar-se em; e 5. Morar, habitar. Em tempos recentes, vivemos ocupações de escolas públicas, num movimento grandioso contra as reformulações que a Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo queria impor ao ensino, sem uma reflexão mais abrangente envolvendo todas as partes interessadas, em especial os alunos.

Antes desse termo se popularizar, o Itaú Cultural encontrou nele a melhor forma de homenagear os nossos artistas de variadas expressões.

Quem está ocupando o 1º andar do prédio da Av. Paulista, numa retrospectiva que registra mais de 70 anos de carreira é a atriz Laura Cardoso, nascida no Bixiga, e que completará 90 anos em 13 de setembro próximo. 

Laura sempre quis ser atriz. Dedicou sua vida aos estúdios dos rádios, aos palcos de teatro e aos sets de novelas e de cinema, contabilizando centenas de trabalhos e dezenas de prêmios.

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.


Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

 

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.A exposição é bem organizada, e há necessidade de percorrê-la sem pressa, para mergulhar nos universos de Laura, e revisitar os seus personagens inesquecíveis.

Vale também ler o caderno especial da Ocupação, com mais de 60 páginas, o qual traz curiosidades como, por exemplo, a que revela que em período bicudo e de grana curta, Laura fez dublagens de filmes, séries e desenhos. É sua a voz de Betty Rubble, a moreninha de “Os Flintstones”. Além da exposição e do programa, há o site da Ocupação

Então, aproveite os próximos dias de abril para visitar a Ocupação Laura Cardoso. Lá a diversão é garantida e não há risco de repressão policial. Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço

Ocupação Laura Cardoso
Itaú Cultural - Espaço expositivo (piso 1).
Av. Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo, SP.
Até 30 de abril de 2017.
Visitação: terça a sexta, das 9h às 20h (permanência até as 20h30).
Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb - Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Escreve às terças-feiras no São Paulo São.

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio