As oscilações de temperatura e os nossos cuidados internos imprescindíveis - São Paulo São

Nesses primeiros dias de inverno o movimento tem sido semelhante. Amanhece cinza e frio, depois o sol aparece e o azul vibra no céu e, ao cair da tarde, o frescor retorna e a temperatura cai significativamente durante a noite e a madrugada.


Não por acaso, nesse período, ficamos mais suscetíveis e os vírus nos atacam. Os resfriados são mais comuns, assim como crises de tosse e outros problemas respiratórios.

Embora saibamos com antecedência, essa atmosfera mutável, a qual em 24 horas provoca tantas transformações no tempo, nem sempre conseguimos preparar o nosso corpo e a nossa mente para enfrentar as mudanças externas.

Estar firme e pronto para lidar com as oscilações da vida é o principal desafio que cabe a cada um de nós. Fortalecer a mente, nutrir a alma, alimentar tudo o que faz sentido é um exercício contínuo. Acordar, dormir; refletir, escolher, decidir, agir; olhar para dentro e para fora; compreender o que acontece para além do próprio umbigo; interagir, perceber e reconhecer os outros e que todos nós estamos ligados.

Outro exercício necessário e permanente é saber enfrentar as diferenças. Respeitar as diversidades, se colocar no lugar dos outros; evitar o julgamento precipitado; ouvir com o coração e escutar verdadeiramente.

Há situações que o melhor a fazer é ficar calado, e deixar que o silêncio indique os caminhos a percorrer. Quando os desejos são sinceros e os propósitos verdadeiros, tudo flui com leveza e naturalidade.

Hoje, como todos os dias, o convite é viver o presente na sua integridade, segundo a segundo, sem deixar escapar ou fugir das decisões importantes, lembrando que  nessa existência tudo é fundamental e cada um de nós é imprescindível, sempre!  Por aqui, fico. Até a próxima.

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb - Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Escreve às terças-feiras no São Paulo São.


-->