A Garota de Ipanema e a bossa nova estão em São Paulo - São Paulo São

O musical enfoca as histórias e os grandes clássicos da bossa nova com elenco que inclui Fabi Bang, Myra Ruiz e Claudio Lins. Foto: Caio Gallucci / Divulgação.O musical enfoca as histórias e os grandes clássicos da bossa nova com elenco que inclui Fabi Bang, Myra Ruiz e Claudio Lins. Foto: Caio Gallucci / Divulgação.O gênero musical imortalizado pela voz e pelo rigor técnico de João Gilberto, com o seu famoso banquinho e violão, e que conquistou o mundo inteiro transformando “Garota de Ipanema” em uma das canções mais tocadas, está visitando a cidade de São Paulo.

Quem quiser conhecer um pouco das histórias e algumas de suas curiosidades, programe-se para assistir “Garota de Ipanema - O Musical da Bossa Nova”, em cartaz no Teatro Opus, do Shopping Villa Lobos. A peça tem narrações e imagens que representam toda a história da Bossa Nova e a sua importância para a nossa música. 

Entremeando as canções são contadas histórias desta turma de jovens da zona sul do Rio de Janeiro, que no final dos anos 50, juntou-se em apartamentos para poder cantar e tocar samba de um novo jeito; e com isso, acabaram criando um gênero musical que influenciou, e influencia, a música brasileira e dos outros países.

Entre atores-cantores e a banda, são 14 profissionais no palco. A cenografia e a iluminação são simples, funcionais, porque o que realmente importa são os sucessos e os fatos que sustentam a construção do espetáculo.

Em 90 minutos divididos em dois blocos distintos com intervalo de 15 minutos, semelhante ao que ocorre numa partida de futebol, a trupe de quatro marmanjos e de seis garotas alterna-se em papéis distintos para dar vida aos personagens conhecidos de quase todos os que estão na plateia, e cada um empresta a sua voz para as canções que mais se adéquam aos seus timbres e fôlegos.

No primeiro tempo, tudo é mais “pastel”, como demonstra o figurino predominantemente bege e branco. Na segunda etapa, com o samba apimentando o movimento que nasceu na Zona Sul carioca, tons quentes inundam as vestes, as vozes, e a atmosfera do espetáculo.

Se houvesse uma pista de dança, muito provavelmente seria possível resgatar os conhecidos bailinhos que fizeram sucesso nas décadas de 1970 a 1980, pelo menos para quem já passou dos 50 anos. Para a temporada em São Paulo, decidimos colocar a música à frente da ficção, como um musical show. Temos uma nova equipe criativa, mantendo a essência da bossa nova no espetáculo.”, conta a produtora Aniela Jordan.

Como entretenimento o musical funciona bem e atrai um público variado, desde a turma das antigas, que tem muitas vivências tendo o gênero como trilha sonora, até a juventude que não sabe, por exemplo, quem foi Tom Jobim, Vinicius de Morais, Nara Leão, apenas para citar alguns dos ícones Bossa-novistas.

Mergulhe nesse gênero musical genuinamente brasileiro que encantou os mais rigorosos intérpretes de diferentes países. Bossa Nova é Made in Brazil, e agora habita a nossa Sampa. Emocione-se enquanto é tempo. Por aqui, fico. Até a próxima!

Musical 'Garota de Ipanema' revê história e facetas da bossa nova. Foto: Caio Gallucci / Divulgação.Musical 'Garota de Ipanema' revê história e facetas da bossa nova. Foto: Caio Gallucci / Divulgação.

Serviço

Garota de Ipanema - O Musical da Bossa Nova
Texto: Rodrigo Faour e Sergio Módena.
Direção: Sergio Módena.
Direção musical: Delia Fischer.
Coreografia: Roberta Serrado.
Cenário: André Cortez.
Figurino: Kika Lopes.

Teatro Opus - Shopping Villa Lobos, Avenida das Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros.
Duração: 90 minutos.
Classificação etária: Livre.
Em cartaz até 10 de dezembro de 2017.
Assista o medley do espetáculo Garota de Ipanema, o Musical da Bossa Nova.

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb - Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Escreve às terças-feiras no São Paulo São.

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio