Drama e romance revelam com humor, nossas imperfeições para lidar com eventos comuns - São Paulo São

Dois filmes europeus em cartaz. Duas produções que tratam das relações entre amigos e casais nos dias de hoje, revelando quão imperfeitos somos diante dos acontecimentos mais comuns.

Sally Potter faz retrato afiado da elite política britânica em “A Festa”. Foto: Divulgação.Sally Potter faz retrato afiado da elite política britânica em “A Festa”. Foto: Divulgação.

Em “A Festa”, produção da terra da rainha em parceria com a Irlanda do Norte, Janet (Kristin Scott Thomas), indicada futura ministra da saúde britânica, reconhecida como feminista de esquerda, decide celebrar a conquista no seu apartamento com os amigos mais próximos. Esse encontro festivo, aos poucos, traz à tona revelações, as quais suscitam intrigas, ressentimentos e incontroláveis emoções, algumas inimagináveis. Em cenário reduzido, a câmera acompanha as idas e vindas dos personagens pela casa e o filme dá foco primordial aos diálogos cheios de ironia.

É um divertido olhar sobre a elite intelectual e política britânica (o título original, The Party, pode significar tanto “festa” quanto “partido”), no qual a diretora Potter opta por uma bela fotografia em preto e branco e por um formato teatral. A tragicomédia inteligente, revela, aos poucos, as facetas, as atitudes e os segredos de cada personagem nesse mundo que se transforma a cada instante, e nos coloca diante de novas respostas e comportamentos surpreendentes para situações atuais, como questões de gênero, de orientação sexual e de fidelidade amorosa.

 O ator Daniel Auteuil volta a dirigir um longa, depois de cinco anos. Foto: Divulgação. O ator Daniel Auteuil volta a dirigir um longa, depois de cinco anos. Foto: Divulgação.

Já em “A outra mulher”, comédia romântica, produção francesa, mostra a vida em cores vibrantes de dois casais: o primeiro, o marido Daniel (Daniel Auteuil) e a mulher Isabelle (Sandrine Kiberlain) têm um relacionamento “estável” e já adaptado à rotina sem pimenta nem temperos; o segundo é formado por um homem maduro Patrick (Gérard Depardieu), que se separou porque se apaixonou por uma mulher bem mais jovem, Emma (Adriana Ugarte), cuja beleza e sensualidade despertam, desde o primeiro momento, os desejos mais escondidos do seu melhor amigo.

Os conflitos e os desejos despertados no marido ao conhecer a jovem namorada do seu amigo desde o ginásio se resolvem no seu imaginário, e oferecem à plateia a oportunidade de vivenciar e percorrer com ele as angústias, as reflexões, e as experiências mentais no percurso entre o “real” e o imaginado, por meio dos quais o personagem tem a oportunidade de avaliar as perdas e os ganhos para, no final, decidir-se com equilíbrio e com os pés no chão.Por aqui, fico. Até a próxima. 

Serviço:

A festa

Nacionalidade: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
Direção: Sally Potter.
Elenco: Kristin Scott Thomas, Bruno Ganz, Emily Mortimer, Patricia Clarkson, Cherrey Jones, Cillian Murphy, Timothy Spall.
Gênero: Drama, Comédia.
Duração: 75 minutos.
Trailler: https://youtu.be/uZ6kTYV8GVQ

A outra mulher

Nacionalidade: França.
Direção: Daniel Auteuil.
Elenco: Daniel Auteuil, Gérard Depardieu, Adriana Ugarte.
Gênero: Comédia, Roma.
Trailler: https://youtu.be/KA9PvbT45BM

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb - Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Escreve às terças-feiras no São Paulo São.

 



-->