Brasil: um país que precisa ser redescoberto - São Paulo São

O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Foto: TSE / Divulgação.O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Foto: TSE / Divulgação.

Outubro será inesquecível. Neste ano as eleições para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais ocorrerão no mesmo mês, e já sabemos que o futuro mandatário eleito descontentará cerca de 50% da população - como tem acontecido desde a redemocratização.

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.

O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Faz já tempo que o país está dividido. As escolhas e os modelos de desenvolvimento implantados desde o descobrimento sempre privilegiaram uma parcela da população em detrimento da outra.

Somos uma nação gigante, diversa, com características geográficas variadas. Foto: Chico Batata / Portal Amazônia – Shutterstock.Somos uma nação gigante, diversa, com características geográficas variadas. Foto: Chico Batata / Portal Amazônia – Shutterstock.

Somos uma nação gigante, diversa, com características geográficas variadas; recursos naturais abundantes e um povo que mistura características culturais e necessidades tão distintas quanto aquelas encontradas em países como, por exemplo, os da União Europeia.

Apesar de falarmos a mesma língua, às vezes são necessários glossários para entender o que se diz nas diferentes regiões, e nos mais de 5.000 municípios desta terra abençoada por Deuses, mas que ainda não foi redescoberta pelos seus habitantes.

Dessa forma, mostra-se como via irremediável para o resgate do significado clássico de política, como forma de participação popular na melhoria da coletividade, a participação consciente e pujante da sociedade, não apenas nas eleições, mas nos vários momentos cruciais que a sociedade vivencia. 

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Foto: Getty Images.Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Foto: Getty Images.

Enquanto não nos reconhecermos como cidadãos de um mesmo lugar, valorizarmos as nossas diferenças, e que somos todos responsáveis por encontrar, pacificamente, mecanismos e formas de convivência com justiça social e respeito à dignidade da vida de todas as pessoas, seremos reféns da visão maniqueísta que nos distancia uns dos outros, e só beneficia uma parcela restrita que detêm poderes e os manipula ao seu bel prazer. Por aqui, fico. Até a próxima.

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb - Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Escreve às terças-feiras no São Paulo São.



-->