Inspirações para a construção de um mundo melhor - São Paulo São

Para quem exerce a arte de escrever, a inspiração deve ser permanente. Contudo, existem momentos em que ela escapa; se esconde, e deixa de ser algo natural, quase instantâneo.

Quando existe o compromisso e a responsabilidade em produzir um texto inédito, não há desculpa. Deve-se revirar a cachola e encontrar as ideias para fazer nascer, no meu caso, a crônica da semana.

Ser escritor é uma atividade como qualquer outra. Escrever exige disciplina, vontade, responsabilidade, transpiração e foco, além de talento para organizar e dar sentido aos pensamentos e as palavras.

O escritor é não apenas o indivíduo capaz de exprimir a sua originalidade, mas alguém desempenhando um papel social, ocupando uma posição relativa ao seu grupo profissional e correspondendo a expectativas dos seus leitores. 

No meu caso, esse exercício voluntário, que escolhi desempenhar há mais de 10 anos, com o passar do tempo se transformou em uma das atividades mais prazerosas da minha vida.

Na fase atual das “Outras Impressões da Terça” (que publico aqui), qualifiquei o que vislumbro com esse exercício literário: oferecer, com humildade e apreço, inspirações para a construção de um mundo melhor, principalmente porque seremos cada vez mais nutridos e influenciados pelas redes sociais e pelas comunicações digitais.

Nesse contexto em que as conexões estão cada vez mais presentes, por meio dos nossos talentos individuais e diversos, temos condições de transformar realidades pessoais e coletivas, desde que assumamos os papéis de agentes ativos dispostos a fazer e a participar das mudanças necessárias para a construção de uma sociedade que é complexa e interdependente.

Viver é simples, mas é um processo sistemático e incansável que exige de nós inspiração, humanidade, coragem e muita transpiração. Por aqui, fico. Até a próxima.

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb - Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Escreve às terças-feiras no São Paulo São.

 



-->