É tempo de nutrir as amizades, os vínculos e as relações - São Paulo São

Falta muito pouco para 2019 acabar, e para o novo ano começar. Contudo, vale lembrar que o processo de fim e de começo é permanente, ocorre a cada segundo, e tudo passa e se transforma: a dor, a alegria, a chuva, o tempo, o amor, e mais uma infinidade de sentimentos e de situações.

Por isso é importante ficar atento a tudo o que nos acontece, e principalmente ficar ligado aos pensamentos, às fragilidades, aos bloqueios e as circunstâncias externas as quais nos impedem de mudar e agir agora, sem postergar.

Nessa época do ano em que o apelo comercial é forte, talvez seja mais valioso nutrir as amizades, as relações, os vínculos; celebrar a vida com sinceridade e reservar espaço para estar com as pessoas que fazem sentido em nossas vidas.

O ex-presidente norte-americano Calvin Coolidge (1872-1933) dizia que "o Natal não é uma época do ano ou uma temporada, mas um estado de espírito. Compartilhar paz e boa vontade, ser abundantemente misericordioso é possuir o verdadeiro espírito de Natal".

O Presidente americano Coolidge e a árvore da Natal nos jardins da Casabranca em Washington no ano de 1923. Foto: White House History. O Presidente americano Coolidge e a árvore da Natal nos jardins da Casabranca em Washington no ano de 1923. Foto: White House History.

Nas ruas das cidades o que se vê nesse período, além do movimento do comércio, dos enfeites natalinos, das confraternizações de amigos, é um desejo das pessoas de cultivar as suas melhores qualidades.

E vale a pena não esquecer que mudar e transformar são exercícios permanentes e necessários para que possamos lidar com as situações novas de cada segundo, e com as antigas que nos impedem de construir o presente com leveza, afeto e responsabilidade.

A fé no ser humano, mais do que nunca, é imprescindível para coexistirmos em sociedade em São Paulo, no Brasil e em qualquer lugar do mundo. Que cada um de nós se conecte com essa energia, agora e sempre, e a faça vibrar de dentro para fora como o pulsar do coração. 

Desejo a todos os leitores um feliz ano novo!

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb - Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Escreve às terças-feiras no São Paulo São.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio