Então, é Natal. O descanso é um presente - São Paulo São

A data marca o solstício de inverno e foi adotada pela Igreja Católica no século 3 durante o Império Romano para os povos pagãos se converterem ao catolicismo. 

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus.

Estudiosos afirmam que a figura de Papai Noel, bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d. C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

Pois bem. Recentemente o Facebook me “presenteou” com um vídeo no qual reuniu os meus melhores momentos deste ano.

A lógica de escolha das fotos dessa empresa de Rede Social levou em conta a audiência, ou seja, as imagens mais curtidas na minha linha do tempo.

Aproveitei esse fato e fiz o meu filme mental, visto que já estamos em clima de Papai Noel, como diz aquela canção “inesquecível” interpretada pela Simone: "Então é Natal!"

E como neste ano as Boas Festas e o Réveillon serão em finais de semana prolongados, o que garantirá quatro dias de descanso em cada uma das datas festivas, é provável que as celebrações sejam mais saborosas.

Lago do Parque Ibirapuera iluminado. Foto: Silvio Tanaka.Lago do Parque Ibirapuera iluminado. Foto: Silvio Tanaka.

Alguns até poderão emendar os dois feriados e engrenar um período bastante satisfatório para confraternizar, só retornando ao batente na segunda semana de Janeiro.

Diante dessa possibilidade, independente do tempo de folga, e das escolhas do que fazer e para festejar, o caminho sensato é cuidar daquilo que temos controle: emoções, sentimentos, e decisões, mas sem deixar de olhar e levar em conta os fatores externos, porque tudo está conectado o tempo todo.

Com fé, confiança e equilíbrio, em 2019, continuarei nutrindo relações individuais e coletivas verdadeiras, por meio das quais tenha a oportunidade de alimentar a minha existência, e colaborar para que, apesar dos fatos já sabidos, o Brasil seja mais digno, solidário, próspero e pacífico para mim e para nós todos.

Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países

- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz). 

Por aqui, fico. Até a próxima.

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb - Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Escreve às terças-feiras no São Paulo São.