Parabéns, São Paulo! - São Paulo São

Nesta sexta-feira, São Paulo faz 465 anos de vida. Para celebrar o seu aniversário, essa metrópole agitada, diversa e cheia de contrastes, está prevista uma programação variada sob a responsabilidade da Prefeitura e de outras instituições culturais existentes aqui, as quais visam agradar os distintos gostos e as preferências da nossa gente.

O dia do aniversário de São Paulo é comemorado em 25 de Janeiro, data em que foi celebrada a primeira missa no então planalto de Piratininga, terra escolhida pelos padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega para iniciar o processo de catequização dos índios.

Pois estou curioso para saber qual será o tamanho do tradicional bolo servido no Bixiga, com a certeza de que independente da sua extensão, o seu consumo ocorrerá em apenas alguns segundos, como acontece há muitos anos.

Também aguardo a final da Copinha, disputa tradicional de futebol que acontece no majestoso Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembú. Torço para que vença o melhor time, que as torcidas saibam respeitar a competição, e que a violência não ocupe espaço nas arquibancadas, nem dentro das quatro linhas do gramado.

É provável que muitos paulistanos emendem o final de semana por ser o último de férias escolares, e decidam fugir da cidade para destinos próximos ou mais distantes, dependendo das condições financeiras e dos desejos de cada um.

Ao meu ver, o melhor presente que podemos dar à São Paulo é usufruir de tudo o que ela nos oferece. Foto: Urbzy.Ao meu ver, o melhor presente que podemos dar à São Paulo é usufruir de tudo o que ela nos oferece. Foto: Urbzy.

Eu já decidi. Ficarei em Sampa e farei o que gosto: caminhar, me exercitar, cozinhar, beber com moderação, ver filmes no cinema e em casa e, se coincidir, encontrar amigos para conversar.

Ao meu ver, o melhor presente que podemos dar à São Paulo é usufruir de tudo o que ela nos oferece; cuidar dos seus patrimônios artísticos, e arquitetônicos; frequentar e valorizar os seus parques, museus; e teatros; transitar em paz pelas suas ruas, praças, avenidas; e, em qualquer hora, interagir respeitosamente com todos os que vivem nesta cidade maravilhosa. Parabéns, e até a próxima.

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb - Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Escreve às terças-feiras no São Paulo São.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio