Sejamos IncaEmpreendedores! - São Paulo São

Mapa do Império Inca. Imagem: Museu do Peru.Mapa do Império Inca. Imagem: Museu do Peru.Atualmente fala-se tanto sobre cidades inteligentes, sustentabilidade, inovação, economias: criativa, compartilhada, colaborativa, verde... Produtos orgânicos, negócios de impacto social, mobilidade urbana, política participativa.

Pude comprovar novamente que uma cultura extremamente organizada e evoluída Máscara de ouro Inca. Foto: Arts Review.Máscara de ouro Inca. Foto: Arts Review.praticava tudo isso com excelência há muitos séculos: a civilização Inca!

O Império Inca (1438 – 1533) foi um Estado criado pela civilização inca, resultado de uma sucessão de civilizações andinas e que se tornou o maior da América pré-colombiana. Essa cultura foi uma rede de conhecimentos artísticos, científicos e tecnológicos de seus antepassados.

A base do império Inca era o coletivismo, ou seja, o indivíduo era membro do grupo, apesar de existir uma hierarquia na sociedade. Devido ao seu governo centralizado, a organização social do império inca é frequentemente comparada àquela idealizada por governos socialistas. 

Os Incas eram agricultores, guerreiros, sacerdotes e industriais. Administravam, praticavam políticas e obras públicas, faziam alianças. O comércio propiciou a unificação e integração entre as províncias, as terras eram divididas conforme o tamanho das famílias, a base da alimentação era batata, milho e carne de llama.

A economia inca era baseada no trabalho coletivo e adaptado à idade de cada um. O alicerce da economia era a agricultura, principalmente no cultivo de batatas, milho, pimentas, algodão, mandioca, amendoim, batata doce, entre outros tipos de grãos e vegetais, desenvolvida especialmente na zona montanhosa dos Andes - o que permanece forte na América Latina até hoje. Lavouras se estendiam por encostas íngremes, com o sistema de terraços – espécie de degraus construídos com paredes de pedras - e curvas de nível para o sistema de irrigação. 

Os Incas eram agricultores, guerreiros, sacerdotes e industriais. Imagem © Bernard Duchesne.Os Incas eram agricultores, guerreiros, sacerdotes e industriais. Imagem © Bernard Duchesne.

Não existia uma unidade monetária na civilização inca. O comércio funcionava a partir do escambo. As trocas podiam ser entre diferentes mercadorias, entre serviços ou alimentos. As sementes de cacau possuíam um alto valor comercial na civilização Inca.

Os incas eram donos de um rico artesanato em cerâmica, produziam esculturas de madeira, tecidos finos e objetos de metal. A música também fazia parte da cultura artística dos incas que produziam e utilizavam uma variedade de instrumentos musicais o que incluia vários tipos de flautas e trompetes, feitos de conchas marinhas ou cerâmica, por exemplo.

Os Incas desenvolveram técnicas avançadas, plantio feito em terraços, curvas de nível como sistema de irrigação. Foto: Farming Guide. Os Incas desenvolveram técnicas avançadas, plantio feito em terraços, curvas de nível como sistema de irrigação. Foto: Farming Guide.

Os Incas eram donos de um rico artesanato em cerâmica, madeira, tecidos finos e objetos de metal. Foto: Os Incas eram donos de um rico artesanato em cerâmica, madeira, tecidos finos e objetos de metal. Foto:

Sugiro que políticos, economistas, executivos, empresários e mulheres empreendedoras pesquisem e conheçam um pouco dessa fascinante cultura e possam viver experiências ricas para saber que, através da história dos Incas, temos boa parte da solução dos problemas que vivenciamos hoje.

Panorama da fortaleza Sacsayhuaman com a cidade de Cusco ao fundo. Cusco era a capital do antigo Império Inca, até ser tomada pelo Império Espanhol. Foto: Wikipedia / Reprodução.Panorama da fortaleza Sacsayhuaman com a cidade de Cusco ao fundo. Cusco era a capital do antigo Império Inca, até ser tomada pelo Império Espanhol. Foto: Wikipedia / Reprodução.

***

Luís Cláudio SP, é publicitário, idealizador do projeto AL+ que é um contraponto positivo da América Latina por meio da cultura, criatividade, inovação e empreendedorismo latino-americano. Escreve quinzenalmente no São Paulo São.

http://maisalmais.com/news/http://maisalmais.com/news/



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio