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"O direito à cidade é muito mais do que a liberdade individual

e o acesso aos recursos urbanos, é o direito
de nos transformarmos a nós mesmos
ao mesmo tempo que transformamos a cidade".
David Harvey, The right to the city

"O Estado não deve desempenhar funções
que pertencem aos indivíduos e à sociedade,
sobretudo quando se apropria de atividades
não para as fazer funcionar melhor,
mas para aumentar o seu poder."
António Teixeira Fernandes

Os partidos da esquerda parlamentar, os ativistas e os movimentos sociais comprometidos com a defesa de uma sociedade civil plenamente desenvolvida onde predomine uma cidadania ativa, responsável e emancipada, devem unir esforços no sentido de ampliar os mecanismos democráticos à escala municipal, debatendo e propondo medidas que visem a revitalização da participação política e cultural enquanto ação coletiva do direito à cidade.

1 – Estas duas dimensões do urbanismo e da democracia contemporânea — a do direito à cidade e a da política dos comuns — assumem hoje uma importância redobrada dada a encruzilhada em que nos encontramos enquanto cidadãos do mundo, mas acima de tudo enquanto cidadãos que habitam um determinado território geográfico. A importância da cidade é historicamente inestimável, pois não há política sem cidade, não há história sem a história da cidade e, nesse sentido, a cidade é a maior forma política da história.

2 – Afirmar o direito à cidade equivale a afirmar o direito à cultura, o direito à participação e à construção da vida pública – fazer cidade –, pois sem cidade não há cultura e vice-versa. Portanto é também este binômio cidade-cultura que nos interessa particularmente, ou trinômio: cidade-cultura-cérebro (consciência e processo de individuação coletiva e psicológica), que aliás hoje tem de contar ainda com a esfera cibernética, isto é, com o ambiente tecnológico em que estamos imersos e que nos afeta constantemente na era da ubiquidade computacional. A este propósito, não esqueçamos o que dizia Marshal Mchluan – que os media (as tecnologias de comunicação e informação em geral) agem como extensões do nosso sistema nervoso central. O modelo computacional das Smart Cities, é já hoje o paradigma dacomputação urbana e do controle dos fluxos de informação entre cidadãos-cyborg e a Internet das coisas impregnada na cidade.

3 – Dito isto, comecemos, em jeito de diagnóstico, por uma afirmação de Edgar Morin: “Quando um sistema é incapaz de tratar os seus problemas vitais, se degrada ou se desintegra ou então é capaz de suscitar um meta-sistema capaz de lidar com seus problemas: ele se metamorfoseia”. Esta metáfora da “metamorfose” é útil para sublinhar a encruzilhada em que nos encontramos na atualidade, depois de décadas de globalização financeira, econômica e cultural, neoliberalismo, privatizações, desregulamentação dos mercados, militarização, vigilância e controle biopolítico, despolitização em larga escala, crise&troika, antropoceno, capitaloceno, alterações climáticas, TTIP, automatização e desemprego galopante, terrorismo e Estados de exceção (que segundo Giorgio Agamben são a forma moderna de Estado)…

4 – Em suma, ou nos metamorfoseamos ou desaparecemos, ou seja, ou nos rendemos à barbárie ou avançamos e mudamos de vida. Isto enquanto diagnóstico global tem também, obviamente, implicações à escala urbana, pois o “efeito borboleta” é bem real. Pergunta Immanuel Wallerstein: “Quem vencerá esta batalha? Ninguém pode prever. O resultado será determinado por uma infinidade de nano-ações, adotadas por uma infinidade de nano-atores, numa infinidade de nano-momentos. Em algum ponto, a tensão entre as duas soluções alternativas vai pender definitivamente em favor de uma ou outra. É o que nos dá esperança. O que cada um de nós fizer a cada momento, sobre cada assunto imediato, importa.” (A crise do capitalismo e o efeito-borboleta.)

5 – Ou seja, o que cada um de nós conseguir fazer à sua escala humana de interação – a escala urbana – é determinante para a “metamorfose”. Aliás foi para isso que a cidade foi inventada, como espaço relacional a Polis é antes de mais o coletivo dos seus cidadãos. Antes de ser um aglomerado de casas e ruas, a cidade é uma unidade sociocultural e política. Nesse sentido, a cidadania forma-se na vivência e na aprendizagem em conjunto, ou seja, a partir daquilo que Aristóteles designou como synoikismus: a sinergética e vital condição humana do viver em conjunto, a sua condição de Zoon politikón, do homem enquanto animal político.

6 – A cidade deveria ser então a mais complexa forma das realizações humanas (no plural), permitindo a vitalidade e a diversidade cultural, a formação de capital social, a valorização dos indivíduos, do quotidiano e dos espaços públicos socialmente apropriados. E na realidade o potencial existe, existem estruturas administrativas públicas, instituições e serviços públicos, mas como construir projetos coletivos na e para a cidade no atual contexto global, europeu, nacional e local? Pergunta o geógrafo João Seixas (2012, A Cidade na Encruzilhada, Edições Afrontamento): Que novas estratégias adotar para o aprofundamento das estruturas democráticas e das cidadanias? David Harvey responde que é necessário um sentido metabólico de constante construção social, exigindo culturas, estruturas democráticas e comunicacionais, a que chamou “utopia dialética”.

7 – Apesar do potencial existente, como é constituída a realidade urbana atual? De acordo com Seixas, o diagnóstico coincide com aquilo que muitos de nós intuem ou se confrontam na prática: “uma parte considerável do poder local encontra-se aprisionada por aparelhos partidários com estratégias laterais e parcelares muitas vezes distintas das que poderiam prosseguir objetivos mais coletivos (…) um débil sentido de estratégia e de planeamento pró-activo (…) o desinteresse no desenvolvimento de culturas activas de cooperação e de subsidariedade, a considerável distância face aos cidadãos e às suas formas de expressão cívica (…) a falta de espaços e de processos de participação dos cidadãos na vida da sua cidade”.

8 – Como reflexo de uma democracia e poder local centrados na figura do César local (presidente de Câmara, em Portugal; prefeito, no Brasil), diz Manuel Villaverde Cabral: “os portugueses têm ‘muito’ ou ‘algum’ receio de exprimir publicamente uma opinião contrária à das autoridades políticas”1. Todavia, esse silêncio não deve ser interpretado prematuramente como sinal de harmonia e paz social. Também neste contexto, diz Arnaldo Ribeiro – em estudo sobre Governância Municipal – que “o panorama nacional não será portanto muito animador neste domínio, com o recalcamento da participação dos cidadãos nos assuntos da coisa pública.”

De forma idêntica, a análise do think thank Demos intitulada Everyday Democracy Index, coloca Portugal no 21º lugar no contexto dos vinte e cinco países da União Europeia. No conjunto dos indicadores utilizados, aquele que mais contribui para esta fraca posição é o relativo à participação cívica.

9 – Do ponto de vista do poder, qual a essência da cidade? Henri Lefebvre diz que pela ótica do poder, a cidade, “desde há um século, fervilha de atividades suspeitas, de delinquências: é um centro de agitação. O poder do Estado e os grandes interesses econômicos só podem conceber uma estratégia: desvalorizar, degradar, destruir a sociedade urbana.” (2012, O Direito à Cidade, Lisboa: Letra Livre, p. 87)

10 – Depois deste breve diagnóstico, o que fazer? Lefebvre é muito explícito: “Trata-se, em primeiro lugar, de desfazer as estratégias e ideologias dominantes na sociedade atual (…) O “urbano” é assim obra dos citadinos e não algo que lhes seja imposto como um sistema: como um livro concluído (…) É uma forma mental e social: a da simultaneidade, a da reunião, da convergência, dos encontros, um conjunto de diferenças. É um campo de relações.” (idem., p. 114)

11 – Mas “as estratégias e ideologias dominantes” estão entranhadas/ incorporadas nas instituições sociais, culturais e nos serviços públicos – a inércia, o laissez faire laissez passer – o deixa andar impregnado pela lógica mercantil. Daí ser necessário uma estratégia de práticas instituintes no seio das instituições, que provoquem a sua re-instituição democrática de alta intensidade, recentradas na mobilização de recursos e condições para o exercício pleno das cidadanias. É preciso pois fazer infletir as instituições existentes, abrir uma brecha e reivindicar um horizonte de novas exigências socioculturais.

12 – As instituições políticas existentes precisam de ser reconfiguradas de modo a satisfazer novos anseios populares, defende o sociólogo António Teixeira Fernandes, pois a “cada fase de desenvolvimento da democracia deve corresponder, na verdade, a sua própria forma de organização”. As práticas instituintes contra-hegemônicas, e em particular as práticas artísticas têm uma relação necessária com a política, porque, ou contribuem para a reprodução do consenso operacional que cristaliza uma determinada hegemonia, ou o desestabilizam. As práticas artísticas críticas são aquelas que, de várias maneiras, desempenham um papel no processo de desarticulação / rearticulação que caracteriza a política contra-hegemônica. Uma política contra-hegemônica pretende atingir as instituições que destilam e solidificam a hegemonia dominante, a fim de provocar transformações profundas na forma como elas funcionam. Uma estratégia de “guerra de posição” (Gramsci) é composta por uma diversidade de práticas e intervenções que operam numa multiplicidade de espaços: econômicos, legislativos, políticos e culturais.

Neste contexto, afirma Chantal Mouffe: “As práticas artísticas críticas não contribuem para a luta contra-hegemônica abandonando o terreno institucional, mas apenas envolvendo-se nele com o objetivo de fomentar a dissensão e criar uma multiplicidade de espaços agonísticos, onde o consenso dominante é desafiado e onde novos modos de identificação são disponibilizados (…) Na nossa atualidade pós-política, em que o discurso dominante tenta obstruir a própria possibilidade de uma alternativa à ordem atual, todas as práticas que possam contribuir para a subversão e a desestabilização do consenso neoliberal hegemônico são bem-vindas.”

13 – Há muitos e excelentes exemplos no campo pragmático das práticas culturais em geral, e artísticas em particular. Uma política fundamentada como direito universal, como bem comum e como setor produtivo, que antes de mais parte do reconhecimento da sua dimensão política, isto é, da convicção de que a transformação cultural está intimamente ligada à transformação do político, é um eixo fundamental da proposta do Podemos-cultura: a arte e a cultura partilham com a política a capacidade de ampliar os horizonte de possibilidade, permitem-nos construir enquanto comunidade um presente concreto para imaginar um futuro que não nos pode ser roubado. 

Neste sentido, a cultura – enquanto matéria de política pública – é entendida como capacidade ativa de cidadania, ou seja, como conjunto de ferramentas simbólicas e conceituais que os membros de uma comunidade necessitam para lidar com a realidade difusa do mundo contemporâneo e para elaborar novas estratégias de vida coletiva.

14 – Na esfera das artes contemporâneas, as estratégias situacionistas de detournement dos Yes Men, a variedade de lutas urbanas do coletivo Reclaimg The Streets, o acampamento, a desobediência civil anti-troika de Núria Güell, a ocupação do Museu Chiado e outras iniciativas de artivismo promovidas por Rui Mourão em Lisboa, entre exemplos possíveis, demonstram a implicação social e a potência disruptiva de projetos artísticos comprometidos com a proposta de um horizonte radicalmente democrático e emancipador, isto é, com a democratização da democracia, o que não significa “a queda na anarquia nem sequer no populismo, traduz antes o respeito pela expansão dos direitos humanos e pela afirmação de uma cidadania ativa” (António Teixeira Fernandes).

15 – A crise financeira de 2008, e os seus efeitos subsequentes, para além dos problemas políticos e sociais, vieram confirmar as teses de Negri e Hardt acerca da passagem do direito público nacional para o sistema imperial, leia-se perda de soberania econômica e política para as mãos do Eurogrupo e FMI, e trouxe também o reforço da ideia de “multitude” e uma visão da possibilidade da cidadania global.

16 – A noção de Bens Comuns (commons), a par da noção de Espaço Público (Esfera Pública Urbana e Comunicacional – Relacional), incide sobre os bens que se revelam indispensáveis para a garantia da vida de todos – água, ar, bioesfera, alimentação, habitação, – e os serviços públicos necessários a uma vida digna. Este era um entendimento histórico pré-capitalista, mas a sacralização capitalista da propriedade privada como matriz da relação entre pessoas e as coisas, e a transformação de coisas e pessoas em mercadorias potenciais levou à quase extinção da realidade dos bens comuns em favor da sua apropriação privada. É essa a história do neoliberalismo contemporâneo e do fascismo financeiro (Boaventura Sousa Santos), quando se começou a apropriar dos bens e serviços essenciais à vida digna de todos: da privatização da água às florestas, à educação e saúde…

17 – Como se sabe, os governos nacionais têm basicamente servido de intermediários dos mercados financeiros na facilitação da transferência de recursos do trabalho para o capital, na facilitação da privatização de serviços públicos e na consequente diminuição da ação política à mera gestão econômica e burocrática dos ditames de Bruxelas.

18 – A resposta a este novo e mais intenso ataque neoliberal, podemos encontrar no paradigma histórico-revolucionário da Primavera de Praga (1968); vimos há pouco tempo como a Primavera Árabe (2010) reacendeu a luta contra as ditaduras e a opressão dos povos nas praças Tahrir e Taksim; seguiram-se os Indignados, o movimento 15M em Espanha (2011), depois os Occupy nos EUA, as praças Syntagma na Grécia, movimentos que deslocaram peças centrais nas engrenagens da máquina política e continuam a surpreender aqueles que pensavam que estes movimentos não iriam resultar em nada.

O movimento Barcelona en Comú é, por sua vez, expressão de um novo municipalismo radical que propõe o fortalecimento da gestão comum da saúde, política de habitação, ocupação dos espaços públicos, uma plataforma aberta e participativa que agregou a multiplicidade cidadã presente na cidade e seu desejo de fazer política fazendo a própria cidade, a produção de novas institucionalidades enraizadas na vida quotidiana – o fazer-cidade como o fazer coletivo que produz a política desde baixo. Em Portugal, o Habita - Colectivo pelo Direito à Habitação e à Cidade , vem defendendo e agindo para que a habitação e o urbanismo sejam parte de uma política pública verdadeiramente participada e que combata todas as formas de especulação imobiliária.

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Por Rui Matoso no Outras Palavras.
 
 


O novo zoneamento (Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo), aprovado pela Câmara dos Vereadores na semana passada, gerou um mapa da cidade que parece uma colcha de retalhos. Cada retalho tem uma combinação de gabaritos, tipos de comércio, densidades, residências e transportes. Em várias dessas regiões, está previsto o tal USO MISTO. É o território da convivência entre moradia e atividades comerciais. 

Nove entre dez urbanistas valorizam essa configuração. Ela permite que uma pessoa saia de casa a pé, compre seu pão, trabalhe, vá à academia e encontre seus amigos no bar sem se deslocar muito. 
 
De fato, para quem caminha pela cidade, a região que tem usos variados é muito mais interessante e permite encontrar uma variedade de pessoas fazendo coisas diferentes em horas diferentes. 
 
A questão é que a mistura de usos gera conflitos e nós, como sociedade, não estamos nos dando muito bem na resolução de conflitos. 
 
Eu fui vizinho de um supermercado uma vez. Nunca fui incomodado pelo barulho dos caminhões nem pelo movimento. Em compensação, sofria com o barulho das peças de dominó batidas nas mesas de ferro de um boteco até a madrugada. 
 
Comércio ao lado da casa não deveria gerar uma convivência impossível. Um bar ao lado da sua casa, por exemplo, não é um problema em si. Desde que ele não faça barulho na hora em que você esteja dormindo, desde que as pessoas não bebam demais e vomitem na calçada, desde que não haja manobristas que atravanquem a rua ou dirijam barbaramente. O problema é que isso acontece frequentemente em vários lugares da cidade. 
 
Ou seja, o bar passa a ser um problema na medida em que pessoas diferentes têm parâmetros diferentes de convivência. Mas isso não é uma prerrogativa dos bares. Pessoas que cantam em igrejas também fazem barulho e geram movimento. Lojas de produtos naturais, bibliotecas. Cada atividade tem um tipo de contrapartida. É para isso que se espera que o poder público faça a sua parte e decida o que pode e o que não pode acontecer.
 
Em outras palavras, o uso misto depende da urbanidade para funcionar. E uma das definições de urbanidade é justamente o comportamento de pessoas diferentes que permite que convivam lado a lado, civilizadamente. De um lado, pessoas que pensam no efeito de suas ações na vida dos outros. De outro, um poder público capaz de intermediar os conflitos, fazendo leis que sejam facilmente cumpridas. 

É difícil imaginar que a colcha de retalhos da nova lei vá facilitar a fiscalização. Ao contrário. Um fiscal vai ter que consultar seu livrinho de normas para saber quantos decibéis uma academia pode gerar às 10 da manhã. Ou às 11 da noite. Ou de madrugada (há várias academias 24 horas por aí). E se estiver numa ZECOR, numa ZEULP ou em uma das tantas zonas que vão desafiar os habitantes a descobrirem limites de acordo com a sopa de letrinhas em que estiverem imersos?
 
Em vez de tentar descrever todas as possíveis situações de atividades, seria mais simples e lógico descrever quais são os tais “parâmetros de incomodidade”, ou seja, limites a partir dos quais existe um incômodo evidente para vizinhos. 

O outro lado de um movimento evidente e desejável de retomada do espaço público é de que devemos nos preparar para uma convivência mais intensa com pessoas diferentes de nós, com horários e interesses diferentes. Tudo isso é desejável. O duro é quando se fala em valores diferentes. Num país tão desigual, é de se esperar que a convivência entre essas pessoas ainda vá gerar mais e mais conflitos. É melhor enfrentá-los que escondê-los.

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Mauro Calliari é administrador de empresas, mestre em urbanismo e consultor organizacional.  *Artigo publicado originalmente no jornal O Estado de S.Paulo.
 


Você sabe como ajudar uma pessoa com deficiência física? Ou antes: você sabe quando uma pessoa com deficiência realmente precisa de ajuda? E, se souber, o que fazer diante de necessidades de pessoas que podem ter as mais diversas restrições: não enxergar, não andar, não ouvir, não falar, não ter habilidade com as mãos ou ainda portar mais de uma dessas possibilidades restritivas ao mesmo tempo? Difícil, não é?

Principalmente para quem não tem ou não costuma ter contato com pessoas com deficiência, gostaria de ajudar, mas acaba se defrontando eventualmente com sentimentos que são um misto de impotência, medo, constrangimento. Pois estas questões vieram todas à tona esta semana e foram esclarecidas num clima descontraído e cordial num encontro muito bacana promovido pela Abear - Associação Brasileira das Empresas Aéreas, que reuniu de um lado atletas brasileiros que vão participar das Paraolimpíadas no Rio de Janeiro e de outros funcionários das empresas aéreas nacionais e também dos aeroportos. Ou seja, gente que de uma maneira ou de outra terá de lidar, este ano, com um volume inédito de "pessoas com necessidades especiais" - expressão que, aliás, não se usa mais, como fiquei sabendo...
 

Abear firma parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Foto: Agência Abear / divulgação.
 
Assim como também fiquei sabendo, em contato com a organização do evento e pelo relato dos atletas que deram depoimentos no encontro, uma porção de outras coisas que podem não apenas facilitar a vida de quem se defronta com a dupla questão: devo ajudar/como fazer? Uma das coisas básicas que aprendi é que a gente em geral tende a tratar pessoas com deficiências diferentes como se fossem todos iguais. Não, mesmo que aparentemente tenham a mesma restrição, seja ela nos membros ou na visão, por exemplo, cada uma é um universo particular, com capacidades diferentes e, portanto, necessidades diferentes também.
 
Para ajudar a resolver estes dilemas, comuns a quem quer ou precisa lidar com pessoas que tenham restrições na locomoção, foi criado um slogan muito fácil de usar: "Como posso te ajudar?". Este também é o nome da campanha de esclarecimento destinada não apenas ao pessoal da aviação, mas ao público em geral. Simples assim: diante de uma pessoa com deficiência, seja qual for a restrição que ela aparente, o melhor a fazer é perguntar diretamente a ela: como posso te ajudar? Ninguém melhor para dizer se está precisando de ajuda, seja para encontrar um caminho, colocar uma bolsa no bagageiro interno do avião, servir-se de alguma comida, ser transportado de um lugar a outro, do que o própria pessoa. Ela dirá se precisa de ajuda e como você poderá ajudá-la. Se não precisar, cada um segue a sua vida...

É importante notar que nem sempre a boa vontade e o voluntarismo podem ser a melhor solução em casos como estes, como ficou claro no encontro desta semana, onde foram relatados casos engraçados (ou desastrosos) de tentativas frustradas, que mais atrapalharam do que ajudaram. Portanto, o melhor é perguntar mesmo e, por via das dúvidas, obedecer as seguintes regrinhas básicas:

- use sempre o termo pessoa com deficiência, não mais portadora, necessidades especiais ou qualquer tipo de sigla que possa designá-las;
- na hora que estiver de fato ajudando alguém, pergunte se está fazendo a coisa da maneira correta ou adequada àquela pessoa - se está andando muito rápido, por exemplo;
- ao falar com uma pessoa que não enxerga, dirija-se diretamente a ela, não ao seu acompanhante, e pegue em sua mão se quiser cumprimentá-la. Durante a conversa, não é necessário tocá-la, tampouco (isso é muito comum...) falar alto;
- se você for guiar um cego, nunca pegue no braço ou na mão para conduzi-lo; ofereça você o seu braço e deixe que ele o pegue antes de começar a andar;
- observe na pessoa que tem deficiência nos membros superiores se isso compromete sua capacidade de movimentos, impedindo-a de lhe dar a mão; na dúvida, cumprimente apenas verbalmente;
- ao se dirigir a um cadeirante, você não precisa agachar nem falar alto ou como se fosse com uma criança;
- mesmo que você esteja em um local adaptado, com sinalização de solo, rampas e equipamentos do gênero, observe se estes cuidados são suficientes para atender às necessidades da pessoa deficiente que estiver ao seu lado.
 
Na dúvida - seja num avião, no trabalho, numa loja, na rua, num bar -, não tenha vergonha, pergunte logo: - Como posso te ajudar?

***
Luiz Caversan é jornalista e consultor na área de comunicação corporativa. Artigo da coluna dele, publicado originalmente na Folha de S.Paulo.
 


E lá se vai a semana mais espontânea do ano. Lá se vão as cores das avenidas preenchidas por ricos e pobres, negros e brancos, velhos e crianças. Lá se vai a diversão sem distinção de credo, sem hora para começar ou acabar.

A festa termina, mas todos continuam a se fantasiar. Pena que os “disfarces” não são tão alegres assim. Não são tão democráticos assim. Não são tão felizes assim.

Agora, e pelo resto do ano, as cores das avenidas são substituídas por fumaça e por barulho. Por moços fantasiados de advogado, de médico, de office boy e de motorista. Por moças se equilibrando em saltos e desfilando em calçadas quase intransponíveis. Mais do que pelas fantasias do dia a dia, as ruas serão novamente preenchidas pelos personagens que cada um encarna para viver.

Mas será que estes personagens precisam mesmo permear nosso dia a dia? Para ser um profissional respeitado é preciso ser tão sério? É preciso não dar bom dia e ignorar o rapaz que te entrega o ticket do estacionamento?

Porque só brincamos com o gari quando estamos no meio do bloco? Porque só damos um “alô” pro guarda quando estamos fantasiados de “homem da lei”? Porque tanta alegria durante uma única semana do ano?

Aaaah! Que bom seria se toda a leveza do carnaval transbordasse por todos os outros dias. Que bom seria se não houvesse distinção. Se todos se misturassem e se divertissem e se respeitassem em qualquer lugar, a qualquer hora.

Que bom seria se durante todo o ano vestíssemos o espírito do carnaval!

***

Dianna Macedo é carioca, amante do açúcar e da escrita. Pedala, bebe muito mate, adora divagar sobre a vida. No We Love.



Vivemos na era de sonho das empresas startups.

Atire a primeira pedra quem nunca sonhou ter uma ideia maravilhosa e inovadora que pudesse ser transformada em um negócio e vendida por alguns milhões (ou bilhões) de dólares em um curto espaço de tempo.

Esse sonho, como qualquer outro, é maravilhoso. Mas qual é o caminho para chegarmos até o Santo Graal do sucesso?

A primeira pergunta que vale a pena você fazer é: o que é uma startup?

O dicionário Merriam-Webster define startup como “uma empresa principiante.” O American Heritage Dictionary classifica como “um negócio ou empresa que tenha começado recentemente a operação.”

Num artigo da Forbes de dezembro de 2013 (veja aqui), encontrei três conceitos que, acredito,  definam perfeitamente minha visão de startup:

1. Uma startup é uma empresa que trabalha para resolver um problema cuja solução não é óbvia e o sucesso não é garantido.

2. Startup é um estado de espírito.

3. Uma empresa de cinco anos de idade ainda pode ser uma startup. Com dez anos, já é outra coisa.

Se todos esses conceitos são verdadeiros, me parece relevante perguntar: não somos todos uma permanente startup?

Pensemos na ideia de “empresa principiante” que “trabalha para resolver um problema em que a solução não é óbvia e o sucesso não é garantido”.

Desde o momento em que nascemos – e durante toda a nossa vida – essa é a realidade de cada ser humano.

Cada passo a ser dado, o primeiro dia na escola, o primeiro namoro, o primeiro emprego são experiências “startup”.

Sobre “startup é um estado de espírito”.

Considerando que a essência desse tipo de empreendimento é o novo, quantas vezes nos empolgados com a mudança, com a ideia de mudar o mundo e quantas outras vezes acordamos completamente desanimados, acreditando que nada pode ser mudado?

Finalmente, analisemos o tempo em que uma ideia ainda tem características de startup e sobre quando deixa de ter.

Ideias envelhecidas

Você se lembra daqueles momentos em que se deu conta de que as suas ideias ficaram velhas? Quando elas não têm mais a ver com o seu tempo e com a realidade do mundo em que você vive? É nessa hora que você deixou de ser uma startup (e não fez um IPO de sucesso).

Porém, por trás de todos esses conceitos, existe o elemento mais importante de todos: você!

Você é o empreendedor da sua vida.

Na Wikipédia encontramos as seguintes definições para empreendedorismo e empreendedor:

“Empreendedorismo: processo de concepção, lançamento e execução de um novo negócio, (…) juntamente com qualquer de seus riscos, a fim de fazer lucro.”

“Empresário: pessoa que percebe uma nova oportunidade de negócio (no sentido de encontrar novas possibilidades e necessidades de mercado não satisfeitas) e uma atitude pró-risco, que a torna mais propensa a explorar a oportunidade.”

Depende de você

Qual o sentido maior disso? Considere a possibilidade de que o seu sucesso e a sua evolução dependem mais de você do que de qualquer outro elemento na sua vida.

Muitos esperam que o governo, as empresas ou outras pessoas os protejam, eduquem, treinem e os amparem. A realidade, no entanto, é que o maior sucesso é reservado àqueles que tomam as rédeas da inovação e do empreendedorismo das suas vidas em suas próprias mãos.

Quando você busca se educar, entender como se organizam as suas finanças e efetivamente empreender, não está garantindo o seu sucesso, mas está lutando por ele com mais energia do que a maioria das pessoas.

Só talento não basta

Só talento sem esforço não leva a lugar nenhum. Mas muito esforço e estudo muitas vezes superam a falta de talento.

Quantas celebridades talentosas chegaram a perder a vida por falta de preparo?

No extremo oposto, vemos o exemplo dos atletas paraolímpicos que, com todas as dificuldades impostas por limitações físicas, atingem resultados esportivos espetaculares.

Comece a revolução por você. Você não tem garantias. Você terá que se reinventar a todo o momento. Receberá críticas e falhará, provavelmente mais vezes do que terá sucesso.

Esse é o caminho que transforma ideias em realidade. E só você pode trilhá-lo se quiser conquistar os seus sonhos.

E, assim, a próxima startup pode ser a sua.

***
Ana Nubié, Chief Strategy Officer da Moma Propaganda é formada e pós-graduada em administração de empresas pela FGV/SP. Pioneira da indústria de marketing digital no Brasil, foi sócia-fundadora da AgênciaClick Isobar.
 
*Post de estreia dela como articulista da Revista MOVE.
 
 

 

Ao longo da história, testemunhamos inúmeros exemplos de como o modo de mover pessoas e coisas não apenas interfere no tempo de deslocamento, mas implica também em formas de viver e se relacionar nas cidades. Isso fica claro hoje, por exemplo, com a expansão do uso da bicicleta como meio de transporte, quando percebemos que não se trata apenas de um modo de se deslocar, mas também da abertura de diferentes formas de relação das pessoas com as cidades, propiciadas por uma nova forma de contato corporal entre os indivíduos, e destes com o espaço construído.

Mas nunca tinha percebido isso tão claramente quanto na semana passada, quando entrei pela primeira vez no metrô de Delhi, capital da Índia, e passei o dia utilizando este meio de transporte para me deslocar, depois de semanas percorrendo outras cidades a pé, de trem, de automóvel ou de autorriquixá, também conhecido como tuk tuk. Foi um choque: parecia que havia passado por um portal e entrado em outro planeta, silencioso, limpo, liso, longe da profusão de buzinas e sons das ruas, e de pessoas disputando espaço com motos, carros, vendedores, peregrinos, vacas, carroças e templos.

Às 6h da tarde, em uma estação onde se cruzam várias das oito linhas que compõem hoje os 213 km da rede atual do metrô de Delhi –a Central Secretariat –, a multidão se acotovela como em qualquer outra estação central, como as de Tóquio ou de São Paulo. Mas essa multidão com a qual convivi nas últimas semanas percorrendo a Índia, me lembrando sempre que estava em um país de 1,2 bilhão de habitantes, era totalmente diferente: não tinha cheiro, não tinha som, não tinha cor. Era como se aquele subterrâneo, além de um meio rápido de percorrer distâncias, fosse também uma espécie de filtro que, deixando para trás antigos modos de ser, impunha uma outra lógica, anódina, asséptica, homogênea.

Não por acaso, E. Shreedharan, então diretor da Delhi Metro Rail Corporation, empresa pública criada em 1995 por uma parceria entre o governo nacional da Índia e o governo da capital federal para implantar a rede de metrô em Delhi, declarava à imprensa, em 2002, quando da inauguração da primeira fase da rede, que "o metrô de Delhi é mais do que um modo mais eficiente e menos poluído de transporte, ele transformará totalmente nossa cultura social, nos conferindo um sentido de disciplina, limpeza, e promovendo nosso desenvolvimento".

De fato, o metrô de Delhi foi um dos primeiros a receber créditos de carbono após o protocolo de Kyoto, em função da redução de gases de efeito estufa propiciada por sua tecnologia. Entretanto, estudos recentes têm demonstrado que um dos objetivos expressos da construção da rede – reduzir o congestionamento e a poluição da cidade, uma das mais poluídas do mundo – não foi de fato atingido, já que o consumo de carros e, sobretudo, de motocicletas (60% do transporte motorizado é em duas rodas), tem crescido sem parar, assim como as taxas de motorização, elevando os níveis de poluição e de congestionamento na cidade. 

Na ausência de qualquer política de desestímulo ao uso de automóveis e motos, a implementação da rede de metrô tem provocado, na verdade, não a redução da poluição e do congestionamento, mas um processo muito intenso de reestruturação urbana, talvez o mais radical que a Índia já conheceu desde a ocupação britânica. 

Neste processo, cidades-satélites como Gargaon e Noida, conectadas pelo sistema de metrô, têm testemunhado um boom de lançamentos imobiliários residenciais e corporativos, gerando verdadeiras novas cidades, muito semelhantes às "world class cities", cidades genéricas, cuja paisagem se reproduz mundo afora, convivendo –e conflitando– com as cidades tradicionais indianas. 
 
O espaço nesta coluna é insuficiente para comentar de forma mais aprofundada o impacto dessas transformações em Nova Delhi e, sobretudo, avaliar quem ganha e quem perde com elas. Quis apenas registrar aqui o caráter estruturador das opções de transporte e mobilidade urbana, que vão muito além do tema do transporte em si, propiciando, bloqueando ou promovendo novas geografias não apenas espaciais, mas também econômicas, sociais e culturais.

***
Raquel Rolnik, urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Artigo de seu blog, publicado originalmente na Folha de S.Paulo.

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