Ensaios - São Paulo São

São Paulo São Ensaios

 

Suas ruas são arborizadas, largas avenidas compostas de casas charmosas que parecem ter vindo de outra época. Blocos de arranha-céus que formam uma paisagem urbana cinzenta no horizonte, tornando-a distante desse bairro cheio de cor e vida que é o Bixiga.

O Bixiga é um dos bairros mais tradicionais da cidade, e provavelmente o mais italiano também. Situado na região da Bela Vista, sua forte tradição e cultura vieram de seus imigrantes, a maioria vinda da região de Calábria. Aqueles que não queriam trabalhar nos cafezais foram seduzidos pelos baixos preços das terras, o que resultou em atrair também portugueses, espanhóis e negros recém-libertos.

Os imigrantes acabaram tornando-se uma importante mão-de-obra especializada em substituição à mão-de-obra escrava. Foi então que o bairro começou a criar sua identidade, surgindo sapateiros, quitandeiras, padeiros, artesãos e alfaiates e por consequência, o aparecimento de pequenas indústrias.

Antes mesmo do bairro do Bixiga nascer, é importante explicar um pouco sobre o desenvolvimento da cidade e como o sistema hidrográfico é um fator essencial à expansão da Vila de São Paulo.

Os rios Tietê, Tamanduateí e Pinheiros tiveram uma função histórica: foram usufruídos como vias de comunicação e as estradas aparecendo como canais de acesso. A vila teve sua formação no alto da colina, com a várzea do rio Tamanduateí de um lado e o Vale do Anhangabaú de outro. Os riachos Anhangabaú e Pacaembu e seus afluentes com a modernização foram canalizados sobre ruas e avenidas, facilitando a comunicação entre as mercadorias que vinham do interior e do litoral.

No final do século XVI, a cidade era constituída de um aglomerado de cem casas no topo da colina, o núcleo urbano localizava-se na região central, reproduzido pelo triângulo de três ruas: 15 de novembro, São Bento e Direita. O crescimento da economia brasileira aconteceu em meados do século XIX, com a criação de ferrovias a capital impulsionou-se, formando novos bairros através do loteamento de chácaras e novos arruamentos.

Cidade em transformação

Os bairros começaram a serem definidos, os aristocratas cafeeiros construíram seus luxuosos casarões nos Campos Elísios, e posteriormente, no bairro de Higienópolis. Próximos às ferrovias instalaram-se os bairros populares na região do Brás, Luz e Bom Retiro. Por consequência desse desenvolvimento, a Paulista ganhou lindos casarões e no Bixiga, negros libertos e calabreses foram ocupando seu espaço devido aos baixos preços de loteamento. A expansão capitalista ligada à crescente industrialização fez com que a capital crescesse desenfreadamente.

A partir de 1870, São Paulo sofreu uma enorme transformação impulsionada pelas fábricas que surgiam, a construção de prédios, bondes de tração animal e a população só aumentava. E a partir desse momento, a Paulicéia passou a ser considerada a metrópole do café, o mais populoso centro do planalto brasileiro. 

O Bixiga participou de seu processo de aculturação, pois a cidade para atrair imigrantes, fundou a Sociedade Promotora de Imigração e uma hospedaria de imigração com capacidade para quatro mil pessoas. Os italianos aproveitaram a oportunidade já que no país deles houve um superpovoamento e uma grave crise na agricultura, e no início do século atual, chegaram a constituir mais de 50% da população paulista.

Os costumes da Península passaram a serem mantidos pela população, desde sua culinária às suas músicas, comemorações e até mesmo a forma de se comunicar uns com os outros. Certas palavras e expressões muito usadas atualmente originaram-se do italiano, como por exemplo, o até-logo que foi substituído pelo “ciao”, e hoje escreve-se tchau. Sua arquitetura também foi incorporada, assim como o hábito de jogar cartas e dominó, mas foi através da cozinha que o italiano se socializou e começou a de fato se sentir em casa. E em pouco tempo, cantinas, pizzarias, padarias apareceram no cenário.

As cantinas eram ponto de encontro dos moradores, localizadas na parte baixa do bairro, próximas a Rua 13 de maio. A primeira veio em 1907, Capuano é o restaurante mais antigo em atividade de São Paulo, posteriormente em 1931 a cantina C...que sabe! e cada uma com a sua especialidade, como por exemplo a Vila Távola que fica aberta 24horas por dia e as tradicionais Montechiaro, Speranza e Roperto. Destaca-se também a padaria São Domingos, uma das casas mais tradicionais, no bairro desde em 1913.

A parte mais baixa era povoada pelas casas dos imigrantes mais pobres, em cortiços que viviam os operários italianos. A monocultura cafeeira terminou devido à crise econômica de 1929,provocando um aumento da população e dos bairros operários da cidade, assim como os números de habitações coletivas. Os cortiços nada mais são que casas sublocadas, e em algumas delas chegaram a morar oito famílias de uma vez para dividir o aluguel. A especulação imobiliária fez com que muitos casarões fossem destruídos para a construção de pequenos prédios, mudando consideravelmente o bairro, evidenciando um empobrecimento efetivo e uma deterioração urbana.

Os negros se acomodaram próximos às margens do Riacho Saracura, alegrando o Bixiga com muito samba e bom humor. E foi nesse bairro ítalo-africano, de muita vitalidade, que surgiu a escola de samba Vai-Vai, quatorze vezes campeão, oficializada no ano de 1930.

O primeiro registro de ocupação do território surgiu em 1559, como Sítio do Capão, pertencente ao português Antônio Pinto, posteriormente passou a chamar-se Chácara das Jabuticabeiras, por causa da grande quantidade de árvores dessa fruta. E em 1820 um homem conhecido como Antônio Bixiga, nome popular devido suas cicatrizes de varíola, comprou as terras. Há várias versões para a origem do nome do bairro, mas essa, até hoje, é a mais conhecida. E tratando-se de uma área territorial, é comum que ela se torne conhecida pelo nome do seu proprietário.

A fundação do bairro

Depois de mais de trezentos anos, no dia 1º de outubro de 1878, foi registrado o Dia da Fundação do Bairro do Bixiga, segundo consta no Calendário Oficial de eventos de São Paulo, da Câmara Municipal. O bairro é demarcado entre as ruas Major Diogo, Nove de julho, Rua Silva e Brigadeiro Luís Antônio, mas assim como o nome, suas limitações ainda geram polêmica.

A escritora Célia Toledo Lucena, em seu livro “Bairro do Bixiga: A sobrevivência cultural” destacaa importância no resgate da memória e que é “impossível pensar no Bixiga sem mensurar a relevância de continuidade de tempo e preservação de nosso patrimônio.” Porque segundo ela, o brasileiro sofre de uma ausência histórica devido à dominação política e econômica do país, intensificada pela falta de incentivos e inadequação de verbas. O que posteriormente, resultou no maior centro cultural e de resistência política do país, talvez por isso o bairro seja o palco de grandes atores, ondese encontra até hoje o maior número de teatros da cidade, formando a paisagem cênica mais significativa da cultura nacional.

A depressão instalada na Europa, após a Segunda Guerra Mundial, provocou o exílio voluntário de inúmeros intelectuais e artistas fazendo com o que houvesse esse estimulo cultural exacerbado na região.

De braços dados com a cultura

O primeiro teatro a surgir foi o Teatro Brasileiro de Comédia (TBc), fundado em 1948,na Rua Major Diogo, pelo industrial italiano Franco Zampari. Depois dele, em 1953 o Teatro Arena surgiu como alternativa à cena teatral da época, a intenção era apresentar produções de baixo custo, e além de buscar a dramaturgia nacional passou a incentivar a nacionalização das peças clássicas. Em 1956, veio o teatro Sérgio Cardoso, antigo Bela Vista, administrado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte. Dois anos depois apareceu o Teatro Oficina, território tombado pelo conselho de Defesa do Patrimônio histórico, artístico, arqueológico e turístico, e em 1963, o Teatro Ruth Escobar, um dos mais famosos centros culturais da cidade e ponto de encontro de todos os guetos e suas diversas classes sociais.

Os artistas na época estavam engajados com o problema da reforma agrária, na luta por greves e em busca de seus direitos, e as peças refletiam esses anseios. Foi então que em 1968, com a Ditadura Militar, muitos teatros foram destruídos, peças paralisadas, atores reprimidos e massacrados.

E é nesse cenário quefloresce o compositor de uma das músicas mais conhecidas do repertório brasileiro, Trem das Onze é fruto do sucesso do Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato. Nasceu no dia 6 de agosto de 1910 em Valinhos, São Paulo, mas foi no Bixiga que se desenvolveu como profissional e ganhou fama. Filho de imigrantes italianos, Adoniran é considerado o pai do samba paulista.As letras tem uma linguagem popular paulistana, cheio de dialetos e ironias que mistura a língua brasileira com a de seus pais, e seu sotaque ganhou a simpatia dos moradores, além do seu nome em uma rua do bairro.

Adoniran faleceu em 1982 devido a um enfisema pulmonar, mas seus pertences são um dos 1,5 mil itens de propriedade do Museu da Memória do Bixiga, atualmente fechado e sem previsão de abrir suas portas devido à falta de patrocínio. Inaugurado no ano de 1981 e localizado na Rua dos Ingleses (parte alta), nasceu na casa do Armando Puglisi, considerado o maior “guardião do bairro”. Armandinho como ficou conhecido, tem uma frase que diz “O Bixiga é um estado de espírito”, e foi por esse amor ao bairro que também criou o extinto “Jornal do Bixiga”, foi diretor e presidente da Vai-Vai e idealizador do famoso bolo de aniversário de São Paulo, a fim de comemorar a data com um bolo gigante, de um metro correspondente a cada ano que completava. A ideia surgiu em 1985 e continua até hoje, na Rua 13 de maio, mesmo depois de sua morte em 1994.

O Museu emergiu porque ele recolhia objetos das casas quando algum morador falecia, atualmente, os itens são utilizados pelos produtores de televisão em novelas de época, e as mais de 8mil fotografias têm como finalidade de reconstituir a história do bairro. Tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrocínio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Compresp), antes de virar um Museu o lugar ficou abandonado por mais de 30 anos. Os atuais proprietários têm como objetivo restaurar o imóvel, digitalizar o acervo e promover cursos, porém estão em busca de recursos financeiros.

Além do Museu, casarões e construções históricas deram origem a pontos turísticos do bairro, como a escadaria do Bixiga, palco de peças e filmes publicitários, que dá acesso ao Museu do Óculos, a casa da Dona Yayá, que foi uma das primeiras chácaras e atualmente sede do Centro de Preservação Cultural da USP, os arcos da Rua Jandaia, constituído no século XIXI e descoberto apenas na década de 80 por acaso quando algumas construções foram demolidas, o “Caminito Brasileiro”, conjunto de casas e estabelecimentos comerciais que tiveram suas fachadas restauradas em 2009 ganhando cores vibrantes e alegres (o nome faz referência ao famoso ponto turístico de Buenos Aires) e a Feira de Antiguidades, localizada na praça desde 1982 com cerca de 300 barracas com diversos tipos de roupas, livros, joias, obras de arte, imóveis  e LPS.

Memórias

Destaca-se também a Vila Tororó, símbolo do Bixiga imigrante, construída pelo tecelão português Francisco de Castro em 1922, com 4,5m quadrados, foi à primeira vila de São Paulo, com 37 casas e conhecido como Casa Surrealista. Aproveitando a nascente do Riacho do Vale do Itororó, foi também a primeira residência particular da cidade a ter uma piscina. Foi leiloada para cobrir dívidas e acabou arrematada pela Santa Casa de Indaiatuba, que depois alugou para outras pessoas. Apesar de tombado pelo Conselho Municipal, está muito deteriorado.

O bairro é caracterizado por profissionais artesanais, alguns já extintos, mas outros como o amolador de facas é mantido até os tempos atuais. E apesar dessa crescente deterioração o Bixiga ainda tem em seu caráter humano uma magia que só vivenciando para entender. Sua cultura ainda muito bem mantida, assim como seus rituais e festas, e a mais conhecida é a Festa da Achiropita.

Comemorada desde 1926, a Festa da Achiropita acontece em todos os fins de semana do mês de agosto, em homenagem a padroeira do bairro. A renda da festa é revertida para obras sociais da paróquia Nossa Senhora Achiropita, que recebe também a procissão em louvor à padroeira. Estima-se que em média duzentas mil pessoas aproveitam a festa em cada final de semana, mais de 900 funcionários trabalhavam no evento, dez mil litros de vinho e onze toneladas de macarrão são consumidos por noite.

Célia explica em seu livro que “as culturas do bairro são mantidas, mas como uma energia renovadora, condizente à continuidade histórica, sem cair naquela preservação estática.” Isso quer dizer que apesar da tradicionalidade das festas, a maneira que esses festejos se dimensionam tem um teor de resistência às reações impostas pelo modernismo. E apesar do Bixiga ser um universo complexo com graves problemas urbanos, sua diversidade étnica e cultural é a herança de uma civilização tradicional e consistente, que luta por essa cidade carente de memória.

Até hoje é possível ver as crianças brincando nas ruas, nas sacadas a prosa entre os amigos, sua poesia em pequenas vilas que conservam seu espírito cheio de tradições e memórias. Um bairro histórico, de inúmeras histórias em cada cômodo dos casarões que abriga inúmeras famílias, personagens e um palco de alegria, cheiro de comida gostosa e de um cenário antigo e popular. Sua arquitetura é humilde e delicada, cheia de autenticidade, gestos e uma fala cantada que dá vontade de dançar em suas festas e rezar por suas santas.

A comunidade fez sua história, mas ela precisa ser democraticamente viabilizada, oferecendo disponibilidade de recursos proporcionando uma integridade executável. O Bixiga foi percursor da tarefa de recuperação do verdadeiro retrato da capital paulista. E um povo que não valoriza o seu passado, não tem nem presente e nem futuro.

Thays Bittar, paulistana, é fotógrafa. Escreveu este texto em 2013, quando era estudante de jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo
 

 
O samba paulista é diferente do samba carioca. É isso que dizem os sambistas mais tradicionais de São Paulo e o que estuda a tese de doutorado A memória do samba na capital do trabalho: os sambistas paulistanos e a construção de uma singularidade para o samba de São Paulo (1968-1991), de Lígia Nassif Conti. A pesquisa se atenta ao discurso que busca enaltecer a singularidade do samba de São Paulo, tanto verbal quando musicalmente.
 

De acordo com a pesquisa, realizada no Departamento de História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o principal argumento dos sambistas para diferenciar os dois sambas estaria nas suas origens e no espaço que obtiveram dentro das cidades. Acredita-se que, em São Paulo, o gênero tenha surgido, em meados da década de 1910, nas festas das colheitas de café, assumindo uma tradição rural negra, carregada dos batuques afro-brasileiros, além do sotaque caipira e um ritmo mais marcado.

Além disso, a alcunha de cidade cosmopolita e fruto do progresso restringiu os espaços informais como reduto do samba, ao contrário do Rio de Janeiro, onde o samba é o símbolo-mor. A valorização do “samba rural” seria, segundo Lígia, uma tentativa de mostrar ao mundo outras facetas da cidade de São Paulo. Relembrando o samba marcadamente negro, rural e popular, os defensores do samba paulista vão na contramão da exaltação do progresso da cidade.

Mudanças

Outra constatação é que o discurso dos sambistas e entusiastas da música popular encontra amparo nas próprias composições. Lígia analisou 20 canções, compostas entre 1968 e 1991, de Geraldo Filme, Osvaldinho da Cuíca e Toniquinho Batuqueiro. A partir disso, foi possível perceber uma “narrativa de lamentação”, de saudade, e o uso de certos instrumentos tipicamente caipiras como bumbo, caixa e reco-reco de bambu, utilizados nas manifestações do samba na cidade de Pirapora do Bom Jesus. Além deles, também compõem a lista de “instrumentos tracionais” a frigideira e a caixa de engraxate, recorrentes nas realizações do samba na capital.
 

A década de 1970 marca uma série de transformações para o samba paulista. Com a oficialização do Carnaval, em 1968, os antigos cordões e blocos de carnaval são padronizados aos moldes cariocas. Associado à intervenção institucional, há a consolidação da industrialização da cidade de São Paulo. Lugares como o Largo da Banana — onde está atualmente o Memorial da América Latina — conhecidos pelas rodas de samba, são engolidos pelo desenvolvimento paulistano.Há grande repercussão nas composições de samba, que vão, aos poucos, perdendo sua caracterização caipira.

A partir desse marco cronológico, o discurso de diferenciação do samba ganha força, na tentativa de resgatar sua origem e a cultura negra da cidade de São Paulo. Os movimentos atuais de exaltação e preservação da tradição do samba paulista representam uma continuidade da narrativa dos sambistas. No final de 2013, o reconhecimento institucional veio com o tombamento do samba paulistano como patrimônio imaterial de São Paulo.

Para desenvolver a tese, Lígia entrevistou Germano Mathias, Osvaldinho da Cuíca e Mestre Divino, ícones do samba paulista, além de se utilizar de entrevistas cedidas por outros pesquisadores. O doutorado contou com a orientação da professora Maria Inez Machado Borges Pinto, do Departamento de História da FFLCH, e coorientação do professor Carlos Sandroni, da Universdidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Juliana Brocanelli na Agência USP de Notícias.
 
 

 
Em plena Semana da Mobilidade, vale celebrar a recente promulgação, pelo Congresso Nacional, da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que inclui o transporte na lista dos direitos sociais previstos no artigo 6º da Constituição Federal. De autoria da deputada Luiza Erundina, a PEC coloca o transporte lado a lado com outros direitos básicos já incluídos na Carta Magna brasileira, como saúde, educação, previdência, trabalho, lazer, alimentação, proteção à infância e à maternidade, assistência aos desamparados, moradia e segurança.
 
Não é de hoje a visão da deputada Erundina do transporte público como direito fundamental. No início dos anos 1990, quando prefeita de São Paulo – e quando o Movimento Passe Livre nem sonhava em existir–, ela já propunha a tarifa zero no transporte público. Em seu mandato, também foram realizadas intervenções inovadoras no âmbito da moradia, que ainda não constava da lista de direitos sociais constitucionais, tendo sido incluída apenas em 2002. A PEC agora aprovada foi proposta em 2011, e sua tramitação só foi priorizada após as jornadas de junho de 2013, cujo pontapé foram os protestos contra o aumento das tarifas.
 
Mas qual a implicação disso? A lógica que tem dominado as políticas de transporte é tratá-lo como um negócio, ou seja, o atendimento às necessidades de deslocamento da população se subordina à rentabilidade para o empresário que tem a concessão do serviço. Assim, os locais distantes do centro, que no modelo urbanístico das cidades brasileiras concentram o maior número de usuários de transporte coletivo, são os que menos dispõem de uma oferta diversificada e frequente de ônibus. Essa lógica também pressupõe uma tarifa, suficientemente alta para cobrir custos – e lucros –, mas que, na prática, exclui quem não pode pagar.
 
A mudança de paradigma pode ter implicações, portanto, na definição das regiões a serem atendidas, nos trajetos do transporte público e, claro... no valor da tarifa. Afinal, se o transporte é um direito, ninguém pode ser excluído de usufruí-lo em função da renda. 

Assim como nos empenhamos, enquanto sociedade, para universalizar o acesso à educação a todas as crianças e adolescentes, independentemente da renda e local de moradia, assim como lutamos com muito esforço para construir o Sistema Único de Saúde em cada recanto do país – e ainda nos enfrentamos com o desafio da qualidade –, também o transporte público precisa ser oferecido para todos, independentemente das condições socioeconômicas de quem dele necessita. 
 
O transporte deve ser entendido como um direito elementar porque dá acesso a outros, do mesmo modo que a moradia. Os dois são uma espécie de "direito-meio" para alcançar outros direitos: sem um lugar adequado para permanecer, e sem possibilidade de se deslocar, não se tem acesso à saúde, à educação, à alimentação, ao lazer...

Obviamente que, como tudo o que está escrito em nossa Constituição, para que o direito ao transporte saia do papel e vire realidade, são necessárias ainda muita pressão, cobrança e mobilização. Mas é importante reconhecer o avanço conceitual que representa sua inclusão como direito constitucional, consagrando uma noção muito diferente da que tradicionalmente vem definindo as políticas de transporte em nosso país.
 
Do Blog da Raquel Rolnik, arquiteta e urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
 


Às vezes acho que lugares favoritos mudam de lugar enquanto a gente conhece mais as cidades por onde passamos. E, conforme a gente vai crescendo, vivendo, aprendendo e acumulando experiências, esses lugares também mudam de lugar e prioridade na nossa listinha mental.

Outra coisa curiosa que acontece é guardar o lugar favorito não como localização geográfica, mas como um lugar da sua vida. Um sentimento claro na sua timeline real. Uma vez, eu estava em Sorocaba, num hotel fazenda com a família e eu tinha 14 ou 15 anos. O hotel ficava num mirante e dava para ver os pastos  até perder a vista. Era dia e eu estava terminando de ler 100 anos de solidão (eu li esse livro 9 vezes, essa deve ter sido a 3ª ou 4ª leitura) e fui para a varanda curtir a vista. Um vento bem forte e constante começou a soprar e, pela primeira vez na minha vida, eu vi a chuva chegar.

Com clareza, em uma nuvem grande e volumosa. Eu vi a sombra crescer no campo e o vento chegar antes da água. As primeiras gotículas refrescaram o ar e a gotas gordas chegaram com o vento. Foi deslumbrante. E não é sobre Sorocaba. É sobre testemunhar algo grande, mas tão normal que a gente mal presta atenção. Desde então, eu amo chuva. Acho uma viagem ver a água cair do céu. Sério (por favor, não me chama de hippie ou de Pollyana).

Nas minhas caixinhas de arquivos mentais, essa lembrança fica em lugares favoritos e também na pastinha de momentos favoritos. É interessante pensar em como faz isso diferença nas suas lembranças. Como lugar e como tempo.

Meu lugar predileto em São Paulo é uma localização. Não um tempo.

Eu desvio meu caminho para passar por ali, estaciono o carro nas ruas vizinhas para fumar um cigarro na ponte, pulo a grade às vezes para chegar mais perto e dar a volta por dentro do canteiro, sempre vou sozinha e ainda quero morar no prédio do lado. Sei exatamente qual o andar e a janela. Se você anda pela R. São José do Pinhal, paralela à Av. Paulista, em algum momento vai encontrar uma intersecção que passa por cima da Av. 9 de Julho. Antes de chegar ao topo do viaduto, a vista é grande, cheia de prédios e muros grafitados. Você está no nível do viaduto, mas à esquerda está o MASP e a Paulista, acima está a rua e as escadas de acesso e, abaixo, está a Av. 9 de Julho e o túnel. A vista para o sentido bairro é linda também, mas o que eu mais gosto está no chão. Tem um grande jardim abandonado com um chafariz monumental, dos dois lados da avenida, com canteiros e um mosaico paisagista bem na entrada do túnel. Eu chamava ele de jardim secreto da 9 de julho. Secreto porque ninguém falava dele, só eu. E SP (e outras cidades) tem esse hábito de negligenciar os lugares óbvios e belos da cidade.

Recentemente eu descobri o nome desse lugar, ou pelo menos da galeria que fica acima do nível do viaduto. Se chama Belvedere Trianon. Era um espaço cultural para eventos da elite paulistana (!!!!) no século XIX. Fora isso, eu descobri que esse espaço foi revitalizado e inaugurado no último fim de semana como “Mirante Nove de Julho” por um grupo de empresários culturais em parceria com a secretaria da prefeitura. Ainda não decidi se gostei ou não da notícia, mas decidi que esse é um dos melhores lugares da cidade para gostar de São Paulo. Não a galeria hipster, mas o jardim abandonado ali embaixo na avenida. E que eu ainda consiga fazer minhas visitas clandestinas ao Belvedere Trianon e manter o espaço favorito que ele tem na minha memória.

Lu Minami. Publicitária não-formada (porque pegou DP de educação física), uma generalista apaixonada por detalhes, exploradora de cidades e seus cantos secretos, leitora compulsiva e devoradora de séries. Ainda acredita no amor, mas diz que não. No We Love.


Poucas coisas são tão interessantes como as cidades. Cantadas em prosa e verso por mú[email protected] populares, jovens do hip hop e bambas do samba. Analisadas com rigor científico por urbanistas, [email protected], juristas e outros tantos doutos. E experimentadas por milhares de pessoas, cotidianamente.

Só a cidade de São Paulo desperta e se recolhe, todo dia, com mais de 11 milhões de testemunhas. O que significa mais de 11 milhões de biografias e mais muitos milhões de "causos" e histórias. Isso sem contar os tipos que não têm CPF, mas que são entidades urbanas. Morador de rua, ciclistas, trabalhadoras domésticas, rappers, prostitutas.

É personagem que não acaba nunca.

E essa é a minha história sobre a cidade de São Paulo. Mais precisamente, sobre o Centro.

É a história também de um desses tipos: @s skatistas. Umas figuras que circulam por aí, em cima de quatro rodinhas, com boné e roupa colorida. E com muita velocidade. E que quase te atropelam no meio da calçada.

Era assim, pelo menos, que eu via @s skatistas quando [email protected] surgiram na minha cidade e na minha história.

Quando começaram a ganhar as ruas, eram uns moleques magricelos que cruzavam o meu destino, no caminho do ponto de ônibus na Avenida Paulista.

Vinham correndo e saltando, fazendo um flip, um glind e colocando a vida de nós, cidadãs e cidadãos de bem, em risco.

Uma noite, um moleque desses quase decepou meu dedinho do pé. Ou pelo menos foi o que eu achei que poderia ter acontecido. Não tive dúvidas. Gritei. Xinguei.

Ele continuou correndo, mas me olhou rapidamente, na dúvida se sentia culpa ou adrenalina.

Uma senhora anônima se solidarizou. Falou que eu tinha razão. Que eram uns marginais. O conforto de me sentir apoiada foi interrompido pelo meu alerta mental de perigo.

A luz vermelha do meu alerta aciona quando estou cruzando algum limite perigoso. Algo que poderia me tirar do time dos 13% que são contra a redução da maioridade penal e me colocar no grupo dos 87%, por exemplo. Mas, naquele momento, não tive dúvidas. Eram pequenos delinquentes.

Dessa cena para os próximos capítulos passaram cerca de três anos. Quando voltei a morar em São Paulo, descobri que não era mais o menino de boné. Eram centenas e milhares.

Ainda havia os jovens magricelos, mas também moças descoladas, senhores, casais e até criancinhas fofas. O magricelo e suas rodinhas tinham ganhado a guerra contra mim e a senhora anônima.

E como se não bastasse ter que admitir a derrota, ainda fui morar no centro de São Paulo. Perto da Praça Roosevelt. Ou seja, me tornei vizinha [email protected]!

Nos relacionamentos, contudo, não há nada como um dia depois do outro. E eis que um domingo de sol aconteceu. Eu, andando de bicicleta, e a minha correia soltou.

Quando já estava coberta de graxa até a ponta da orelha, notei que um exército me cercava. Um exército de skatistas!

Armados de ferramentas coloridas, queriam saber se eu precisava de ajuda. Se estava tudo bem.

Deixei claro que eu era uma mulher moderna e que sabia resolver os meus problemas. Mas começamos a conversar. E descobri que eles conheciam cada calçada, cada irregularidade do pavimento, cada asfalto machucado...

Fiquei encantada. Nos despedimos efusivamente. Eu tinha começado a gostar [email protected] skatistas!

Talvez eu não gostasse de skatistas. Eu só gostasse daqueles. Afinal, são mais de 11 milhões de habitantes.

Mas uma noite também aconteceu. Fui correr no Parque do Minhocão, mas o fechamento para os carros estava atrasado.

Já éramos mais de uma dezena de pessoas e poucos carros, mas nunca ousaríamos invadir o santuário dos automóveis. Até que chegaram quatro skatistas.

Nem olharam para a gente, ou para os carros. Só deram o grito de guerra: "Bora invadir". Fomos [email protected] Um carro passou. Berramos que ele não estava com a luz acesa. Éramos um time.

Quis explicar para eles que ninguém estava invadindo. Que estávamos ocupando. O espaço público. E que os skatistas são a vanguarda dessa ocupação.

Os parklets, as ciclovias e as festinhas nas praças vieram depois. [email protected] tinham chegado antes, com muita velocidade. E não é que [email protected] se achem os [email protected] das ruas. [email protected] são. A senhora anônima também. Eu também. Nós todos.

Porque o espaço público é de todos nós.

Mas a minha tentativa de dizer isso a eles foi inútil, porque eles já haviam entrado, velozes, dentro da noite escura. O que importa, contudo, é que nessa noite descobri que ser skatista é algo como ser um exu da cidade.

Que as pessoas menos iniciadas acham que é o diabo, mas que são os [email protected] guardiões. Pois @s skatistas, munidos apenas de uma tábua com rodas, dão movimento às ruas do centro, das periferias e de São Paulo como um todo.

São uns tipos a quem devemos, portanto, muito respeito.

Claro que isso não significa que não haja abusos. Mas isso não torna menos verdade que foram [email protected], afinal, que começaram a transformação que São Paulo vem passando. E não estavam sós.

Junto com [email protected] estavam [email protected], o pessoal do hip hop, @s ciclistas e tantos outros tipos que a senhora anônima chamaria de marginais, mas que são a vanguarda da "invasão" do espaço público.

Os grafites enfeitam a "Cidade Cinza". O hip hop preenche de rimas o vazio melodioso do cotidiano das cidades. Já @s skatistas, são malabaristas que dançam suas acrobacias pelos ares.

A senhora tinha também sua razão. São mesmo uns marginais. Porque marginal é uma palavra que a classe média paulistana bem alimentada usa para nomear os vilões e as vilãs de suas histórias. Os feios, sujos e malvados. [email protected] E @s skatistas são mesmo [email protected]

O skate é um esporte e, dizem por aí, o segundo mais praticado no Brasil. E que é muito popular nas periferias das grandes cidades, embora tenha muito playboy no shape.

O skate continua, contudo, sendo um esporte maldito. Pior ainda se a personagem da história que poderíamos começar a recontar agora fosse um menino magricelo que saltou do ônibus, que vinha sacolejando desde o terminal Jardim Ângela, até a Avenida Paulista. E se ele ainda fosse negro...

Mas aí é outra história.

Maria Mazzini é advogada, formada pela USP. Texto originalmente publicado no Brasil Post.


A população da Região Metropolitana de São Paulo convive há meses com a perspectiva da falta de água. De fato, muitos bairros já relataram episódios de torneiras secas e a preocupação em relação às chuvas na região ainda é presente no cotidiano dos paulistanos. O que um professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP vem tentando esclarecer, no entanto, é que falar em escassez hídrica é um erro, assim como culpar a falta de chuvas pela crise.

A água não é um recurso finito – pelo contrário, trata-se do recurso mais abundante do planeta, lembra Luis Antonio Bittar Venturi, do Departamento de Geografia. Entre 2010 e 2011, o geógrafo esteve na Síria desenvolvendo um pós-doutorado na Universidade de Damasco sobre recursos hídricos, com foco na bacia do rio Eufrates e na produção de água em usinas dessalinizadoras. Retornando ao Brasil, deu continuidade às pesquisas, o que resultou em sua tese de livre-docência defendida na USP. Estes estudos, conta, foram voltados a combater a ideia de que a água vai acabar e de que países poderão guerrear por ela.

Nesta conversa com o professor, ele expõe sua visão contundente sobre a questão da água no Brasil e no mundo e propõe uma revisão de conceitos.

O senhor afirma que não é possível falar em fim da água. Mesmo se considerarmos apenas as reservas de água doce, não estamos em uma situação preocupante?

Luis Venturi: Não podemos considerar apenas a água doce, destacada do ciclo hidrológico, já que ela advém, na quase totalidade, dos oceanos via evaporação e precipitação. Assim, enquanto a terra girar, o sol brilhar e a lei da gravidade estiver “vigorando”, as recargas de água nos continentes estarão asseguradas. Não há como interromper o ciclo hidrológico. E o que existe de água doce disponível na superfície e nos subsolos é muito mais do que a capacidade humana de utilizá-la. Só os cerca de 110 km³ de água que precipitam nos continentes anualmente já seriam suficientes para abastecer a humanidade. No Nordeste, o programa de cisternas usa apenas água da chuva para sustentar, com uma cisterna de 16 mil litros, uma família de cinco pessoas por oito meses. O que é finita é a capacidade do homem de captar, tratar e distribuir a água para assegurar o abastecimento. É absurdo dizer que a crise hídrica de São Paulo é causada pela falta de chuva, sendo que temos enormes reservatórios subutilizados. Como uma metrópole como São Paulo, com a pujança econômica que tem e toda a tecnologia disponível, fica a mercê da chuva, como se fôssemos povos primitivos?

Na sua visão, então, o que provocou a crise?

LV: Ocorreram dois problemas, ambos de caráter gerencial: poluiu-se os recursos hídricos disponíveis e não se desenvolveu capacidade técnica para despoluir numa velocidade suficiente para atender à demanda. Imagine um estrangeiro sobrevoando São Paulo. Ele vai ver diversas represas e diversos rios como Tietê, Pinheiros, Tamanduateí… Ele simplesmente não vai entender como se fala em falta de água em São Paulo. Apenas a represa Biliings teria água suficiente para abastecer mais de 4 milhões de pessoas, mas é subutilizada pois está poluída. A crise hídrica, ou seja, quando se abre a torneira e não sai água, é sempre gerencial, e não natural. Há exemplos de países com muito menos recursos hídricos que o Brasil onde não falta água, como na própria Síria.

As represas do sistema Cantareira estão secando porque se tem usado sua água num ritmo muito maior do que o das recargas naturais. Se os seis sistemas fossem mais equilibrados em termos de oferta e demanda de água, isso não ocorreria. É o que se está tentando fazer agora: aumentar a capacidade de uns sistemas para “desafogar” os outros, sobre os quais há grande pressão de demanda. Aí a mídia mostra represas secando para ilustrar a ideia de que a água vai acabar. Pode até acabar na sua torneira, mas não por falta dela, e sim por incapacidade de se assegurar o abastecimento. Essa ideia de fim da água é muito malthusiana e é obrigação da academia superar o senso comum fatalista e tão fortemente difundido pela mídia.

Represa de Al-Assad, a maior da Síria, no médio Eufrates. Foto: Arquivo pessoal.


Como foi sua experiência durante o período que esteve na Síria?

LV: Minha pesquisa lá teve dois focos: a bacia do rio Eufrates, compartilhada pela Turquia, Síria e Iraque, e a produção de água por dessalinização da água do mar, cuja tecnologia é compartilhada pelos países da Península Arábica, especialmente. Em ambos casos, não há crise nem conflitos. Por um lado, os tratados de cooperação sempre asseguraram o compartilhamento do Eufrates e os países banhados nunca guerrearam por água. Já no contexto da Península Arábica, as fontes naturais de água são tão escassas que não há o que ser disputado. Pelo contrário: aqueles países (Emirados Árabes, Omã, Arábia Saudita, Qatar, Bahrein e Kuwait) produzem água potável dessalinizando a água do mar, e compartilham essa tecnologia por instituições como o MEDRC (Middle East Dessalination Research Center), sediado em Muscate. Atualmente, já existe no mundo usinas de dessalinização movidas a energia eólica, como em Perth, na Austrália. Oras, se juntarmos um recurso inesgotável com uma energia inesgotável, temos que revisar os conceitos. Em suma, não há base empírica nem conceitual que sustente a hipótese da guerra da água, por mais que a mídia e muitas vozes reforcem essa perspectiva malthusiana.
 

A dessalinização da água é uma alternativa vantajosa para o Brasil?

LV: O Brasil dispõe das maiores reservas superficiais e subsuperficiais de água doce (Bacias Amazônica e do Paraná; aquífero Alter do Chão e Guarani). Mesmo assim, a região Norte, de maior disponibilidade hídrica do mundo, é a região do Brasil onde se tem menos acesso à água potável no Brasil, segundo a Agência Nacional de Águas. Deste modo, questões gerenciais são mais urgentes do que a introdução de novas tecnologias. E, por vezes, tecnologias mais simples, como cisternas e transposições, podem causar um impacto social positivo muito grande. De qualquer modo, o desenvolvimento de membranas filtrantes podem ser muito úteis na despoluição da água (o que já se tem anunciado), muito mais do que em dessalinização. A dessalinização pode ser útil também no Nordeste, onde as reservas naturais apresentam alta salinidade. Já vi estudos que mostram a viabilidade do uso de dessalinizadores domésticos movidos à energia solar, o que é adequado para aquela região.

Sobre a necessidade de revisar conceitos, o que o senhor acredita que deveria ser mudado?

LV: É incorreto classificar a água como um recurso renovável, como muitos livros didáticos de Geografia ainda fazem. Recurso renovável é aquele que, ao ser utilizado, tem a capacidade de se recuperar seus estoques por mecanismos naturais, como no caso das florestas. Este conceito não se adéqua à água, já que as suas quantidades são estáveis no Planeta. A molécula de água não se destrói com o uso e sempre acaba voltando para o sistema, ainda que em outro estado, de modo que sempre apenas “emprestamos” água do ciclo hidrológico. Só que ao mesmo tempo em que os livros didáticos classificam a água como renovável, fala-se que se trata de um recurso finito, o que é um contrassenso. Aqui mesmo na USP há uma campanha de ótimas intenções para o uso racional da água, mas que pecou quando afirmou que água é um “recurso finito”, quando o correto seria dizer: “captar, tratar e distribuir água é caro: economize”, ou então: “a capacidade da sociedade de tratar e distribuir água é finita: economize”.

Finalmente, pouco se fala em desperdício qualitativo, mas apenas no quantitativo. No âmbito doméstico, como não se recebe água de reúso, a mesma água que se bebe se usa para dar a descarga, por exemplo. Cerca de metade dos usos domésticos de água não necessitam de água potável. Vejam que a questão dos recursos hídricos é muito mais complexa dos que os reducionismos difundidos pela mídia.

Falar sobre a inesgotabilidade da água não pode acabar estimulando o uso irracional deste recurso?

LV: Sempre que sou convidado a falar em escolas e faculdades alguém me pergunta isso, se não é perigoso afirmar que a água é infinita. Mas não se pode educar pelo medo, propagando uma visão fatalista. É uma obrigação da academia superar o senso comum. As pessoas têm que conhecer, sim, os riscos de ficarem sem água e, se isso acontecer, ter consciência das reais razões deste fato, do papel de cada um, inclusive delas mesmas pelo uso racional.

Fonte: USP Online por Aline Naoe. 
  
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