Os sete pecados capitais das cidades que buscam ser criativas - São Paulo São

 Ana Carla Fonseca é economista e doutora em Urbanismo. Foto: Divulgação.Ana Carla Fonseca é economista e doutora em Urbanismo. Foto: Divulgação.Feche os olhos, pense em “cidade criativa” e é provável que lhe ocorram cores, sensações e histórias de cidades que impressionam por serem muito inovadoras, valorizarem conexões e investirem em sua cultura – em suma, por serem criativas.

Mas, para cada Medellín, Lisboa, Turim – ou, no rol das pequeninas, nossa singela Santa Rita do Sapucaí -, há uma miríade de iniciativas de reinvenção da cidade a partir de sua criatividade que se desidrataram no meio do caminho. Se os êxitos nos encantam pela inspiração, é dos tropeços que destilamos os maiores aprendizados – em especial porque a maioria deles é recorrente.

1 – Entender a cidade como um produto (e não um processo) Idanha-a-Nova ergue-se no espaço onde outrora existiu uma cidade de fundação romana (séc. I a.C.). Foto: Aldeias Históricas de Portugal.  Idanha-a-Nova ergue-se no espaço onde outrora existiu uma cidade de fundação romana (séc. I a.C.). Foto: Aldeias Históricas de Portugal. Já se tornou comum mencionar a imprescindível Jane Jacobs, quando se argumenta que as cidades de destaque, hoje, em nada garantem essa posição, amanhã. Alguém já visitou Idanha-a-Velha, aldeia histórica de Portugal, de grande importância no século I AC e da qual restam mais vestígios de habitações e templos romanos do que seus 63 habitantes? Sua sucedânea e vizinha, Idanha-a-Nova, teve destino próximo, quando sua população minguou de mais de 30 mil habitantes, em 1950, para (bem) menos de 10 mil, na última década. Atenta à importância das singularidades criativas de um território e à busca desenfreada por espaços de bem-estar, a aldeia resolveu se reposicionar, somando ao pecaminoso queijo da Serra da Estrela um grande investimento na articulação da cadeia da música, aliada ao turismo. Fui Conselheira da candidatura de Idanha-a-Nova à Rede de Cidades Criativas da UNESCO e confesso a surpresa que tive com a enorme concentração de músicos, conservatórios e vivacidade musical, naquela vila diminuta.

Cidade criativa é cidade que se reinventa. Prova disso é Paris, aliás – mas isso será para outro artigo.

2 – Restringir a cidade à economia criativa

Diga a um urbanista que cidade criativa é aquela na qual a economia criativa tem destaque (ponto) e envie junto muito chá de camomila. É claro que a economia criativa se beneficia de um ambiente propício a essa criatividade, com um ambiente de negócios favorável a ela etc. mas a economia é apenas um dos pilares de uma cidade. Basta pensar no incômodo que sentimos quando somos considerados não como pessoas e cidadãos de fato e de direito mas apenas como consumidores ou trabalhadores.

3 – Priorizar o talento de foraO Wasserman Projects situado na região oeste de Detroit tem produtos frescos, alimentos especiais, galerias de arte e restaurantes. Foto: The Spaces.  O Wasserman Projects situado na região oeste de Detroit tem produtos frescos, alimentos especiais, galerias de arte e restaurantes. Foto: The Spaces. Anos atrás palestrei em um seminário em Detroit, quando a cidade tateava diversos caminhos para se recompor. Nesse rol entravam desde como transformar muitos dos edifícios industriais abandonados em fazendas verticais, convertendo o antigo berço do fordismo em um celeiro de alimentos funcionais, até conceder polpudos incentivos fiscais à construção de imóveis de luxo à beira do Lago Michigan, com direito a marina e adega privada, na ilusão de aliar a qualidade de vida com custo-benefício imbatível e, com isso, atrair trabalhadores criativos de destaque, residentes em outros centros urbanos. Claro que isso era um elemento de um plano mais complexo, mas o fato de considerar raspar o cofre para atrair talentos de fora, em vez de privilegiar os que ainda não haviam emigrado, foi um exemplo clássico de como não raro esquecemos que o protagonista da cidade deve ser o cidadão.

4 – Tomar a parte pelo todo

Basta colocar dois moradores bairristas para defenderem a criatividade de suas cidades e pronto, lá vem um repente de argumentos de por que uma é mais criativa do que a outra. Mas aposto um acarajé que os bairros e propostas “cool” e “trendy” não faltarão, enquanto raras vezes, se alguma, serão mencionadas iniciativas voltadas às áreas menos favorecidas da cidade. Algo que a pandemia talvez resgate em nosso imaginário coletivo, é a compreensão de que fazemos parte de uma comunidade; o resgate da lógica de que a cidade é um sistema enredado e não o arquipélago de realidades no qual muitos de nós passamos a viver. Falar de cidade criativa requer aproximarmos as regiões que, embora em uma mesma cidade, apresentam desafios dos séculos XIX e XXI.

5 – Falar em nome do cidadão

Jane Jacobs e manifestantes em protesto para salvar a Penn Station da demolição de 1963. Foto: Walter Daran / Hulton Archive / Getty Images.Jane Jacobs e manifestantes em protesto para salvar a Penn Station da demolição de 1963. Foto: Walter Daran / Hulton Archive / Getty Images.

Há vários os canais de participação cidadã, presenciais ou digitais – orçamento participativo, audiências públicas, canais de ouvidoria, aplicativos de zeladoria urbana – mas, entre eles existirem e os cidadãos acreditarem que serão ouvidos, participarem e acompanharem decisões, há não raro uma longa distância. Parafraseando Milton Nascimento, todo urbanista, economista ou gestor público deve ir onde o cidadão está. Quando começamos a desenvolver a marca-território do Vale do Jequitinhonha, percebemos que os instrumentos tradicionais de escuta do cidadão – oficinas, entrevistas etc. – não seriam suficientes para decodificar o universo de quem lá estava. Criamos então caixas com estímulos sinestésicos, para que as pessoas pudessem se expressar com o apoio de objetos, e sentissem a que ponto sua opinião era fundamental para nós.

6 – Sugerir ações órfãs

Se de boas intenções o inferno está cheio, também o está de planos estratégicos. Uma das razões para isso, não obstante a validade de muitas dessas iniciativas, é por proporem ações, eventualmente indicando a quem caberia e só então alinhar esse intuito com quem de direito. Ao longo de todo o desenvolvimento do Dá Gosto Ser do Ribeira, primeiro plano regional de economia criativa do país, tivemos conversas frequentes não apenas com o Sebrae, nosso contratante e com o CODIVAR – Consórcio Intermunicipal do Vale do Ribeira e do Litoral Sul, nosso parceiro, mas com várias Secretarias de Estado, SESC, SENAC, Instituto Federal, Cetesb e outras instituições, uma vez que o desenvolvimento de um território necessita da participação de todos – sempre e quando eles também entendam que as ações propostas para a coordenação deles são realmente as mais indicadas.

7 – Lance o seu!Há uma miríade de iniciativas de reinvenção da cidade a partir de sua criatividade que se desidrataram no meio do caminho. Imagem: Julien Campmeil.Há uma miríade de iniciativas de reinvenção da cidade a partir de sua criatividade que se desidrataram no meio do caminho. Imagem: Julien Campmeil.

Outros pecados não faltam – de continuidade a articulação de governança, passando por criação de valor percebido e criação de métricas/KPIs. Deixo ao generoso leitor/a o convite a que finalize a lista com o seu preferido.

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Ana Carla Fonseca é economista e doutora em Urbanismo, escreveu a primeira tese e lançou os primeiros livros sobre cidades criativas no Brasil. É palestrante e consultora pela Garimpo de Soluções, tendo atuado em mais de 200 cidades, de 32 países. Esse artigo foi publicado originalmente no site Socialismo Criativo.

 



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