Outros - São Paulo São

São Paulo São Outros

Livro aborda o significado histórico de brinquedos de metal produzidos pela empresa Metalma – Metalúrgica Matarazzo – Foto: Reprodução/Fonte: livro Brinquedos de Lata Metalma – Objetos da Infância na Industrialização Paulistana, 1930-1950Livro aborda o significado histórico de brinquedos de metal produzidos pela empresa Metalma – Metalúrgica Matarazzo – Foto: Reprodução/Fonte: livro Brinquedos de Lata Metalma – Objetos da Infância na Industrialização Paulistana, 1930-1950

Para o historiador holandês Johan Huizinga (1872-1945), o jogo e a brincadeira são inerentes ao ser humano, anteriores mesmo à cultura. Por isso, a própria cultura carrega um caráter lúdico, que reveste diversas esferas da vida. Em algumas delas, esse caráter pode surgir escondido ou soterrado por outras leituras, como no direito ou na religião. Em outras, é explícito e incontestável.

Biblioteca Pública Roberto Santos, que fica no bairro do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo. Foto: Sylvia Masini/Secretaria Municipal de Cultura de São PauloBiblioteca Pública Roberto Santos, que fica no bairro do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo. Foto: Sylvia Masini/Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Mais de um quarto dos paulistanos acima de 16 anos não frequentou nenhuma atividade cultural nos últimos 12 meses, segundo pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência e divulgada nesta última terça-feira (9).

De acordo com o levantamento, 28% dos paulistanos - o que representa 2,7 milhões de pessoas - não tiveram acesso no período a nenhuma das 11 atividades listadas: cinema, festas populares, shows, feiras de artesanato, centros culturais, bibliotecas, museus, teatros, espetáculos de dança, concertos e saraus/slams.