Outros - São Paulo São

São Paulo São Outros

Ela já foi cenário de filmes, tema de livros, objeto de pesquisa de historiadores e estudantes de arquitetura, foi fotografada de todos os ângulos, mas, prestes a completar 100 anos, em 2017, a Vila Maria Zélia, na Zona Leste, ainda padece do descaso da sociedade para com a memória, a história e o patrimônio, apesar de ter sido tombada em 1992 pelo município e pela Estado.

A canção mais famosa do mundo talvez seja a tradicional música do “Parabéns a você”, cantada em festas de crianças, jovens e adultos. Entretanto, enquanto a primeira parte da origem na canção “Good Morning to All” (“Bom dia a todos”), das irmãs e professoras norte-americanas Mildred J. Hill e Patty Hill em 1893, que resolveram compor uma canção para as crianças cantarem na entrada da escola, a segunda parte tem infuência DIRETA do brasileiros e, mais especificamente, dos estudantes do Largo São Francisco.

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Divisão de Educação Infantil, apresenta a revista “Parques Sonoros da Educação Infantil Paulistana”.

Construída a partir das formações do Projeto Parques Sonoros realizadas pela Divisão de Educação Infantil desde 2014 nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a revista traz concepções e propostas de como trabalhar a percepção sonora no cotidiano da educação infantil e as experiências e descobertas das meninas, dos meninos e dos adultos envolvidos na formação in loco nos horários coletivos das unidades educacionais.

A revista tem o objetivo de subsidiar educadoras e educadores em seus estudos e práticas ao proporcionar reflexões e discussões sobre o movimento musical no currículo e nas propostas pedagógicas ofertadas aos bebês e crianças.

Acesse a publicação (PDF) na íntegra clicando aqui.

*
**
Fonte: Secretaria Municipal de Educação (SME)

Prêmio “Oscar Niemeyer” para a Arquitetura Latino-americana 2016 - que será entregue a cada dois anos a uma obra construída pelo caráter exemplar do projeto, por seus valores como proposta arquitetônica e tecnológica; por sua relação com o contexto, com os aspectos sociais, culturais e ambientais - escolheu, na sua primeira edição, o emblemático Lugar da Memória, localizado em Miraflores, distrito de Lima e projetado por Barclay & Crousse.

A renegociação da dívida do Município de São Paulo com a União tornou o nível de Dívida Consolidada Líquida do Município de São Paulo em cerca de 74,1% da Receita Corrente Líquida (RCL), ante 182,3% ao final de 2015. Os dados foram publicados em boletim divulgado pelo Tesouro Nacional.