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O Portal foi lançado na manhã desta quarta-feira, 16/9 com a presença dos secretários municipais Gustavo Vidigal (adjunto de Relações Internacionais), Artur Henrique (Trabalho), a deputada estadual Leci Brandão (PC do B), a vice-prefeita Nádia Campeão, o secretário Maurício Pestana (Igualdade Racial) e o norte-americano Rodney Williams (Chefe Executivo de Operações da Microsoft Brasil).
O São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que objetiva contribuir para um desenvolvimento socioeconômico mais igualitário na cidade de São Paulo por meio da criação de mais oportunidades para a população afrodescendente.
A iniciativa busca fomenter políticas inclusivas e estimular empresas para a criação de ações afirmativas em sua gestão interna e em suas relações com stakeholders externos. O Fórum também pretende promover uma articulação entre empresas, empreendedores afrodescendentes, e representantes do poder público para a ampliação da oferta de empregos e a criação de novos negócios.
O lançamento do Fórum ocorreu em 2014 e reuniu diversos representantes do setor público e privado, de organizações do terceiro setor e da academia. No evento, foi divulgado relatório “Igualdade Racial em São Paulo: Avanços e Desafios” (ver aqui). A segunda edição ocorrerá nos dias 04 e 05 de novembro de 2015, com o tema “Investindo na igualdade de oportunidades para descobrir talentos”. O foco estará na criação de soluções para facilitar o acesso da população afrodescendente às oportunidades já existentes e para apoiar empregadores na criação de vagas e na identificação e recrutamento de talentos normalmente excluídos do mercado formal.
Acesse o Portal: http://saopaulodiverso.org.br/
Em quatro décadas, até 1930, brotaram no Centro edifícios que até hoje simbolizam a cidade, como o Theatro Municipal, Palácio da Justiça, Mercadão e Pinacoteca do Estado. Esses marcos paulistanos têm em comum o fato de levarem a assinatura do lendário Escritório Ramos de Azevedo, aberto em 1886 pelo engenheiro e arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo.
À exceção da Catedral da Sé, o escritório foi responsável por todos os grandes projetos institucionais de São Paulo até 1928, ano da morte de seu fundador. Um dos grandes destaques é o Theatro Municipal, cuja construção foi autorizada pela Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) por meio da Lei 643, de 25 de abril de 1903. “Fica o prefeito autorizado a construir, no terreno cedido pelo governo do Estado, o Theatro Municipal, e aprovadas as plantas e orçamento apresentados pelos engenheiros Francisco de Paula Ramos de Azevedo, Domiziano Rossi e Claudio Rossi”, diz o texto. A cessão do terreno também foi viabilizada graças a uma iniciativa do Legislativo municipal, que propôs lei para promover uma permuta do espaço com o governo do Estado.
Croquis do Escritório Ramos de Azevedo - Reprodução: Ângelo Dantas/CMSP.
A partir do próximo mês de outubro, pelo menos dois dos cinco ônibus para o serviço de City Tour de São Paulo devem estar em funcionamento.
O trajeto foi definido, julho deste ano, passando por 11 pontos: Estação da Luz, Mercado Municipal, Praça da República, Estádio do Pacaembu, Av. Paulista - MASP e Casa das Rosas, Parque do Ibirapuera, Centro Cultural de São Paulo, Liberdade, Patteo do Collegio e Theatro Municipal.
Os ônibus de dois andares estão recebendo os ajustes finais na garagem da Sambaíba Transportes Urbanos, na zona Norte de São Paulo, que vai operar os veículos que são elétrico-híbridos produzidos pela Volvo com carroceria Viale Sunny DD, da Marcopolo. Veículos destas marcas já fazem serviços turísticos em locais como o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Além de veículos de dois andares, haverá de um pavimento. O valor da passagem deve ser fixado em R$ 30 ou R$ 35.
O projeto de um ônibus turístico na cidade de São Paulo é de 2011, na gestão do então prefeito Gilberto Kassab, quando havia uma previsão da passagem custar R$ 70.
A falta de um serviço deste tipo era motivo de críticas por parte da população. Há ônibus de City Tour há mais tempo, por exemplo, em Curitiba, Manaus, Brasília e Campo Grande.
Com informações de Adamo Bazani em seu Blog Ponto de Ônibus.