Amoreira, pitangueira, laranjeira, limoeiro, goiabeira, jaboticabeira, pés de mexerica e acerola dividem com uma horta de ervas e um jardim de flores 4,5 mil metros quadrados de área verde no bairro da Lapa, em São Paulo. O local testemunha uma iniciativa bem-sucedida de educação ecológica.
Lá funciona a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Dona Leopoldina, uma referência na área, que fez parte do projeto "Dedo Verde na Escola Cultivando a Alfabetização Ecológica na Educação Infantil", entre 2009 e 2012.
O projeto terminou, mas a escola incorporou a educação ecológica e as práticas com os alunos que permitem a manutenção das iniciativas de plantio, cultivo, estudos e de atividades ao ar livre. Além disso, a escola organiza a coleta seletiva de recicláveis, tem composteira, minhocário, um sistema de captação de água da chuva e nas salas de aula os alunos aprendem ciências com terrários, aquários e um borboletário. As crianças aprendem a cuidar na natureza como algo simples e cotidiano.
A experiência da implantação do projeto virou livro, escrito por Monica Pilz Borba, pedagoga e educadora ambiental, fundadora do Instituto 5 Elementos e criadora do programa. Monica coordena atualmente o projeto EcoAtivos, do Programa Criança e Consumo do Instituto Alana, que apoia a formação em educação para a sustentabilidade de 2.500 professores de 500 escolas nas cinco regiões brasileiras.
Antes do projeto, conta Monica, as escolas não aproveitavam grandes áreas livres de que dispunham para nenhuma atividade. Foto: Divulgação.
"Dedo Verde na Escola - Cultivando a Alfabetização Ecológica na Educação Infantil", lançado no dia 8 de agosto, quinta, em São Paulo, relata o processo de transformação desta escola e também de outra escola municipal da Lapa, a Ricardo Gonçalves.