O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, foi consumido por um incêndio de grandes proporções na tarde desta segunda-feira (21). Segundo os bombeiros, o segundo e o terceiro andares foram destruídos. Por ser uma segunda-feira, o prédio estava fechado para o público. Houve uma vítima: um funcionário da brigada de incêndio que tentava conter o incêndio e morreu.
O museu, inaugurado em 2006, fica no prédio histórico da Estação da Luz, que foi construído entre 1862 e 1867 no centro da capital paulista. A iniciativa de criar ali um museu surgiu de uma parceria da Secretaria Estadual da Cultura com a Fundação Roberto Marinho. Ao todo, foram investidos R$ 37 milhões no edifício, que tem três andares e mais de 4,3 mil metros quadrados. Já visitaram exposições no espaço 2,9 milhões de pessoas.
Ainda não se sabe exatamente o que foi perdido. Mas existe a possibilidade de que parte do acervo temporário e fixo do museu tenha sofrido graves danos.
Veja quais eram as exposições e atividades que estavam sendo exibidas no museu:


A exposição faz parte do calendário anual do museu. Em 2015, ela reunia mais de 200 obras entre charges, caricaturas e histórias em quadrinhos — todas selecionadas no Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Além dos trabalhos brasileiros, há obras de artistas do mundo todo: México, Cuba, Romênia, Irã, Montenegro e Indonésia estão representados na exposição.
A atividade especial de natal aconteceu no domingo (20), um dia antes do incêndio. Não era uma exposição, mas contou com objetos e fotografias para explicar como o natal é comemorado ao redor do planeta.
Além das exposições, o museu conta com uma série de instalações fixas. Boa parte do acervo é composto por equipamentos eletrônicos e interativos.
Museu da Língua Portuguesa, localizado no histórico Edifício Estação da Luz, antes do incêndio. Foto: Divulgação.O prédio é dividido da seguinte maneira:
A ala leste é destinada às exposições temporárias. A oeste abriga a administração e o setor educativo do museu, com uma sala de aula para 50 pessoas.
No segundo andar, há uma tela com 106 metros de extensão, onde são projetados filmes que mostram a história da Língua Portuguesa; totens digitais que exibem informações sobre a formação do Português; dispositivo que apresenta a linha do tempo, com recursos interativos, da Língua; sala com jogos interativos, onde o visitante conhece a origem de algumas palavras; painéis que apresentam a história do edifício da Estação da Luz; e um mapa interativo no qual o visitante pode ver e ouvir depoimentos de diversas pessoas de diferentes regiões do Brasil.
Terceiro Andar
Auditório onde é projetado filme sobre as origens da Língua Portuguesa. Também há uma “Praça da Língua”, uma espécie de “planetário da Língua”, com projeções de imagens e áudios que apresentam o Português.
***
Por Kaluan Bernardo no NEXO Jornal.
Sao Paulo Sao