Faixas exclusivas para ônibus na cidade chegam a 500 quilômetros - São Paulo São


A cidade de São Paulo atinge nesta segunda-feira (29) a marca de 500 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, com a inauguração de 4,2 novos quilômetros nas zonas sul, oeste e no centro. A rede em operação é três vezes maior do que a meta inicial de implantação, de 150 quilômetros. O programa prioriza a circulação do transporte público nas vias da capital, aumentando a velocidade dos ônibus e reduzindo o tempo das viagens.Até 2012, a cidade possuía somente 90 quilômetros de faixas exclusivas. A primeira meta de implementação era de 150 quilômetros. Diante dos resultados expressivos e dos benefícios aos usuários, a programação da Operação Dá Licença Para o Ônibus foi ampliada e se tornou permanente.

De acordo com um levantamento da São Paulo Transporte (SPTrans), em 2015 a velocidade média dos ônibus na cidade de São Paulo durante os horários de pico ultrapassou os 20 quilômetros por hora. O estudo foi feito a partir de medições realizadas de março a dezembro de 2013, janeiro a dezembro de 2014 e janeiro a junho de 2015. 

Os dados apontam que a velocidade média praticada pelos coletivos nas faixas teve aumentos significativos. Uma amostragem feita entre 13 de janeiro e 31 de outubro de 2014, representando 65,7 km de vias exclusivas, indica um crescimento de 67,5% na velocidade média, com elevação de 12,1 km/h (antes da implementação) para 20,3 km/h (após o início da operação). Essa iniciativa resultou na economia de quatro horas semanais aos usuários de ônibus em suas viagens.

Novas faixas
Na região central, a rua Caio Prado passou a contar nesta segunda-feira (29) com 300 metros de faixas, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h.

Na zona oeste, foram implantados 400 metros na avenida dos Três Poderes, no sentido da avenida Eliseu de Almeida. A circulação exclusiva para coletivos funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

No Ipiranga, as ruas Leais Paulistanos, Agostinho Gomes, Xavier Curado e José Chimenti somam 2,4 quilômetros de faixas no sentido bairro. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h.

Na região do Morumbi, foram instalados novos 600 metros nas ruas São Pedro Fourier e Marechal Hastimphilo de Moura. A circulação exclusiva para os coletivos funcionará no sentido centro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Na zona sul, são novos 500 metros avenida Vitor Manzini, no sentido centro, e na ponte do Socorro, no sentido bairro. Neste caso, o funcionamento é em período integral.

***
Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação / Portal da Prefeitura.
 


APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio