Ônibus turístico de dois andares começa a circular pela capital - São Paulo São


A partir deste sábado, 12 de março de 2016 a cidade de São Paulo, começa a ter um serviço de ônibus turístico de dois andares que vai percorrer onze pontos históricos. A previsão inicial era para outubro do ano passado.

Para o serviço serão usados ônibus de dois andares Volvo carroceria Marcopolo elétricos híbridos, com motores a diesel e elétricos funcionando juntos, do mesmo modelo já usado em outras regiões do país, como o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu.

As partidas serão às 9h00, 12h40 e 16h00. Aos domingos e feriados, os horários são 10h, 13h40 e 17h. Excepcionalmente aos domingos, devido ao programa Rua Aberta, ou em dias de manifestação, as saídas serão nos mesmos horários, mas os ônibus não passarão ou terão paradas na avenida Paulista.

Mas é bom preparar o bolso, a passagem é R$ 40, válida por 24 horas, ou seja, a pessoa pode descer no ponto turístico que quiser e depois continuar o passeio no mesmo dia. Para isso, o passageiro receberá um cartão que dará direito à gratuidade em espaços culturais como no Catavento Cultural e Educacional, Estação Pinacoteca, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Pinacoteca do Estado.

As vendas só ocorrem dentro do ônibus. No interior do veículo, o pagamento poderá ser feito em dinheiro, cartões de crédito ou débito. O Bilhete Único comum não vai operar na “Circular Turismo Sightseeing SP”, e o ingresso da linha turística não poderá ser utilizado no sistema comum.

O trajeto vai contemplar a Estação da Luz, Mercado Municipal, República, Pacaembu, Av. Paulista/MASP, Av. Paulista/Casa das Rosas, Ibirapuera, Centro Cultural de São Paulo, Liberdade, Patteo do Collegio e Theatro Municipal.

O passageiro deve embarcar nos pontos de parada do “Circular Turismo Sightseeing SP” que têm a mesma estrutura de um ponto de parada convencional. A diferença são as cores, em amarelo e vermelho, com um totem que apresenta o nome do local e seu número no roteiro turístico.

A viagem dura até três horas e os ônibus podem usar faixas e corredores dos ônibus urbanos comuns.

Um sistema de som dentro do veículo, com guias, vai passar as informações sobre os pontos turísticos em espanhol, inglês e português.

O ônibus de dois andares é da Sambaíba e vai ser guiado por motoristas mulheres.

***

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes em seu blog Ponto de Ônibus.

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio