Calor e piscinas públicas: saiba onde se refrescar - São Paulo São

Não é porque você está em São Paulo neste verão que precisa passar calor! Com as altas temperaturas, logo bate aquela vontade de se refrescar em uma piscina. E mesmo que você não tenha uma em casa ou esteja sem grana, São Paulo sempre tem opções até para quem quer curtir um dia de sol sem gastar nada.

Alguns espaços na cidade oferecem piscinas públicas, onde é possível curtir muito sem pagar por isso. Confira abaixo as opções!

Parque Ecológico do Tietê

O PET (Parque Ecológico do Tietê), administrado pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), disponibiliza gratuitamente o uso de suas piscinas aos usuários. O complexo aquático, localizado no núcleo Engenheiro Goulart, é composto por três piscinas (adulto, juvenil e infantil), que funcionam de sexta, domingo e feriado, das 10h às 16h. Para utilizar as piscinas, os interessados devem apresentar exame médico e realizar um cadastro prévio. Além do uso das piscinas para lazer, o núcleo ainda oferece aulas de hidroginástica as quartas e sextas-feiras, a partir das 8h30.

Parque Ecológico do Tietê 
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70. 
Telefone: (11) 2958-1477.

Clube Escola Mooca

No complexo esportivo existem duas piscinas disponíveis para a população. Uma piscina recreativa no formato feijão, com 79,5 metros de comprimento, 47,2 metros de largura, e de 60 centímetros a 2,5 metros de profundidade. A piscina conta com um toboágua de mais de 7 metros de comprimento e oito chafarizes com jatos d'água que alcançam 8 metros de altura. Já a infantil, no formato oval, possui 33 metros de comprimento, 29,6 de largura e 1 de profundidade. A piscina infantil conta com um escorregador de 1,85 metro de comprimento. As duas piscinas estão abertas de terça-feira a domingo e também aos feriados, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Na segunda-feira as piscinas fecham para a manutenção semanal. Para frequentar o complexo aquático do Clube Escola da Mooca é necessária a apresentação da carteirinha de sócio, que pode ser adquirida na administração do clube. Para produzir a carteirinha é necessária apenas uma foto no formato 3x4 e exame médico gratuito, que pode ser realizado na própria unidade Mooca, de segunda a quinta-feira, das 11h30 às 12h30, e terça e quarta, das 13h30 às 15 horas. Crianças de até cinco anos não precisam fazer o documento de sócio, entretanto necessitam da companhia de um maior de idade responsável para frequentar a piscina. Há unidades do Clube Escola em todas as regiões de São Paulo: Sul, Oeste, Leste, Norte e Centro.

Foto: Guia da SemanaFoto: Guia da Semana

Clube Escola Mooca 
Endereço: Rua Jaibarás, 210.

Clube Escola Ibirapuera

O local conta com duas piscinas, uma semi-olimpica e uma quadradra. Elas estão abertas sempre de terça a domingo, das 9h às 17h. Para ter acesso, basta levar um comprovante de residência, duas fotos 3x4 e um documento com foto. Há unidades do Clube Escola em todas as regiões de São Paulo: Sul, Oeste, Leste, Norte e Centro.

 

Foto: Guia da Semana.Foto: Guia da Semana.

Clube Escola Ibirapuera 
Endereço: Rua Pedro de Toledo, 1651. 
Telefone: (11) 3396 6495.

Clube Escola Lapa

Tem piscina infantil e uma em formato de feijão, com acesso para deficientes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; sábados, domingos e feriados, das 8h às 13h. Para usar as piscinas, é preciso passar por um exame médico, que é grátis e pode ser feito lá mesmo, além de necessário fazer a carteirinha com duas fotos 3 x 4, comprovante de residência e um documento com foto.

Foto: Guia da Semana.Foto: Guia da Semana.

Clube Escola Lapa 
Endereço: Rua Belmonte, 957. 
Telefone: (11) 3834-0032.

Clube Escola Vila Manchester

Tem duas piscinas, uma em formato de feijão e outra semiolímpica. Para curtir o espaço, é preciso levar um exame médico e providenciar a carteirinha, que exige foto 3x4, comprovante de residência e documento com foto. Depois disso, o usuário pode curtir as piscinas de terça a domingo das 9h às 16h45. Há unidades do Clube Escola em todas as regiões de São Paulo: Sul, Oeste, Leste, Norte e Centro.

Clube Escola Vila Manchester 
Endereço: Praça Haroldo Daltro, s/nº. 
Telefone: (11) 2295 2391.

Sesc Itaquera

O parque aquático possui um espelho d'água de 5.000 metros quadrados, cinco piscinas recreativas, cascatas, chafarizes, correntezas e oito pistas de toboágua e funciona de quarta a domingo e em feriados das 9h às 17h. Atenção: Como nova medida de atendimento, a partir de 2 de dezembro de 2015, o acesso às piscinas será apenas para credenciados no Sesc.

Foto: SESC.Foto: SESC.

Sesc Itaquera
Endereço: Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000. 
Telefone: (11) 2523-9200.

Complexo Esportivo do Pacaembu

Para frequentar a piscina olímpica (com arquibancada para 2.500 pessoas), basta fazer um exame médico e levar documentos (cópias do RG e de um comprovante de residência mais uma foto 2x2) para a confecção de uma carteirinha gratuita. A água é aquecida, o que permite mergulhos em dias mais frios. Horário de funcionamento da piscina: terça a domingo das 08h às 16h45 (exceto feriados). Nos domingos de jogos não é possível utilizar a piscina.

 

Foto: Guia da Semana.Foto: Guia da Semana.

Complexo Esportivo do Pacaembu 
Endereço: Praça Charles Miller, s/nº. 
Telefone: (11) 3664-4650.

Sesc Bom Retiro
A piscina semi olímpica é reservada para diversão e prática de esportes. Ela tem 25m por 12m e se mantém sempre aquecida, podendo chegar a 30°. O teto retrátil é atração para os dias de sol. Quando os 160 armários se enchem, a piscina fecha. 

Foto: Guia da Semana.Foto: Guia da Semana.

Sesc Bom Retiro
Endereço: Alameda Nothmann, 185.
Telefone: (11) 3332-3600.

Sesc Consolação


Se a sua intenção é tomar sol com tranquilidade, as duas piscinas do Sesc Consolação não são boas opções. O foco aqui é a natação. Uma delas é direcionada para o público infantil e outra para os adultos. Elas acomodam em torno de 300 banhistas.

Sesc Consolação 
Endereço: Rua Doutor Vila Nova, 245. 
Telefone: (11) 3234-3000.

Sesc Pompeia

A piscina já é um clássico dos verões paulistanos. Aulas de hidro, nado livre e vários tipos de recreação aquática podem ser feitos por aqui. Além disso, um solário muito bem estruturado esta à disposição de quem quer pegar um bronze.

 

Foto: Guia da Semana.Foto: Guia da Semana.

Sesc Interlagos

A unidade conta com conjunto aquático de 15 mil metros quadrados, composto por um solário e três piscinas (infantil, média e grande) para uso recreativo, com lotação para 6.000 pessoas. Funciona de quarta-feira a domingo e em feriados, das 9h às 17h Atenção: Como nova medida de atendimento, a partir de 2 de dezembro de 2015, o acesso às piscinas será apenas para credenciados no Sesc.

Sesc Interlagos 
Endereço: Avenida Manuel Alvez Soares, 1100. 
Telefone: (11) 5662-9500.

Ceret Tatuapé

O Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), localizado no Tatuapé, conta com um balneário com quatro piscinas (uma interditada). Vale destacar a piscina de 100 m de comprimento por 50m de largura, que armazena cerca de 5,5 milhões de litros de água e está entre as maiores da América Latina. O horário de funcionamento é das 8h45 às 16h30, de terça a domingo (caso um feriado caia na segunda-feira, elas ficam abertas e fecham no próximo dia útil). Para usar a piscina é preciso ter a carteirinha e o exame médico dentro da validade. Para fazer a carteirinha para uso da piscina, são necessários os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de residência e 01 foto 3x4.

Ceret Tatuapé 
Endereço: Rua Canuto de Abreu, s/n.


CEU(s)

As piscinas dos CEUs são utilizadas de segunda a sexta-feira com aulas de natação e hidroginástica para educandos do próprio CEU e comunidade do entorno. O horário segue conforme particularidade de cada CEU. Interessados devem ligar para o CEU e verificar a oferta de atividades. Aos finais de semana e feriados, as piscinas são abertas no período das 10h00 às 17h00 para lazer da comunidade. Aos finais de semana e feriados, as piscinas são abertas no período das 10h às 17h para lazer da comunidade. A capacidade das piscinas varia de acordo com a unidade.

Para utilização da piscina do CEU é necessário apresentar carteirinha. Quem não tem, basta procurar o atendimento da Gestão do CEU com 1 foto 3x4 e um documento pessoal atualizado.

CEU Pêra Marmelo - Jardim Santa Lucrécia / Pirituba. Foto: PMSP.CEU Pêra Marmelo - Jardim Santa Lucrécia / Pirituba. Foto: PMSP.

CEU (várias unidades) 
Endereço: Estrada Da Baronesa, 1.120.

Piscinas municipais da SEME

Para as piscinas de centros esportivos, o horário padrão de funcionamento tanto das piscinas quanto dos centros esportivos é das 9h às 17h. Para fazer a carteirinha é preciso levar 2 fotos 3x4, o RG e um comprovante de residência. Caso a criança ainda não tenha RG, a certidão de nascimento é aceita.

A lista de piscinas de centros esportivos e CEUs:


Piscinas públicas
CEE Salim Farah Maluf - Rua. Taquari, 635.
CEE Mané Garrincha - Rua. Pedro de Toledo, 1651.
CEE Joerg Bruder - Av. Padre José Maria, 555.
CEE Geraldo José de Almeida - Av. Agenor Couto Magalhães, 32.
CEE Vicente Ítalo Feola - Praça Haroldo Daltro, s/nº.
CEE Edson Arantes do Nascimento - Rua. Belmont, 957.
CEE Alfredo Inácio Trindade - Rua. Viri, 425.
CEE Raul Tabajara - Rua. Anhanguera, 484.
CEE José Ermírio de Moraes - Rua. Grapira, 537.
CEE Solange Nunes Bibas - Rua. Ernani da G. Correia, 367.
Balneário Jalisco - Rua. Rodes, 112.
Balneário Geraldo Alonso - Rua Santos Dumont, 1318.
Balneário Mário Moraes - Rua. Edward Carmilo, 840.
Mini Balneário Ministro Sinésio Rocha - Rua. Cibaúma, 54.
M. B. Antônio Carlos de Abreu Sodré - Rua. Curia, 149.
Mini Balneário José Maria Whitaker - Av. Satélite, 756.
Mini Balneário Irmãos Paolillo - Rua. Gal. Jerônimo Furtado, 175.
Mini Balneário Com. Gastão Moutinho - Rua. Cel. João da Silva Feijó, 80.
Mini Balneário Espiridião Rosas - Rua. Gal. Mac Arthur, 1304.
Mini Balneário Com. Garcia D'Ávila - Rua. Armando Coelho e Silva, 775.
Estádio Municipal Pacaembu - Praça Charles Muller, s/nº.
CERET - Canuto de Abreu, s/nº.
CEL Ermelino Matarazzo - Rua João Euclides Pereira, 308.

CEUs com piscinas em funcionamento:

Alto Alegre
Rua Bento Guelfi, 1802.
Jardim Laranjeira - Iguatemi.
(11) 2075-1000.

Alvarenga
Estrada do Alvarenga, 3.752 - Pedreira. 
(11) 5672-2541 / 5672-2542.

Aricanduva
Rua Olga Fadel Abarca, s/n - Jardim Santa Terezinha. 
(11) 2723-7557 / 2723-7558.

Azul da Cor do Mar
Av. Ernesto de Souza Cruz, 2.171 - Cidade AE Carvalho. 
(11) 3397-9000 / 3397-9014.

Butantã
Rua Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1.700/1.870 - Jardim Esmeralda. 
(11) 3732-4500 / 3732-4550.

Caminho do Mar
Rua Eng. Armando de Arruda Pereira, 5.241 - Jabaquara. 
(11) 3396-5544 / 3396-5540.

Campo Limpo
Av. Carlos Lacerda, 678 - Campo Limpo. 
(11) 5843-4800.

Cantos do Amanhecer
Avenida Cantos do Amanhecer, s/n - Jardim Eledy. 
(11) 3397-9720 / 3397-9730.

Capão Redondo
Rua Daniel Gran, s/n - Capão Redondo. 
(11) 5873-8067.

Casa Blanca
Rua João Damasceno, 85 - Jardim São Luís .
(11) 5519-5206 / 5519-5214.

Cidade Dutra
Av. Interlagos, 7.350 - Cidade Dutra. 
(11) 5668-1950 / 5668-1954.

Formosa
Rua Sargento Claudiner Evaristo Dias, 10 - Parque Santo Antônio - Vila Formosa. 
(11) 2216-0526.

Guarapiranga
Estrada da Baronesa, 1.120 - Jardim Kagohara.
(11) 3397-9550 / 3397-9571.

Heliópolis
Estrada da Lágrimas, 2385 - São João Clímaco.
(11) 2083-2203.

Heliópolis
Estrada da Lágrimas, 2385 - São João Clímaco.
(11) 2083-2203.

Jaguaré
Av. Keikiti Simomoto, 80 - Jaguaré. 
(11) 3719-2250 / 3719-2343.

Lajeado
Rua Manuel da Mota Coutinho, 293 - Guaianases. 
(11) 3397-6940/ 2153-9966.

Meninos
Rua Barbinos, 111 - São João Clímaco. 
(11) 2945-2539 / 2945-2543.

Navegantes
Rua Maria Moassab Barbour, s/n - Parque Residencial Cocaia - Grajaú. 
(11) 5976-5528 / 5976-5529.

Paraisópolis
Rua Doutor José Augusto Souza e Silva, s/n - Jardim Parque Morumbi.
(11) 3501-5660.

Parelheiros
Rua José Pedro de Borba, 20 - Jardim Novo Parelheiros. 
(11) 5926-6900 / 5926-6917.

Parque Anhanguera
Rua Pedro José de Lima, 1020 - Jardim Anhanguera. 
(11) 3911-2183.

Parque Bristol
Professor Artur Primavesi, s/n - Parque Bristol.
(11) 2334-1405.

Parque São Carlos
Rua Clarear, 643 - Jardim São Carlos. 
(11) 2045-4247 / 2045-4250.

Parque Veredas
Rua Daniel Muller, 347 - Itaim Paulista. 
(11) 2563-6248 / 2563-6247.

Pêra Marmelo
Rua Pêra Marmelo, 226 - Jaraguá. 
(11) 3948-3915 / 3948-3964.

Perus
Rua Bernardo José de Lorena, s/n - Perus. 
(11) 3915-8745 / 3915-8752.

Rosa da China
Rua Clara Petrela, 113 - Jardim São Roberto. 
(11) 2701-2357 / 2701-2300.

São Mateus
Rua Curumatim, 201- Parque Boa Esperança. 
(11) 2732-8154 / 2732-8158.

São Rafael
Rua Cinira Polônio, 100 - Conjunto Promorar Rio Claro. 
(11) 2752-1064 / 2752-1066.

Sapopemba
Rua Manuel Quirino de Mattos, s/n - Jardim Sapopemba.
(11) 2075-9100.

Tiquatira
Av. Condessa Elisabeth de Robiano, s/n - Penha.
(11) 2075-7500.

Três Lagos
Estrada do Barro Branco, s/n - Jardim Três Corações. 
(11) 5976-5642 / 5976-5643.

Três Pontes
Rua Capachós, 400 - Jardim Célia .
(11) 3678-5384 / 3678-5383.

Uirapuru
Rua Nazir Miguel, 849 - Jardim Paulo VI.
(11) 3788-7700.

Vila Atlântica
Rua Coronel José Venâncio Dias, 840 - Jardim Nardini.
(11) 3901-8746 / 3901-8744.

Vila Curuçá
Av. Marechal Tito, 3.452 - Jardim Miragaia.
(11) 2563-6145 / 2563-6150.

Vila do Sol
Av. dos Funcionários Públicos, 369 - Jardim Capela.
(11) 3397-9800 / 3397-9810.

Vila Rubi
Rua Domingos Tarroso, 101 - Vila Rubi.

***
Com informações do G1, Guia da Semana e Portal da Prefeitura de São Paulo.