As cidades de crescimento mais rápido do mundo e quantas pessoas nascem por hora - São Paulo São

A cidade de Shenzhen em 1950. Foto: Shenzhen Museum.A cidade de Shenzhen em 1950. Foto: Shenzhen Museum.

Em 2025, a cidade chinesa de Shenzhen será o lar de mais de 12 milhões de pessoas. Em 1950, era uma vila de pescadores com apenas 3.148 cidadãos.

Em 1960, a única cidade da África subsaariana com uma população de mais de 1 milhão de habitantes era Joanesburgo. Dez anos depois, havia quatro. Em 2010, esse número tinha disparado para 33 cidades.

Em 1960, a única cidade da África subsaariana com uma população de mais de 1 milhão de habitantes era Joanesburgo. Foto: iStock.Em 1960, a única cidade da África subsaariana com uma população de mais de 1 milhão de habitantes era Joanesburgo. Foto: iStock.Em todo o mundo, as áreas urbanas estão em expansão. Estima-se que até 2050, 70% da população mundial viva em áreas urbanas. Quão rápido as cidades estão crescendo? Isso depende da região em questão. Na Europa, 73% das pessoas vivem em áreas urbanas, na América do Sul 83% e América do Norte 82%.

Isso não significa que o ocidente tenha deixado de crescer. Londres e Nova York estão crescendo a uma taxa de 9 e 10 pessoas por hora. Londres no início deste ano atingiu um recorde de 8,6 milhões de habitantes. Nem a África nem a Ásia passaram a marca de 50% ainda, mas isso está mudando rapidamente.

Deli ou Delhi, é a segunda maior e mais importante cidade da Índia, atrás apenas de Mumbai. Foto: Deposit Photos.Deli ou Delhi, é a segunda maior e mais importante cidade da Índia, atrás apenas de Mumbai. Foto: Deposit Photos.

Índia e China, duas das nações mais populosas do mundo, estão passando por um rápido desenvolvimento econômico. Em Delhi o crescimento é de 79 pessoas por hora, em Mumbai é de 51. Na China, Shanghai recebe 51 novos cidadãos por hora. 

Há um grande incentivo para que as nações se urbanizem. Em 2012, 33% da população mundial vivia em grandes cidades, representando 55% da produção econômica mundial.

No infografico abaixo, o jornal Inglês The Guardian mostra algumas das cidades que mais crescem no mundo. O gráfico mostra o número de pessoas adicionadas à população de uma cidade a cada hora.

Imagem: Donald Armbrecht.Imagem: Donald Armbrecht.

***
Por Arwen Armbrecht no World Economic Forum (Inglês).

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio