BBC lança nova série ‘Blue Planet II‘ com música do Radiohead inspirada nos oceanos - São Paulo São

Radiohead, uma das bandas de rock mais aclamadas do mundo, e Hans Zimmer, um dos mais bem sucedidos compositores para TV e cinema do planeta, estão juntos para produzir uma música exclusiva para a nova série da BBC, Blue Planet II, produção que será um marco da história natural. Durante quatro anos equipes da Unidade de História Natural da BBC viajaram por 39 países filmando todos os continentes e oceanos. A série Blue Planet II será lançada no final deste ano no Reino Unido e, na América Latina (incluindo Brasil), irá ao ar, em 2018, pelo canal Discovery.

A nova música será apresentada num prólogo de cinco minutos que será lançado globalmente pela BBC Worldwide ao meio dia (horário britânico) do dia 27 de setembro. Inspirados pelos sons e pela paleta musical do Blue Planet II, Radiohead e Hans Zimmer estão gravando com a Orquestra BBC Concert uma versão orquestradamente reimaginada da canção Bloom do Radiohead, lançada em seu disco The King of Limbs, de 2011, nos icônicos estúdios AIR de Londres. A parceria, que também contará com os vocais de Thom Yorke do Radiohead, é produzida por Russel Emanuel da Bleeding Fingers Music, empresa que criou a trilha sonora da série documental da BBC, Blue Planet II, indicada aos prêmios BAFTA e Emmy.

O vídeo promocional do prólogo e da faixa retrabalhada, intitulada ‘(ocean) bloom’, será lançado online na terça-feira, 26 de setembro, e o prólogo completo fará seu debut em Ultra HD (4K) na estreia mundial de Blue Planet II no British Film Institute - BFI Imax de Londres em 27 de setembro. Esta introdução à série, narrada pelo naturalista Sir David Attenborough, apresenta várias cenas exclusivas de imagens inspiradoras que não serão apresentadas em nenhum dos sete episódios. 

“Bloom foi inspirado pela série original Blue Planet.“ Tom Yorke. Foto: Reuters.“Bloom foi inspirado pela série original Blue Planet.“ Tom Yorke. Foto: Reuters.Thom Yorke do Radiohead comentou sobre o projeto: “Bloom foi inspirado pela série original Blue Planet. Então, é ótimo poder fechar o ciclo com a música e imaginá-la para esta incrível e marcante sequência. Hans é um compositor prodigioso que passeia por vários gêneros musicais, então foi libertador para todos nós trabalharmos com alguém tão talentoso e ver como ele teceu juntos o som da série e a canção Bloom.”

Hans Zimmer disse:“Bloom parece ter sido escrita antes de seu tempo uma vez que ela reflete lindamente as formas de vida e paisagens marinhas impressionantes, às quais os espectadores são apresentados em Blue Planet II. Trabalhar com Thom, Jonny e os rapazes tem sido uma diversão maravilhosa e tem me dado uma visão interessante do mundo musical deles. Tem sido incrível trabalhar com eles e espero que todos gostem da trilha.”

Blue Planet II levará os telespectadores para uma viagem reveladora e mágica dentro da maior, e ainda pouco conhecida, parte do planeta: nossos oceanos. Foto: Shutterstock.Blue Planet II levará os telespectadores para uma viagem reveladora e mágica dentro da maior, e ainda pouco conhecida, parte do planeta: nossos oceanos. Foto: Shutterstock.

Blue Planet II levará os telespectadores para uma viagem reveladora e mágica dentro da maior, e ainda pouco conhecida, parte do planeta: nossos oceanos. Os mares são por vezes tempestuosos e serenos, primorosamente lindos e sombriamente proibitivos, e são a força vital do planeta: direcionando nossa meteorologia, regulando nosso clima e por fim, sustentando toda a vida no planeta Terra. Nos últimos anos, nosso conhecimento sobre o que acontece por debaixo das ondas se transformou. Usando avanços na ciência e tecnologia de ponta para explorar esta fronteira final, Blue Planet II revelará personagens surpreendentes, lugares de outro mundo e novos comportamentos animais extraordinários. Histórias agradáveis e envolventes sobre os habitats marinhos e seus habitantes cheios de personalidade criarão uma relação emocional entre as pessoas e os oceanos e trarão uma nova perspectiva para este mundo pouco conhecido.

Exibida em 2001, a premiada série Blue Planet I foi considerada um olhar sem precedentes da Unidade de História Natural da BBC sobre os oceanos do mundo, cuja escala e amplitude nunca haviam sido vistos desta forma. Vinte anos depois, a equipe do Blue Planet II passou quatro anos em 125 expedições, na qual visitou 39 países e filmou todos os continentes e todos os oceanos.

Blue Planet II é uma realização da Unidade de História Natural da BBC Studios, co-produzida com a BBC America, a WDR e a France Télévisions, em parceria com The Open University.

***
Com informações de Cris Brito Escritório de Comunicação e BBC Worldwide Latin America and U.S. Hispanic.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio