Santos foi eleita a primeira cidade em planejamento urbano no Brasil segundo a Urban Systems - São Paulo São

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, é a melhor do país no quesito urbanismo, segundo o ranking Connected Smart Cities da Urban Systems.

Logo em seguida, aparecem Belo Horizonte (que saltou da 22ª para a segunda posição no ranking), Curitiba (que perdeu o primeiro lugar), Maringá (PR) e Jundiaí (SP).

Diferentemente de outros municípios do mesmo porte, Santos tem uma legislação desta década para reger o planejamento urbano, o que faz com que ela se destaque.

Além disso, segundo a Urban Systems, há investimento em inovação e tecnologia e em obras de infraestrutura. Nesse sentido, a cidade pretende implantar bilhete único entre o VLT e os ônibus municipais, além de empregar um sistema inteligente de estacionamento.

Ainda no quesito transporte, a cidade se destaca pela extensão das ciclovias e pelo tamanho da cobertura do VLT (15 quilômetros).

Mas o que foi realmente decisivo para garantir o primeiro lugar no ranking, segundo a Urban Systems, foram as ações de integração que devem tornar Santos uma cidade inteligente, especialmente a construção do Centro Integrado de Gestão do Atendimento e Monitoramento Urbano de Santos (COS).

O novo centro operacional vai funcionar nos setores de trânsito, serviços públicos e segurança, e deve modernizar e proporcionar uma resposta mais rápida às situações de crise e de grandes mobilizações.

Critérios

VLT de Santos foi um dos destaques para a cidade figurar em 1º lugar no ranking. Foto: Alexandre Carvalho / A2 imgVLT de Santos foi um dos destaques para a cidade figurar em 1º lugar no ranking. Foto: Alexandre Carvalho / A2 img

Centro Integrado de Gestão do Atendimento e Monitoramento Urbano de Santos (COS). Foto: Prefeitura de Santos.Centro Integrado de Gestão do Atendimento e Monitoramento Urbano de Santos (COS). Foto: Prefeitura de Santos.

São considerados 13 critérios para montar o ranking de urbanismo. Quatro deles têm a ver com transportes: proporção entre ônibus e automóveis; idade média da frota de transporte público; quantidade de ônibus por habitante; e presença de outros meios de transporte.

Seis critérios se referem ao planejamento urbano propriamente dito: lei de zoneamento; lei de operação urbana consorciada; plano diretor estratégico; emissão de certidão negativa e alvará on-line; vias pavimentadas e despesas municipais com urbanismo.

Por fim, o ranking ainda leva em conta o atendimento urbano de água, de esgoto e a arborização do município.

Confira as dez primeiras cidades do ranking:

1º Santos
2º Belo Horizonte
3º Curitiba
4º Maringá
5º Jundiaí
6º São Paulo
7º Patos de Minas
8º Ribeirão Preto
9º Cascavel
10º Campinas

***
Fonte: Exame.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio