Fotos revelam as ruas e o cotidiano da cidade de São Paulo no início dos anos 70 - São Paulo São

São Paulo é uma cidade dos anos 1970. Naqueles tempos a metrópole não crescia isoladamente: a segunda metade do século XX foi marcada pelo exponencial crescimento das cidades em todos os continentes do mundo, tendendo a população a ser mais urbana que rural o que se torna realidade a partir de 2007 segundo indicadores.

O período compreendido de 1960/80 trouxe inúmeras modificações urbanísticas e acerca do comportamento do homem metropolitano e seu dia a dia na cidade.

Os fatores motivacionais do lazer, levavam ao atendimento, primeiramente, das necessidades fisiológicas e de segurança, relegando as práticas de lazer a planos menores. Soma-se a isso o fato de que nem sempre, após um dia exaustivo de trabalho e horas gastas em transportes públicos ou no carro, em congestionamentos, o paulistano tinha algum motivo para querer se divertir.

O que restava era o divertimento diário através dos meios de comunicação de massa e nos finais de semana a vivência em outros espaços para os lazeres.

Dentre as atividades de lazer das décadas de 1960 a 1980, algumas merecem um destaque especial como os museus e os centros culturais, cinema, gastronomia, eventos, discoteca e pontos de encontros, shopping centers e os parques de diversão.

Numa vida entremeada de atividades de lazer e de estudos, os jovens divertiam-se também nos clubes que ofereciam uma gama de atividades esportivas e sociais, além das discotecas e pontos de paquera.

O automóvel, particularmente para a classe média alta, era o elemento primordial de circulação, possibilitador de encontros e emprestava ao seu proprietário status especial.

“Mesmo quando falamos do antigo em São Paulo estamos tratando de uma cidade jovem. Isto é importante, porque é pouco incorporado ao imaginário da sociedade”, analisa o arquiteto e urbanista Valter Caldana, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fotos do início dos anos 70, encontradas na WEB, mostram a movimentação nas ruas da cidade e um pouco sobre o cotidiano das pessoas naquela época. Confira!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

***
Da Redação com fotos de arquivo na Internet.