Funil Arteiro promove oficinas e introduz crianças no mundo do graffiti - São Paulo São

O Funil Arteiro promove oficinas de Artes Urbanas para crianças a partir de 3 anos de idade. Além do grafitti, o espaço também terá aulas de street dance, percussão, teatro de rua e livre brincar. As oficinas acontecem no Teatro do Funil, espaço cultural localizado na Barra Funda, em São Paulo. As aulas acontecem nos períodos da manhã ou da tarde, dependendo da oficina. O espaço ainda abrirá algumas vagas gratuitas para a comunidade carente da região. Haverá também uma mostra aberta ao público para exibir os trabalhos desenvolvidos.

O Funil Arteiro não é o primeiro projeto para crianças do Teatro do Funil. O espaço, sediado na rua Lopes Chaves desde 2015, tem programação para todas as idades e já passou por um conjunto de ações ligadas à apropriação do espaço pelas artes e educação, recebendo diversas oficinas e espetáculos voltados para o público infantil. Agora, o espaço abre suas portas para as Artes Urbanas e para o Livre Brincar como uma resposta ao acesso das crianças da região a um espaço em que elas possam pensar e atuar na cidade em que vivem e ter a oportunidade de experimentarem ferramentas necessárias para se constituírem em seres humanos plenos.

Pintando a parede. Foto: Divulgação.Pintando a parede. Foto: Divulgação.Todas as oficinas oferecidas pelo espaço estão ligadas aos grandes centros urbanos – principalmente se voltarmos o olhar para São Paulo – como por exemplo o Street Dance, que tem grande influência da cultura Hip Hop e difunde-se pela cidade em diversos ambientes. A partir de questionamentos como: “quantos espaços abertos existem para as crianças em São Paulo? Se as crianças já mudaram tanto por que os parquinhos de hoje são os mesmos de décadas atrás? A nossa cidade está preparada para receber as crianças?”, o projeto pretende despertar o olhar das crianças para o ambiente que as rodeia e estimular a criação de suas próprias soluções para a cidade em que vivem. “Com a dança, a criança aprende experimentando o próprio corpo, adquirindo habilidades motoras, conhecendo a si mesma e ao mundo”, aponta Jessie Santos, bailarina, arte-educadora e professora de Street Dance no projeto. As aulas de percussão serão ministradas pelo professor e músico Tito Galembeck, a oficina de Teatro de Rua será conduzida pela atriz e arte-educadora Arianne Lima e as atividades de Livre Brincar serão orientadas pela atriz e arte-educadora Teresa Cecília.

Já a oficina de Grafitti será ministrada pelo arte-educador e grafiteiro Márcio Sick. Partindo das famosas intervenções do precursor italiano Alex Vallauri, passando pelo estêncil contemporâneo do inglês Banksy e pelos principais expoentes da arte de rua na cidade, as crianças poderão aprender desde os princípios de mistura de cores, projeção e desenho para estêncil até as técnicas para aplicação de spray. Ao final da oficina, as crianças farão uma imagem coletiva de graffiti em um dos muros do Teatro do Funil, e esta pintura, juntamente com os demais trabalhos produzidos nas outras oficinas, serão expostos em uma Mostra Aberta.

Para as fundadoras do projeto Arianne Lima e Teresa Cecília, é essencial que a criança tenha espaço para se descobrir e para explorar o mundo ao seu redor. “Um dos objetivos deste projeto, e uma grande necessidade nos dias de hoje, é conscientizar os pais quanto ao tempo de elaboração da criança em suas brincadeiras, que não é igual ao tempo do adulto, e que é importante para que ela desenvolva sua imaginação, autonomia e espontaneidade”, comenta Teresa Cecília. Para elas o crescimento dos centros urbanos e a agenda complexa que muitas crianças precisam cumprir fazem com que a sociedade se esqueça da importância do brincar e dos tempos da infância. “É a partir da brincadeira e da criatividade que a criança aprende a tomar decisões, a agir, a fazer combinados, a respeitar o outro e a lidar com situações de ganhar e perder”, finalizaArianne Lima.

Projeto Funil Arteiro, tem oficinas de Artes Urbanas para crianças com aulas de Graffiti, Street Dance e Teatro de Rua.Projeto Funil Arteiro, tem oficinas de Artes Urbanas para crianças com aulas de Graffiti, Street Dance e Teatro de Rua.

Serviço

O que: Funil Arteiro – Oficinas de Artes Urbanas
Inscrições: pessoalmente ou pelo link: https://goo.gl/forms/t2Cu1iEo9aqaSIQl2
Onde: Teatro do Funil Rua Lopes Chaves, 72 – Barra Funda, próximo ao Metrô Marechal Deodoro.
Oficineiros: Márcio Sick, Jessie Santos, Tito Galembeck, Arianne Lima e Teresa Cecília. 

***
Com informações de Teresa Cecília do Funil Arteiro.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio